21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasMudança de hábito: consumo de frutas, verduras e legumes cresce 60% ao...

Mudança de hábito: consumo de frutas, verduras e legumes cresce 60% ao ano

 

Produto higienizado é alternativa para quem tem pouco tempo, mas não abre mão da saúde

Frutas e Hortaliças 37 - Crédito Miriam LinsSempre em busca de praticidade, agilidade e conforto o brasileiro tem, cada vez mais, optado por escolhas saudáveis na hora de se alimentar. Essa atitude foi influenciada pela maneira com que a mídia passou a abordar doenças causadas pela má alimentação, como diabetes, obesidade e pressão alta. Além disso, a informação foi chegando ao consumidor por programas de culinária e alimentação saudável e uma onda fitness que invadiu as redes sociais.

Os aspectos positivos dessa mudança de hábito afetaram, também, o consumo de alimentos frescos como frutas, verduras e legumes (FLV), que chegou a ter um crescimento médio de 60% ao ano, segundo dados indicados por Takeshi Matsusako, associado da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo). “Dentro dos alimentos frescos, o segmento que mais cresce é o de orgânicos. Com a busca maior pela sustentabilidade, produtor e consumidor final estão aderindo cada vez mais a esta prática de consumo“, diz Matsusako.

 Frutas e Hortaliças 150 - Crédito Ana Maria Diniz

Outro produto que tem tido muito destaque, por garantir ao consumidor a facilidade e conveniência, são as saladas prontas, que já vêm embaladas e não precisam de lavagem, estão prontas para o consumo. “Nos últimos anos, só na Grande São Paulo, houve um crescimento de 30% no consumo de produtos higienizados. Para o produtor também é ótimo, porque passa a ser possível agregar valor na mercadoria, viabilizando investimentos em toda a cadeia produtiva“, declara o associado.

Quanto à aceitação do consumidor em relação a novos produtos, o associado diz que tem sido maior que a esperada. Um exemplo é a linha de tomates especiais e alfaces mini, assim como a alface americana e a rúcula hidropônica, que também vem em uma crescente de consumo.

O cuidado em ter uma alimentação saudável tem como público principal as mulheres, que se preocupam com a forma do corpo, sem deixar a saúde de lado. “Hoje o mix de saladas como acompanhamento é muito presente no hábito do consumidor, principalmente do público feminino e de solteiros. Inclusive, por esse motivo, fizemos uma linha de higienizados com 90g de saladas, uma maneira prática e rápida para quem quer consumir salada, lembrando que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) consumir FLV diariamente, cinco porções ao dia“, explica o associado.

 Frutas e Hortaliças 122 - Crédito Miriam Lins

E as saladas prontas para consumo também despertam maior interesse das crianças, pois elas são coloridas. Quanto mais colorida, melhor: mais nutrientes, vitaminas, fibras e minerais que auxiliam na proteção da saúde e ajudam na prevenção de doenças.  “Assim o ideal para ter hábitos saudáveis é começar desde cedo e cabe aos pais introduzir FLV nos cardápios diários das crianças. As saladas prontas coloridas facilitam este processo, por serem atrativas, seguras e práticas“, completa Matsusako.

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle de pragas e doenças em folhosas

O cultivo de folhosas é realizado em sistemas intensivos de produção, podendo ser produzido ...

Colmeia Viva APP previne acidentes com as abelhas

– Como parte de seu Plano Nacional de Ações, focado na proteção de abelhas durante aplicações de defensivos agrícolas, o Movimento Colmeia Viva coloca nas lojas virtuais uma...

Koppert – Mais saúde para o planeta

  Desde o início a Koppert participa da Hortitec, antes com o nome de Itaforte, e há dois anos como Koppert. “A feira, que é...

Fertilizantes organominerais: o seguro na produção de alface

Descubra as vantagens dos fertilizantes organominerais na produção de alface e como eles ajudam a otimizar a absorção de nutrientes e água pela planta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!