19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosMacaúba: a espécie que vai mudar o setor florestal do brasil

Macaúba: a espécie que vai mudar o setor florestal do brasil

Crédito Depositphotos

Felipe Morbi
Co-fundador da Soleum
felipe.morbi@soleum.com.br

A macaúba é encontrada naturalmente em diversos biomas e condições edafoclimáticas. No Brasil, pode ser vista em todas as regiões do País, com destaque para os Estados de MG, SP, MS, MT, CE e TO. A espécie também está presente em diversos países da América do Sul e Central, principalmente no Paraguai, Bolívia, Colômbia e México.

Potenciais usos da macaúba

A macaúba se destaca pelo elevado rendimento de óleo vegetal, que pode ser utilizado nas indústrias de alimentos, oleoquímica e biocombustíveis avançados. Também possui elevado potencial para a geração de produtos fontes de proteína, fibras, celulose e lignina a partir de biomassas diversas para o mercado de alimentos, nutrição animal, química verde, energia limpa e biomateriais.

Manejo

A macaúba é uma planta perene que, a partir do início de produção, no quinto ano após o plantio, produz frutos por décadas, entre os meses de outubro e março, principalmente. No ano 1, de implantação, é quando ocorre o maior investimento e atividades agrícolas, como preparo de solo e o plantio das mudas.

Do ano 2º ao 5º ano é a fase de manutenção, quando as mudas se desenvolvem e a partir do ano 6 a fase de produção se inicia. Essas duas últimas fases demandam um manejo relativamente simples de adubação, controle fitossanitário e de mato-competição e a partir do ano 6, se inicia a operação de colheita.

Biodiesel

A macaúba se destaca pela elevada produtividade de óleo vegetal por hectare e pela sustentabilidade como pilar do sistema produtivo. Esses são requisitos essenciais para matérias-primas para biocombustíveis como o biodiesel.

Porém, o foco da cadeia da macaúba está nos biocombustíveis avançados, como o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil, traduzido como Óleo Vegetal Hidrotratado) e o SAF (Sustainable Aviation Fuel – Bioquerosene de Aviação).

Custo da produção

O custo de produção depende de muitos fatores, como região do projeto, verticalização ou não, custo logístico, nível de mecanização, condição do solo e mais uma dezena de questões. 

O que podemos afirmar é que, em função da elevada produtividade e o aproveitamento integral do fruto (óleos e biomassas), é uma matéria-prima com elevada eficiência produtiva e custos muito competitivos para os mais diferentes mercados.

ARTIGOS RELACIONADOS

IAB alerta sobre crise climática

No Dia Mundial do Meio Ambiente, IAB cobra políticas firmes de proteção ambiental.

Cultivos florestais: principais pragas e agentes de controle biológico

Algumas pragas ocorrentes em cultivos florestais e os principais organismos usados para seu controle, conhecidos até o momento, são apresentados a seguir.

Combate às plantas daninhas com drones na indústria florestal

Ferramenta faz a identificação e mapeamento dos focos de infestação de daninhas

Carbono: desafios do mercado regulado

Neilton Antônio Fiusa Araújo Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia e pesquisador na área de agricultura sustentável e biológica neilton.fiusa@gmail.com A crescente conscientização sobre as mudanças...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!