O Brasil é referência mundial quando o assunto é floresta plantada. Temos condições edafoclimáticas excepcionais, ciência genética avançada e tratos culturais em evolução constante.
Segundo o relatório da Ibá 2022, o País possui quase 10 milhões de hectares com florestas plantadas de eucalipto e pinus, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, de painéis reconstituídos, de siderurgia e de produtos de madeira processada mecanicamente.
Nos últimos anos, o Brasil atraiu investimentos internacionais para o setor, abrindo novas fronteiras florestais e ganhando em escala com o aprimoramento de técnicas, usos de novas tecnologias e investimentos em pesquisas.
O evento
A Expoforest – Feira Florestal Brasileira que nesta edição acontecerá de 09 a 11 de agosto, em Ribeirão Preto (SP), nasceu dentro deste contexto ainda em 2008, quando foi realizada pela primeira vez, de forma exclusivamente estática, em Curitiba (PR).
Em 2011, ela alcançou outra proporção, tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas.
Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.
Em 2011 e 2014 as edições da Expoforest foram realizadas no município de Mogi Guaçu (SP), em áreas de plantio clonal de eucalipto, pertencentes à International Paper (atual Sylvamo).
Superando todas as expectativas, colocaram o Brasil em uma posição de destaque mundial. Em 2018, a feira aconteceu em Santa Rita do Passa Quatro, região de Ribeirão Preto (SP), também em área da parceira Sylvamo e reuniu 30.654 visitantes, com 240 expositores.
Esta inovação em eventos florestais da América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação. Uma experiência única, que proporciona ao visitante a verdadeira sensação extrema da realidade das florestas plantadas no Brasil.
Agora, a expectativa é que a Expoforest 2023 reúna em torno de 300 empresas expositoras e receba cerca de 40 mil visitantes.