26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesNematoides e os prejuízos causados à viticultura

Nematoides e os prejuízos causados à viticultura

Igor dos Reis Oliveira – Graduando em Agronomia – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Thiago Feliph Silva Fernandes – Engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia/Produção Vegetal –FCAV/UNESP – thiagofeliph@hotmail.com

Uva – Crédito Shutterstock

A Vitis spp. é uma planta originária de regiões de clima temperado, que apresenta grande adaptabilidade a climas tropicais e subtropicais. Em detrimento disto, esta espécie tem sido bastante cultivada no Brasil, estando difundida nas regiões sul, sudeste e nordeste (Mello, 2016).
Os nematoides têm sido encontrados com bastante frequência nos cultivos de uva em todas as regiões do mundo, o quais são associados ao baixo vigor de plantas. Em grande parte dos casos, a relação entre densidade populacional dos fitonematoides e sanidade das plantas não é muito clara, estando diretamente ligada à idade do vinhedo, tipo de cultivar, infertilidade do solo, estresse provocado por outras doenças e pragas, além de estresse hídrico.
Historicamente, vários são os fitonematoides que estão associados ao cultivo da videira em todo o mundo (Zasada et al., 2012), embora alguns ainda não apresentem patogenicidade definida na cultura.
Dito isto, entre os gêneros encontrados na cultura estão: nematoide adaga (Xiphinema cobb.), nematoide-das-galhas radiculares (Meloidogyne göldi), nematoide dos citrus (Tylenchulus semipenetrans Cobb), nematoide-das-lesões (Pratylenchus grahan), nematoide anelado (Mesocriconema andrássy), o Paratrichodorus spp Siddiqi, nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis Linford e Oliveira), e, por fim, Trichodorus spp. Cobb (Telis et al., 2007).

Gêneros

A fim de detectar a distribuição e presença de nematoides em áreas de cultivo de videira no Chile, Persson e Martensson (2009) identificaram aproximadamente 20 gêneros, no entanto, apenas quatro foram considerados como sendo importantes para a cultura: Xiphinema americanum sensu lato (Cobb), X. índex (Thorne e Allen), M. ethiopica (Whitehead), Mesocricnema xenoplax (Raski, 1952) Loof e De Grisse, 1989 e T. semipenetrans.
Um estudo realizado em vinhedos em declínio no Rio Grande do Sul detectou vários gêneros de nematoides, dentre eles o Mesocriconema. A espécie Mesocriconema xenoplax, pertencente ao gênero Mesocriconema, é um ectoparasita polífago, tem ampla preferência por plantas lenhosas, como frutíferas de clima temperado e pinheiros.
Vários são os fitonematoides que estão relacionados com a rizosfera da videira no Brasil, tais como Paratylenchus, Xiphinema, Meloidogyne, Pratylenchus, T. semipenetrans, Mesocriconema, Trichodorus e Paratrichodorus (Naves, 2005).
Estudos realizados no Estado de Oregon, Estados Unidos, a fim de determinar a relação de fitonematoides com viticultura, indicaram a presença de Xiphinema americanum em 94% dos vinhedos, Mesocriconema xenoplax em 81% dos vinhedos, Pratylenchus spp. em 80% dos vinhedos e Mesocriconema hapla em 10% dos vinhedos e (Pinkerton et al., 1999).
Em vários países foram também observados altos níveis de M. xenoplax em sistemas de viticultura com plantas doentes. O parasitismo provocado por este nematoide na cultura da videira pode dar origem ao escurecimento do sistema radicular e posterior destruição dos tecidos vegetais, o que resulta no atrofiamento das raízes.

Enxertia

A escolha de porta-enxerto para implantação do vinhedo é, sem dúvidas, extremamente importante. Isto porque o porta-enxerto deve ser fácil de se propagar, adaptado ao ambiente e resistente a pragas e patógenos (Doná et al., 2013).
Apesar dos prejuízos que esses patógenos causam em vinhedos, ainda são poucas as informações sobre a interação entre M. xenoplax em diferentes lavouras. Além disso, não se tem conhecimento de porta-enxertos resistentes, bem como não há registro de nematicidas, seja químico ou biológico, para a cultura da videira no Brasil, o que dificulta o manejo de fitonematoides nos vinhedos (Agrofit, 2018).

ARTIGOS RELACIONADOS

Variedades de café resistentes a doenças estão disponíveis para o produtor

Fundação Procafé passa a fornecer mudas de café imune à ferrugem e outras doenças. Produzir de forma sustentável, em harmonia com o meio ambiente,...

Como realizar o plantio da cana-de-açúcar?

AutoresCibele Nataliane Medeiros Gerente Técnica do Mercado da Biovalens Renato Passos Brandão Gerente do Deptº Agronômico Raphael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico Regional Conforme...

Óleo de neem concentrado

O óleo de neem concentrado, da Nim Brasil, não afeta os polinizadores nem ...

Alta tecnologia exige híbrido de milho resistente ao acamamento

Os altos rendimentos de milho obtidos recentemente devem-se ao uso de alta tecnologia, que envolve uma série de fatores. Dentre esses, está o uso de cultivares modernas de alto nível de produtividade, aliado a várias características da planta, como a resistência a acamamento e quebramento de colmo. Perdas decorrentes de acamamento e quebramento do colmo são bastante variáveis a cada safra. Estudos correlacionando as características com a produtividade de grãos estimam que essas perdas variam entre 5% e 20% a cada ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!