22.6 C
Uberlândia
domingo, abril 13, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiA importância do K, Ca e B e na qualidade dos frutos...

A importância do K, Ca e B e na qualidade dos frutos do tomateiro

Daniela Vitti

Engenheira agrônoma, doutora e coordenadora técnica do Grupo Bio Soja

Bio Soja - Crédito Shutterstock
Bio Soja – Crédito Shutterstock

A cultura do tomateiro é, hoje, dentre as hortaliças produzidas no Brasil, a mais importante. Comparando-se as décadas de 70 e 80, observa-se no Brasil que a produtividade aumentou em 49% e a área cultivada em 11%, evidenciando a evolução da produção de tomate nos principais Estados produtores.

Por ter ciclo relativamente curto e apresentar altos rendimentos, tem ótimas perspectivas econômicas e a área cultivada vem aumentando progressivamente. O Brasil é o oitavo maior produtor mundial, englobando os segmentos de mesa e processamento industrial, com 64 mil hectares, o que reflete uma produção de 4,1 milhões de toneladas, com rendimento médio de 63 t ha-1.

Equilíbrio da nutrição x manejo x clima

Em cultivos intensivos, é comum encontrar solos com teores elevados dos elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas, porém, completamente desbalanceados entre si.

Na marcha de absorção do tomateiro observa-se que os nutrientes têm a absorção máxima nas primeiras oito a 14 semanas de crescimento, e outro pico de absorção aparece após a primeira colheita. Portanto, as plantas requerem altas aplicações de nutrientes, no início do crescimento, com aplicações suplementares após o início da frutificação. Em relação aos micronutrientes, a ordem de absorção é Fe, Zn, B, Mn e Cu.

Figura 1. Marcha de absorção de nutrientes pelo tomateiro

 Nova Imagem

 

 (Fonte: Huett, 1985, adaptado de Nutritional recommendations for tomato, Haifa).

O nutriente que prevalece na fase de desenvolvimento da planta e do fruto é o potássio, seguido do nitrogênio e do cálcio (Figura 2).

Figura 2. Composição da planta (A) e do fruto (B) do tomateiro.

 Nova Imagem (1)

Fonte: Altherton e Rudich, 1986, adaptado de Nutritional recommendations for tomato, Haifa

A importância dos nutrientes para a planta e os frutos do tomateiro

  • Potássio (K): grandes quantidades de potássio devem ser fornecidas de maneira a garantir teores adequados de K em todos os órgãos, principalmente devido ao papel que este elemento tem no tomate:

– Balanço das cargas elétricas negativas na planta: como cátion, o K é dominante, equilibrando as cargas negativas dos ânions orgânicos e minerais;

– Regulação dos processos metabólicos das células: sua principal função na ativação enzimática é a síntese de proteínas, açúcar e amido (mais de 60 enzimas dependem do K), sendo também responsável pela estabilização do pH da célula, mantendo-o em torno de 7-8;

– Regula a pressão osmótica: regula o turgor da planta, principalmente as células-guarda dos estômatos. No floema, o K contribui para a pressão osmótica e é responsável pelo transporte de metabólitos da fonte para o dreno (das folhas para os frutos e também para nutrir as raízes). Esta contribuição do potássio aumenta a matéria seca e o conteúdo de açúcar nos frutos, assim como aumenta o turgor dos frutos e, consequentemente, prolonga a vida de prateleira.

 Bio Soja - Crédito Shutterstock
Bio Soja – Crédito Shutterstock

Adicionalmente, aumenta a resistência ao murchamento; reduz a ocorrência de desordens de coloração e também a podridão apical, melhora a resistência às bactérias, vírus, nematoides e fungos; aumenta o conteúdo de sólidos nos frutos e melhora o sabor.

Essa matéria completa você encontra na edição de abril da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral.  

ARTIGOS RELACIONADOS

Cenoura: Oferta limita marca o ano

Não foram esperadas grandes mudanças no mercado de cenoura em 2021, uma vez que a ...

Tratamento de sementes de soja no manejo integrado de fitonematoides

  Daniel Cassetari Neto Doutor e professor da UFMT/FAMEV/DFF, Cuiabá " MT cassetari@ufmt.br Andréia Quixabeira Machado Engenheira agrônoma, MSc. e fiscal estadual de Defesa Agropecuária e Florestal - INDEA/MT machadoaq@terra.com.br   Entre...

Ácaro-rajado – Como obter um controle eficiente

Pertencente à família das rosáceas, o morangueiro (Fragaria x ananassa Duchesne) é uma hortaliça de grande aceitação pelos mercados consumidores. No Brasil, a produção anual dessa hortaliça gira em torno de 100 mil toneladas, sendo os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, além do Distrito Federal, os maiores produtores.

Gesso para solos com excesso de sais

  Andréia Marcilane Aker Engenheira agrônoma e especialista em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental da Faculdade São Paulo (FASP) andreiaaker@hotmail.com Os solos salinos-sódicos ocorrem, geralmente, nas regiões áridas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!