O uso do Trichoderma spp. é uma ferramenta no aumento de produtividade e sustentabilidade, pois atua no controle de patógenos e estimula o crescimento
Em meio a tantas adversidades em cultivos agrícolas, distintas alternativas de manejo têm buscado proporcionar aumento produtivo aliado à sustentabilidade da lavoura. Tradicionalmente cultivado nas regiões sul do Brasil, o trigo é uma complexa cultura em que, além de suprir as necessidades das plantas, é essencial manejar pragas e doenças que podem reduzir sua produtividade.
Uma das ferramentas disponíveis visando o aumento de produtividade do trigo e a sustentabilidade da cultura é o uso do Trichoderma spp., que é conhecido e estudado no controle de patógenos de plantas. Além deste, tem sido observado que algumas linhas deste fungo mostram capacidade de estimular diretamente o crescimento vegetal, se estabelecendo na rizosfera.
Conforme destacado por Oliveira (2017), a promoção de crescimento por Trichoderma decorre da colonização rizosférica (rizocompetência) e produção de substâncias estimuladoras do crescimento vegetal, bem como da solubilização de nutrientes presentes nas proximidades das raízes, tornando-os assimiláveis.
O fungo também é reconhecido no controle de inúmeros fungos fitopatógenos, pois atua com eficiência nos patógenos que possuem estruturas de resistência consideradas difíceis de serem atacadas por microrganismos.
Atuação
Tendo em vista a funcionalidade do Trichoderma spp. e as vantagens da utilização do fungo, alguns autores, a exemplo de Pradebon (2016) e Oliveira (2017), têm estudado a influência do fungo na produtividade do trigo.
Oliveira (2017), avaliando diferentes cepas comercias de Trichoderma observou considerável aumento da produtividade do trigo com o uso do fungo em comparação à testemunha. As cepas avaliadas pela autora foram: Trichoderma harzianum IBLF 006 WP; Trichoderma harzianum IBLF 006 SC; Trichoderma harzianum ESALQ 1306 e Trichoderma asperellum URM 5911. Além dessas, a autora também avaliou um fertilizante organomineral (Qualytus SCP) (Oliveira, 2017).
[rml_read_more]
Tabela 1. Paniculação e produtividade de plantas de trigo em casa de vegetação pelo tratamento do solo com suspensão de Trichoderma spp., Ipameri, Goiás, Brasil.
Fonte: Oliveira (2017)
No experimento conduzido por Oliveira (2017), o Trichoderma foi fornecido ao sistema de produção por meio de uma solução pulverizada no solo. Com base nos resultados obtidos pela autora e apresentados na tabela 1, a utilização de Trichoderma, independente da cepa, possibilitou significativo aumento da produtividade do trigo.
Além disso, conforme destacado por Oliveira (2017), o uso do Trichoderma proporcionou visual efeito no crescimento de plantas de trigo.
Manejo
Além de ser colocado no solo, conforme observado por Pradebon (2016), o Trichoderma pode ser utilizado nas sementes ou parte aérea do trigo. Com o objetivo de avaliar a eficiência do controle de doenças da cultura do trigo com a utilização de produtos químicos e de controle biológico com o uso de Trichoderma spp, aplicados em tratamento de sementes e aplicação aérea avaliando a sua influência no rendimento de grãos (Pradebon, 2016), o estudo realizado pelo autor evidenciou que o Trichoderma spp, quando aplicado nas sementes + parte aérea do trigo, apresenta maior contribuição para a produtividade do trigo do que o fungo aplicado somente nas sementes.
Tabela 2. Rendimento de grãos, número (Nº) de espiguetas por espiga, número (Nº) de grãos por espiga submetido a diferentes tratamentos com produtos biológicos e químicos para o controle de doenças. IRDeR, Augusto Pestana (RS), 2016.
Fonte: Pradebon (2016)
Resultados
Seja no manejo de doenças ou como promotor de crescimento, o Trichoderma spp é uma ótima opção pensando em sustentabilidade do trigo, podendo ser considerado uma ferramenta complementar no cultivo do trigo visando boas produtividades.