23.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosProjeto de construção de solos saudáveis

Projeto de construção de solos saudáveis

Ao completar 75 anos de história, a EMATER MG é mais do que uma instituição, é a essência da assistência técnica e extensão rural no Brasil.

A Empresa de assistência técnica e extensão rural de Minas Gerais (EMATER MG), pioneira em assistência técnica e extensão rural no Brasil, completa em 2023, 75 anos, presente em mais de 90% dos municípios mineiros e atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores familiares anualmente.

Crédito: Shutterstock

E, recentemente, lançou o projeto construindo solos saudáveis, que é a cara da EMATER MG, pois tem como essência a extensão rural e a assistência técnica, pautadas em ações práticas.

Este trabalho começou no sul de Minas em 2021, com a implantação de 50 unidades demonstrativas de plantas de cobertura, ganhou expressividade em 2022, quando este número saltou para 150 UDs, e neste ano ganhou a dimensão de 400 unidades distribuídas no estado.

As unidades consistem de um kit com algumas espécies de plantas de cobertura e mix, os quais são destinados ao plantio consorciado com lavouras cafeeiras e frutíferas, solteiras ou consorciados em áreas de produção de grãos, silagem e hortaliças.

Proposta

No caso especifico das hortaliças, a proposta é a produção de palhada para que o agricultor possa fazer o seu novo cultivo em cima desta biomassa e implementar o sistema plantio direto de hortaliças.

Neste caso, está sendo trabalhado os mix de espécies de cobertura que para o projeto, batizado de Mix EMATER (Mix EMATER 1 – milheto + crotalária juncea), (Mix EMATER 2 – ruziziensis + crotalária ochroleuca) e (Mix EMATER 3 – Milheto + crotalária breviflora + trigo mourisco).

No caso do café e fruticultura, a proposta é o cultivo de 100 m2 com cada uma das espécies e também com os mix. As espécies que estão sendo trabalhadas são guandu, trigo mourisco, milheto, nabo forrageiro, crotalária juncea, crotalária breviflora, crotalária spectabilis e ochroleuca, além de quatro mix.

Já no caso dos grãos, as espécies são guandu, trigo mourisco, milheto, crotalária juncea, crotalária breviflora, crotalária spectabilis e ochroleuca, além de três mix.

A proposta do projeto é o cultivo destas espécies em áreas de aproximadamente 1.000 a 1.500 m2, onde o produtor irá conhecer as plantas, seu desenvolvimento, adaptabilidade e, principalmente, os benefícios que as mesmas proporcionam ao seu sistema de produção.

Entre eles, estão: redução da infestação de ervas daninhas, descompactação dos solos, melhoria dos agregados do solo e aeração, produção de biomassa que será transformada em matéria orgânica na camada superficial do solo e também em camadas do solo, pelas raízes destas plantas.

Observa-se, ainda, melhoria da dinâmica de infiltração e armazenamento da água no solo, cobertura do solo, minimizando os efeitos diretos dos raios solares e o aquecimento excessivo do solo, a proteção contra erosão, a melhoria do solo para multiplicação e sobrevivência dos agentes biológicos, ciclagem de nutrientes, entre outros benefícios.

Podemos destacar que este é um novo modelo de agricultura, alicerçado na construção de sistemas mais sustentáveis que permitam maiores produtividades e cuidado com o meio ambiente.

O projeto

Estes kits de sementes estão sendo doados à EMATER MG pela empresa AGCroppers, e a EMATER fazendo a seleção dos produtores que receberão os kits e o atendimento técnico do projeto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Copercampos e Embrapa Trigo desenvolvem projeto para qualificar o manejo de solo em SC

Diagnóstico está sendo realizado em 12 talhões em propriedades de associados da Copercampos.

Agrofloresta: implantação do sistema de cultivo

Os sistemas agroflorestais estão ajudando famílias do Pará a diversificar a produção e ...

Projeto inédito

A Biotrop, empresa de produtos biológicos e naturais, iniciou expedições aos biomas ...

Lavoro conquista prêmio e entra para o ranking de empresas com melhores projetos de frota do Brasil

Maior distribuidora e redistribuidora de insumos agrícolas da América Latina conquistou o 15º lugar do prêmio 100 Best Fleets, premiação que avalia empresas de diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!