25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSafra de grãos 2022/2023 em Minas Gerais caminha para novo recorde

Safra de grãos 2022/2023 em Minas Gerais caminha para novo recorde

Divulgação

Em Minas Gerais, a safra de grãos de 2022/23 caminha para um novo recorde. Segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de 18,4 milhões de toneladas, um crescimento de 9,8% em relação à safra de 2021/22. Destaque para a produção de soja, que deve crescer 5,4%, alcançando 8 milhões de toneladas.

O aumento da produção no Estado se deve ao crescimento de 3,9% da área de plantio, que agora alcança 4,2 milhões de hectares. Além disso, também foi registrada alta da produtividade, com expectativa de colheita de 4,3 toneladas por hectare, aumento de 5,7%.

De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, “mesmo com muitas irregularidades de chuvas durante o ano, a produção total conseguiu se manter. Os plantios e as áreas de cultivo são diretamente afetados pelo clima. É necessário manter pesquisas no radar para se adaptar cada vez melhor às inconveniências que o clima pode gerar nas plantações”, comenta Sodré.

Para a primeira safra de feijão do estado, a estimativa é de um volume de 197,8 mil toneladas, um aumento de 1,4%. Para o algodão, é esperado um aumento de 5,6% na produção, chegando a 116,9 mil toneladas. Já a safra de milho, é estimada queda de 5,9% na produção, que pode chegar a 5,18 milhões de toneladas.

“Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem se destacado. Internamente, os Estados vêm protagonizando suas especialidades e técnicas de produção, gerando novos recordes que impactam na nossa visibilidade agronômica internacional. Mantendo o ritmo de investimentos, aprimorando técnicas agrícolas e desenvolvendo tecnologia, como o manejo, controle de pragas e doenças e a utilização de fertilizantes líquidos, continuaremos produzindo alimentos em alta performance pelos próximos anos”, conclui Sodré.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ação e reação dos defensivos agrícolas nas lavouras brasileiras

Tulio Teixeira de Oliveira Engenheiro agrônomo e diretor executivo da AENDA aenda@aenda.org.br Durante as discussões no MAPA a respeito da reavaliação agronômica, ressurgiu a necessidade de...

Combate ao bicudo manteve produtividade e rentabilidade do algodão

País de clima tropical e com terras férteis e abundantes. Essa vantagem estratégica na produção de alimentos e de fibra seria completamente perdida sem o avanço tecnológico em fitossanidade.

Agricultor de Minas Gerais aumenta produção de café arábica

Agricultor eleva produção com estratégias que incluem o uso de fertilizantes de qualidade, controle de doenças de solo e métodos orgânicos

Soja precoce é oportunidade para produtores de algodão irrigado

Na hora de planejar uma nova safra de soja, os produtores rurais e suas equipes precisam escolher as sementes com a maior assertividade possível para que se atinja a performance desejada na lavoura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!