21.6 C
Uberlândia
domingo, abril 20, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesComo será o mercado de insumos em 5 anos?

Como será o mercado de insumos em 5 anos?

Insumos – Foto: shurtterstock

O mercado de insumos agrícolas vem passando por profundas mudanças, incluindo excesso de ofertas, facilidade de encontrar produtos e maior concorrência. Nesse cenário, o especialista em agronegócio Renato Seraphim afirma que “entender o agricultor e a sua jornada serão fundamentais”, e faz algumas previsões para os próximos cinco anos.

De acordo com ele, nesse período as empresas com faturamento acima de R$ 2 bilhões representarão 50% do mercado, sendo que esse clube provavelmente “ficará restrito ao clube dos 10, onde teremos 3-4 cooperativas e 6-7 empresas privadas, ou seja, com números bem parecidos ao que vemos no mercado de insumos norte-americano, que tem o mesmo tamanho que o nosso, na ordem de R$ 160 bilhões e onde as sete maiores representam 69%”.

Seraphim aponta que o mercado de insumos agrícolas no Brasil apresenta “tendência de maior crescimento nos próximos anos é o mais atrativo do planeta”. Ele acredita que esse “Top 10” farão “investimentos significativos em pessoas, infraestrutura e tecnologia para desafiar a concorrência”, bem como aumentarão o número de lojas, consolidarão parcerias, construirão linhas próprias e alguns deles com verticalização dos seus negócios para aumentar a fidelidade dos agricultores.

“Competir neste ambiente será extremamente desafiador e pequenos erros podem ser fatais, principalmente em um ambiente de margens espremidas e risco como é o nosso setor”, ressalta o especialista em agronegócio.

O grupo seguinte de empresas, de faturamento entre R$ 500 milhões e R$ 2 bilhões, segundo ele “ficará maior, crescerá significativamente, na medida que os grandes fiquem com estruturas mais inchadas e menos ágeis, fazendo com que os outros 90 maiores distribuidores passem a representar outros 40% do mercado”.

“À medida que mais consolidação ocorre entre esses, a parte inferior se tornará ocupada por varejistas agrícolas menores, com maior foco em serviços, especialidades e até mesmo novos modelos de negócio, como a ‘franquia de um homem só’, que crescerá exponencialmente. Vimos isso ocorrer no mercado de cosméticos, de catálogos, etc… O ‘Marketing Multinível’ chegará ao agronegócio”, conclui ele.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de sementes de sorgo cresceu 23% em 2023

Em 2023, o mercado de sementes de sorgo floresceu, registrando um crescimento notável de 23%, sinalizando a ascensão promissora desse cereal no agronegócio.

Agricultura familiar representa 77% das propriedades agrícolas do Brasil

Nutricionista da NPV comemora Dia da Família, celebrado em dezembro, e fala sobre sua relação com o campo, a nutrição e o desenvolvimento.

Mercado de defensivos ilegais no Brasil representa US$ 3,15 bilhões

O mercado de agrotóxicos ilegais - roubados ou contrabandeados - tem crescido no Brasil. O comércio desses produtos provoca um descontrole sobre os compostos químicos utilizados nas lavouras, levando muitas vezes os cidadãos a consumir comida com substâncias proibidas e, obviamente, maléficas à saúde.

Cenoura: Opções em híbridos

A cenoura é cultivada em todo território nacional e ocupa área equivalente a cerca ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!