27.1 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiEnsacamento das pencas de tomate evita brocas

Ensacamento das pencas de tomate evita brocas

 

Dirceu Pratissoli

Doutor e professor do Núcleo de Desenvolvimento de Manejo Fitossanitário de Pragas e Doenças (NUDEMAFI) – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Alegre (ES)

dirceu.pratissoli@gmail.com

 

Ensacamento das pencas de tomate evita brocas-  Créditos Dirceu Pratissoli
Ensacamento das pencas de tomate evita brocas- Créditos Dirceu Pratissoli

São cinco as principais brocas prejudiciais ao tomateiro: broca pequena (Neoleucinodes elegantalis), broca grande (Helicoverpa zea), brocão (Spodoptera eridania), falsa medideira (Trichoplusia ni) e broca das partes reprodutivas (Helicoverpa armigera).

Todas as brocas têm por preferência atacar quando se inicia o processo de frutificação, no entanto, algumas possuem características de ataque diferenciado. A broca pequena prefere frutos quando estes estão com mais de 2 cm de diâmetro e encerram o ataque quando os frutos entram na fase de amadurecimento.

A broca grande e o brocão preferem frutos verdes no final de enchimento, a falsa medideira prefere frutos verdes e novos e a broca das partes reprodutivas ataca frutos em qualquer idade.

Prejuízos

O primeiro fato que se deve levar em consideração é de que material a sacola é feita, sendo que o tecido TNT tem se mostrado de melhor eficiência. O ensacamento deve ser de toda a penca, e não de frutos isolados.

O início do ensacamento deve acontecer antes dos frutos atingirem 2 cm de diâmetro. O tamanho da sacola deve ser adequado para que os frutos permaneçam até a fase de amadurecimento, mas os frutos não podem ficar imprensados, o que pode deformá-los.

O ensacamento dos frutos

O ensacamento dos frutos é uma nova opção que está se iniciando no Brasil, principalmente para quem produz tomate certificado. A eficiência da técnica é de 100% contra as brocas, pois a técnica impede os adultos de fazerem a postura nas plantas, e as lagartas que migram das folhas para os frutos não conseguem atingi-los. Além disso, o ensacamento dispensa os inseticidas que seriam aplicados para o controle das brocas.

A redução de custos advém da eliminação da mão de obra e dos próprios produtos que seriam aplicados no manejo dessas pragas.

Ensacamento das pencas de tomate evita brocas - Créditos Dirceu Pratissoli
Ensacamento das pencas de tomate evita brocas – Créditos Dirceu Pratissoli

Viabilidade

O custo do ensacamento se resume somente ao preço da sacola. A relação custo-benefício, portanto, é muito favorável ao produtor, devido à redução de aplicações e do próprio custo de produção, a resultar em um produto sem resíduo de agrotóxicos, com melhor qualidade de vida para o agricultor, de menor impacto no ambiente e com maior valor agregado.

O fruto, além de não sofrer danos, quando ensacado apresenta uma coloração uniforme e não sofre rachaduras, ou seja, suas características filotécnicas ficam evidenciadas.

Essa matéria você encontra na revista Campo & Negócios Hortifrúti, edição de junho. Adquira a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

BioGene® aumenta seu portfólio de produtos para a safra verão 2017/18

  Além dos híbridos com a tecnologia Leptra® lançados na safrinha passada, BG7046VYH e BG7640VYH, os produtores de milho poderão contar, nesse verão, com o...

Salto evolutivo dos híbridos de milho

O primeiro grande salto da genética de milho no Brasil ocorreu com o lançamento do primeiro milho híbrido no País, em 1945, resultado dos esforços do melhorista Antônio Secundino, fundador da Agroceres.

Broca-do-abacate – O que fazer para manter a lavoura saudável

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com   O abacateiro é uma fruteira originária de regiões de clima subtropical, com...

A utilização de fungicidas na cana

A produtividade de um cultivo agrícola depende de diversos fatores, como variedade, solo, clima, irrigação, técnicas de cultivo, adubação, manejo de pragas etc. As...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!