16.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAgricultor de Minas Gerais aumenta produção de café arábica

Agricultor de Minas Gerais aumenta produção de café arábica

Agricultor eleva produção com estratégias que incluem o uso de fertilizantes de qualidade, controle de doenças de solo e métodos orgânicos

Divulgação

O produtor Fernando Antônio de Oliveira está com 14 mil pés de café arábica, por hectare, em sua propriedade localizada em Perdizes, Minas Gerais. Oliveira iniciou sua jornada em 1989, quando ingressou em uma cooperativa, trabalhando com a classificação de café e prestando assistência à lavoura. Em 1995, expandiu sua atuação, oferecendo assistência a 40 fazendas. 

Em 2020, começou a usar os insumos da Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, em uma área com 200 pés. Os resultados foram grãos maiores e com mais doçura. Logo após, Oliveira ampliou a área para 14 mil pés, e passou a contar com assessoria agronômica da empresa, para continuar produzindo um café de alta qualidade.  

Atualmente, a plantação de 16 hectares se destaca pelo emprego de práticas agrícolas assertivas, resultando em uma média de 45 a 60 sacas por área. Para garantir bons resultados, ele enfatiza a importância de fertilizantes de alta qualidade, controle rigoroso de pragas e doenças, bem como a atenção aos problemas de solo e ao uso de métodos orgânicos. “Além do aumento de produtividade, ao utilizar fertilizantes da Cibra, a classificação sensorial do café saltou de 79 para 84 pontos”, conta Oliveira. 

Divulgação

“Para alcançar uma produção satisfatória da cultura do café, os nutrientes devem estar disponíveis no solo em quantidade suficiente e de forma equilibrada, promovendo o desenvolvimento saudável da planta e atendendo às suas necessidades nutricionais”, afirma Michel Esper, gerente de produtos agronômicos da Cibra. 

De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Minas Gerais é o principal estado produtor de café do país. Em 2023, a safra mineira liderou com 27,8 milhões de sacas, de um total de 66,4 milhões de sacas colhidas no Brasil. 

Fertilizante orgânico para plantio de café 

À medida que a agricultura avança em direção a práticas mais sustentáveis, impulsionada pela crescente demanda por alimentos de melhor qualidade, a procura por fertilizantes eficazes e ecologicamente corretos tende a aumentar consideravelmente. 

Divulgação

Neste contexto, o POLY4 emerge como solução. Esse adubo mineral, à base de polihalita, oferece composição completa de potássio (K), enxofre (S), magnésio (Mg) e cálcio (Ca), em um único grânulo solúvel, sendo ideal para a agricultura orgânica do café. 

Além de possuir certificação orgânica em mais de 30 regiões ao redor do mundo, o POLY4 foi recentemente reconhecido pelo CDFA (Departamento de Agricultura Alimentar da Califórnia, na tradução da sigla). O reconhecimento se junta a outras oito certificações, incluindo o renomado Ecocert, referência em rotulagem orgânica e ecológica, abrangendo países como Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, EUA e Canadá.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agrobras – Mulching como destaque para o café

A Agrobras destacou o equipamento para aplicar mulching e os tubos de gotejo na lavoura de café, durante a feira, o que vem tendo alta demanda em novos plantios. “Trata-se de uma manta plástica que preserva a umidade da lavoura nova e elimina a competição das plantas daninhas. O resultado é um desenvolvimento mais rápido das mudas e, principalmente no período de seca, mantem-se a umidade adequada do solo para as plantas”, define Jean Paul Cousy, sócio administrador da Agrobras.

Brasil registra alta de 5% nas exportações de café ante maio de 2021

Resultado reflete leve melhora no cenário logístico. Contudo, embarques seguem negativos no ano e na safra 21/22

Adubação biológica proporciona mais produtividade com maior rentabilidade

O solo compactado ao longo dos anos faz com que as plantas agricultáveis (soja, milho, girassol, trigo, cana-de-açúcar, citricultura, café, hortaliças, pastagens e outras)...

Brasil exporta recorde de 4,2 milhões de sacas de café em abril

Volume representa alta de 53% sobre abril de 2023 e supera o recorde anterior para este mês, registrado em 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!