21.2 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosA qualidade da semente é fundamental para o sucesso do algodão?

A qualidade da semente é fundamental para o sucesso do algodão?

Autor

Marcus R. Lawder
Gerente de marketing de Sementes de Algodão da BASF
Créditos BASF

Nunca se plantou tanto algodão no Brasil. O recorde de área cultivada é consequência do investimento na cultura. Os agricultores acreditam no algodão como cultivo produtivo e rentável. Para que a lavoura produza o que se espera, muitos fatores devem ser levados em conta, como o clima e a pressão de pragas. Um dos elementos que contribui definitivamente para o sucesso da plantação é a semente escolhida.

Não basta escolher a variedade e a biotecnologia que se vai trabalhar. É preciso ter certeza que a semente vai entregar o que se espera dela. Para que isto aconteça e o cotonicultor tenha sucesso no cultivo é preciso plantar sementes com alta qualidade. 

Qualidade é decisiva

A qualidade vai determinar o desempenho da semente que será semeada para que atenda às expectativas do agricultor. Neste contexto, qualidade passa a ser um forte diferencial competitivo no mercado de sementes. Para nós da FiberMax®, qualidade da semente é prioridade.

É a semente que carrega a maior quantidade de tecnologia entre os insumos agrícolas. Nos últimos anos, as sementes passaram a ter mais tecnologia e, consequentemente, proporcionar mais segurança para o produtor rural. Isto faz com que o investimento em semente resulte em índices de produtividade recordes na cultura do algodão.

Qualidade, tecnologia, segurança e estabilidade devem ser conceitos trabalhados em conjunto quando se fala em semente de algodão.

Como reconhecer

A semente de qualidade é aquela que vai germinar e está livre de espécies de invasoras indesejadas. Basicamente, o que se espera de uma semente é pureza e germinação. Os componentes da qualidade de sementes podem ser agrupados em três categorias:

9 Descrição: espécie e pureza varietal; pureza analítica; uniformidade; peso da semente.

Higiene: contaminação com invasoras nocivas; sanidade da semente; contaminação com insetos e doenças.

Potencial de desempenho: germinação, vigor, emergência e uniformidade em campo.

É de grande importância entender que a qualidade de semente começa no campo, no processo de condução da lavoura. Para produção de sementes de alta qualidade, a BASF se preocupa com seleção de parceiros para a produção, de áreas para o plantio de campos de sementes, época de plantio, inspeções de plantio, pós-plantio, florescimento, formação de frutos, pré-colheita, colheita e transporte.

Todos estes cuidados visam aferir e assegurar a qualidade da semente que será produzida e comercializada.

Atenção!

O processo de beneficiamento, com deslintamento e tratamento, apenas vai aprimorar a semente, mas não melhora a qualidade. É preciso que todos tenham em mente que a qualidade da semente é definida no campo e após a produção o manejo é realizado para manter esta qualidade.

No entanto, o processo de beneficiamento também é de grande importância, com  pré-limpeza e classificação das sementes. Em nossa unidade de beneficiamento de sementes possuímos máquinas para o deslintamento totalmente automatizadas e ambientalmente corretas. O resíduo oriundo do processo (línter) é utilizado na adubação orgânica.

Todos os testes mais modernos e requeridos pelo Ministério da Agricultura (MAPA) são utilizados. Contamos com testes de umidade, vigor, de corte, free faty acid, dano mecânico, presença adventícia, pureza do trait, pureza varietal, pH e teste patológico, todos realizados em nossos mais modernos laboratórios, certificados pelo MAPA.

Depois de deslintadas, analisadas e classificadas, as sementes passam por máquinas modernas e totalmente automatizadas para serem tratadas com produtos registrados para a proteção contra doenças e pragas iniciais da lavoura. Elas recebem o recobrimento homogêneo desses defensivos sobre a sua superfície sem promover danos mecânicos.

Por fim, recebem a adição de um polímero que aumenta a aderência dos produtos às sementes, evitando perdas de ingrediente ativo até a semeadura.

Em condições ideais

Após as sementes serem tratadas por defensivos, polímeros de revestimento e secantes, ocorre a armazenagem adequada para preservação da qualidade inicial das sementes. Elas são acondicionadas em papel multifoliado, evitando absorção de umidade, sendo empilhados sobre palhetes, recobertos com filme plástico, garantindo qualidade, higiene e segurança.

Todos esses processos seguem os padrões estipulados pela ISO 9001, fazendo com que a marca FiberMax® seja considerada a semente de algodão de melhor qualidade e maior confiança dos cotonicultores.

Para o futuro, podemos esperar por mais tecnologia, exigindo ainda mais cuidados com os processos que asseguram a qualidade final da semente e pureza de traits (biotecnologia). Atualmente, a mais inovadora tecnologia inserida em semente de algodão é a GLTP, que facilita o manejo de plantas daninhas e lagartas, com dupla tolerância a herbicidas e tripla resistência a lagartas do mercado brasileiro. GLTP é a sigla para GlyTol LibertyLink e TwinLink Plus.

A tecnologia GLTP é a primeira do País com a terceira geração Bt para o controle de lagartas, melhorando significativamente o manejo nas áreas com esta tecnologia. Oferece proteção contra as seguintes lagartas: Helicoverpa zea e armigera; lagarta-das-maçãs (Heliothis virescens), curuquerê-do-algodoeiro (Alabama argilacea); falsa-medideira (Chrysodeix isincludens); spodopteras: Spodoptera frugiperda; Spodoptera cosmioides e Spodoptera eridania; e lagarta rosada (Pectinophora gossypiella).

A variedade GLTP é tolerante ao herbicida Liberty® (glufosinato de amônio) e ao glifosato, o que oferece maior flexibilidade para o manejo das plantas daninhas. É necessário um grande investimento e mais de 15 anos de pesquisa e desenvolvimento para realizar o lançamento de uma nova tecnologia para o mercado de algodão, dada a sua complexidade e a alta exigência dos cotonicultores. Isto ajuda a explicar por que a qualidade da semente é tão fundamental. Na semente está o futuro da colheita.

ARTIGOS RELACIONADOS

Apex Agro – Sempre inovando

  A Apex Agro tem como meta inovar e contribuir para a evolução das tecnologias direcionadas à nutrição de plantas na agricultura brasileira. Neste momento...

Produtora de grãos e fibras passa a monitorar pulverização de defensivos

Sustentabilidade é a palavra de ordem no campo. Por isso, é cada vez maior o número de empresas que buscam ferramentas que otimizam as operações e...

Dia 14/10,  engenheiros agrônomos lançam livro sobre a evolução do agro nos últimos 50 anos

Obra mostra a evolução da agropecuária nacional e destaca a atuação dos 200 engenheiros agrônomos formados pela Esalq/USP em 1967 Muitas transformações ocorreram na agricultura...

Cebola precoce traz mais rentabilidade para os produtores

  Marcos Vinícius de Freitas Silva Assistente técnico de campo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba marcos_freitassilva@yahoo.com.br   Os plantios normais de cebola começam em março e seguem até...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!