20.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesComo escolher a melhor semente?

Como escolher a melhor semente?

Ana Beatriz Crivéllibiacriveli@gmail.com

Marcelo Fernando Pimentamarcelofpimenta@outlook.com

Graduandos em Agronomia – Centro Universitário de Ourinhos (Unifio)

Adilson Pimentel JúniorEngenheiro agrônomo, doutor em Agronomia e professor no Centro Universitário de Ourinhos – Unifioadilson_pimentel@outlook.com

Soja – Créditos: shurtterstock

A escolha da semente é o principal passo para o sucesso da lavoura, por isso sempre é importante fazer a escolha correta. Portanto, se o produtor escolher mal as sementes ou usar sementes não certificadas, poderá ter prejuízos por não ter o potencial garantido, refletindo em baixa produtividade.

A melhor semente a ser escolhida para a lavoura deve apresentar um vigor alto, e ainda uniformidade do grão, qualidade fisiológica, taxa de germinação, ciclo adequado à realidade local, pureza, resistência mecânica e ao ataque de patógenos. 

Além desses requisitos, para a escolha da semente é preciso ficar atento à idoneidade da empresa que irá fornecer as sementes para o plantio. Isso vai evitar as perdas devido à pirataria. O produtor também precisa verificar se a empresa faz tratamento de sementes e se a semente escolhida é adaptada para a região de plantio, considerando o sistema de plantio adotado.

Mesmo após verificar todas essas características, o produtor pode pedir ao vendedor provas do desempenho agronômico da semente e da produtividade. Caso a empresa não apresente esses dados, é indicado procurar experimentos em que foi utilizada a semente em questão.

Benefícios proporcionados

Os benefícios da escolha correta da semente são: qualidade da produção, melhor germinação e emergência, máximo potencial produtivo, agilidade no desenvolvimento, plântulas emergem mais rápido, folhas trifoliadas maiores, população de plantas mais adequada e vigorosas, raízes mais profundas, maior produção de vagens e sementes, rendimento maior de grãos, maior rentabilidade e menor consumo de semente.

Todas essas técnicas da escolha e implantação da semente de soja, feitas passo a passo e corretamente, garantirão ao produtor uma produtividade satisfatória, excelente qualidade do produto e aumentará seus lucros. Uma semente de alta qualidade pode apresentar até 24,3% a mais de produtividade em relação a uma semente de baixa qualidade.

Em campo

A qualidade de uma semente é composta por diferentes atributos, dentre eles a qualidade fisiológica. Para determinar essa qualidade, devemos considerar a germinação e o vigor, a germinação e o percentual de sementes que originam plântulas, além do vigor, que é a soma de atributos que conferem o potencial para uma emergência rápida e uniforme, além do desenvolvimento sob condições diversas do ambiente.

Com a utilização de sementes de alto vigor, o agricultor tem uma lavoura mais produtiva e, por esse motivo, é fundamental conhecer muito bem as sementes que serão utilizadas na plantação, para que a produtividade seja sempre elevada.

Sementes de boa qualidade trarão ao produtor uma boa uniformidade de germinação e desenvolvimento, maior tolerância a intempéries climáticos e estresse com competição, além do alto potencial produtivo e melhor rentabilidade ao produtor.  

Erros mais frequentes

Os erros mais comuns na hora de escolher a semente são: optar pelo preço mais em conta, escolher a semente devido ao mercado e não levar em conta a idoneidade da empresa.

Para evitar esses erros, um estudo deve ser realizado para obter sucesso na lavoura. É importante adquirir sementes certificadas e de revendedores credenciados, com um alto nível de pureza, germinação e vigor.

Realizar o transporte com o mínimo de danos mecânicos também é importante, além de armazenar este material antes da semeadura em local fresco e sombreado.   

Custo-benefício

Supondo que um produtor adquira dois tipos de sementes: a semente A: Pirata e a semente B: Certificada.

A semente A sendo uma semente pirata, custa em torno de R$ 200,00. Porém, ocorre uma série de fatores que podem prejudicar sua área de cultivo. Durante a colheita podem surgir contaminações de sementes indesejadas, como a de plantas daninhas, além de pragas e doenças que causarão problemas de manejo futuramente, sendo então contaminadas.

Durante a sua manipulação e beneficiamento podem surgir danos mecânicos, prejudicando o vigor e germinação, acarretando falhas na área e má produtividade. Assim, é inviável o plantio dessas sementes que não são certificadas.

Já a semente B, sendo uma semente certificada, custa em média R$ 400,00/saca. Porém, elas possuem altos testes de qualidade, entre os quais podemos citar a pureza, ou seja, livre de sementes indesejadas, como plantas daninhas, pragas e doenças, que acarretarão complicações futuras.

Elas ainda são beneficiadas e selecionadas de acordo com o tamanho, possuem altas taxas de vigor e germinação, e durante o processo de embalagem e transporte elas sofrem o mínimo de danos mecânicos e influências com temperatura e clima. Conclui-se que a semente B será mais vantajosa em relação à semente A.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estância Shalom obtém alta produtividade bovina

Depois de oito anos criando vacas holandesas, a fazenda já produz 2,7 milhões de litros de leite por ano.

Inteligências Artificiais revolucionam a produtividade agrícola

Entre os destaques apresentados na Coopercitrus Expo, a solução de pulverização com uso de I.A. gera economia de até 95% em herbicidas.

Brócolis ganha a mesa dos brasileiros

Estimativas recentes feitas pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas ...

Tratamento de sementes pode beneficiar as raízes das plantas?

AutoraNilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!