Â
As exigências dos consumidores com relação à segurança alimentar estão impactando o dia a dia do horticultor, que precisa cada vez mais ter um manejo equilibrado no campo, livre de resíduos e com selo de rastreabilidade comprovados.
 Dessa forma, para trazer conveniência, qualidade, opção de controle para o produtor rural e proteção ativada do plantio à prateleira, a FMC AgriculturalSolutions lançou seu primeiro biofungicida de ação preventiva Regalia Maxx, produto de origem biológica, para controle de Alternaria solani (Pinta Preta) no tomate.
Flávio Irokawa, gerente de marketing a nível de Brasil, diz que a Hortitec 2015 foi um marco para esse lançamento, sendo que a FMC tem sido líder no mercado de produtos biológicos no mundo.
Benefícios
O coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Biológicos da FMC, Giuliano Pauli, destaca a importância do cultivo e explica os benefícios da nova solução. “Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), na temporada de verão 2013/14, a área plantada do tomate no Brasil fechou em 39.000 ha. Precisamos aumentar cada vez mais a produtividade e ao mesmo tempo controlar doenças de forma eficiente sem incrementar mais aplicações de produtos químicos. Com essa proposta, expandimos nosso portfólio de HF com o RegaliaMaxx, fungicida bioquímico que atua na indução da resistência sistêmica, ou seja, fazendo com que o metabolismo da planta intensifique a produção de fungicidas naturais, se tornando resistente a ação de patógenos“, explica o coordenador de P&D.
Flávio Irokawadestaca que a solução já é amplamente utilizada ao redor do mundo no controle de diferentes doenças e de importância agrícola, como nos Estados Unidos em que é registrado para mais de 50 culturas entre vegetais, frutas, grãos, folhosas, adicionalmente Regalia Maxx é creditado por importantes certificadoras orgânicas como OMRI e WSDA.
“É um fungicida bioquímico mundialmente conhecido pela inovação trazida ao controle de doenças, pois seu modo de ação diferenciado conta com ausência de toxicidade e efeito fitotônico que o tornam uma contribuição ao manejo integrado de doenças. Não apresenta incompatibilidade com o manejo convencional. Atualmente no Brasil, contamos com registro para o controle de Alternaria solani em tomate e batata“, continuaPauli.
Manejo
Quanto às aplicações da solução, Pauli recomenda que devem ser iniciadas de forma preventiva ou com o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, mantendo intervalos entre aplicações de sete a 10 dias. “Em situações climáticas muito favoráveis para doenças ou quando as aplicações forem iniciadas com pressão elevada da doença, Regalia Maxx deve compor o manejo em rotação com produtos químicos tradicionais“, destaca o coordenador.
 “Com a aplicação do RegaliaMaxx houve a redução de severidade da doença abaixo de 4%, enquanto na testemunha eram 11%. Já o incremento de produtividade foi superior a 34%. Temos observado excelentes resultados de controle da Pinta Preta e incremento de produtividade em tomate e batata com a utilização de Regalia Maxx“, conclui Giuliano Pauli.
Essa matéria você encontra na edição de julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.