18.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 6, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFitorregulador proporciona mais floração

Fitorregulador proporciona mais floração

Manga – Crédito: Ascenza

Para conseguir produzir o ano todo e assim abastecer o mercado interno e externo, os produtores de manga, principalmente da região nordeste do Brasil, precisam fazer o uso de fitorreguladores de crescimento.

Segundo o Observatório do Mercado de Manga da Embrapa Semiárido (PE), baseado nos dados do Comex Stat (MDIC), os valores e volumes das exportações em 2020 cresceram mais de 10% em relação ao ano anterior, atingindo o valor de U$S 246,9 milhões com a venda para o mercado externo de 243,2 mil toneladas da fruta.

Para poder manter o padrão de qualidade, planejar as colheitas durante quase todo o ano e assim garantir melhores preços, o produtor precisa fazer uso de produtos específicos, como o Paclo BR, que está entre os três no País hoje aprovado pelo MAPA para utilização na manga.

Comprovação em pesquisa

Em um estudo realizado com o Paclo BR na região do Vale do São Francisco, cidade de Petrolina (PE), que é hoje um dos polos mais importantes na produção e exportação de mangas, junto à empresa Planvale, utilizando a variedade Palmer, foram avaliados a porcentagem e comprimento de fluxos novos, panículas e índice de pegamento de frutos.

No caso do índice de florada, um dos testes com o Paclo BR alcançou mais de 80%, enquanto a testemunha 60%, ou seja 20% a mais com o uso do fitorregulador. O número de pegamento, mangas por panícula em brotos quebrados e a média com o uso do produto foi de mais de 2,3 unidades, enquanto a testemunha produziu até 2,0.

Em brotos não quebrados, a média com o produto da Ascenza ficou em 1,7 unidade, o padrão da fazenda em 1,2 e a testemunha pouco mais de 1,5.

Benefícios à cultura

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente comercial brasileiro da Ascenza, Renato Francischelli, o produto, Paclo BR, formulado na Europa, é a base de Paclobutrazol (PBZ), que utilizado em pequenas concentrações promove, inibe ou desencadeia uma série de processos fisiológicos no crescimento e desenvolvimento vegetal, com significativos reflexos na expressão do potencial produtivo.

Isso acontece com a ação de bloqueio na síntese de giberelinas, diminuindo o crescimento vegetativo da planta e, consequentemente, favorecendo a floração da mesma.

“A utilização de fitorreguladores, como o Paclo BR, tem se intensificado ano a ano na fruticultura como uma ferramenta para modular as épocas de produção e colheita. Atualmente, nas regiões de clima tropical, principalmente na zona semiárida do Nordeste brasileiro, o uso do (PBZ) é uma prática comum e propicia a produção de manga o ano inteiro”, salienta o profissional.

Ascenza

A Ascenza é uma empresa de origem portuguesa que compõe o grupo internacional, Rovensa, presente em 70 países há mais de cinco décadas. Possui o compromisso de ajudar a alimentar o planeta por meio de soluções seguras e saudáveis numa agricultura equilibrada e sustentável, com respeito pelos aspectos sociais e ambientais.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Tratamento das mudas com fitorreguladores de enraizamento

Uma lavoura florestal, com madeira de boa qualidade que seja, ao mesmo tempo, produtiva, econômica e sustentável tem sido uma realidade nos últimos tempos, mas depende diretamente da qualidade das mudas produzidas.

Aminoácidos em café resulta em maior floração

A adição de aminoácidos ao café promove uma maior floração das plantas, impulsionando a produção.

Girassol: Sanidade para o solo e rentabilidade

Uma das mais belas paisagens observadas nos campos são as plantações de girassol na época de floração. Atrativa também para o bolso do agricultor, essa é uma das principais oleaginosas produzida no mundo todo.

Uso de fitorreguladores no abacateiro

A aplicação de fitorreguladores é um manejo que vem ganhando cada vez mais visibilidade ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!