21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesA tecnologia no combate ao desperdício de alimento

A tecnologia no combate ao desperdício de alimento

Tecnologia moderna combatendo o desperdício alimentar.

Por Alexandre Stephan é sócio da SP Ventures, um fundo de investimento em early-stage que investe em agrifoodtech em toda a América Latina.

Mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo passa fome, enquanto um terço de todo o suprimento global de alimentos é desperdiçado ou perdido. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a América Latina é responsável por 6% dessas perdas, e desperdiça cerca de 15% do seu suprimento anual de alimentos.

Reprodução: Internet

No entanto, a região apresenta um grande potencial para soluções que possam reduzir o desperdício ao longo da cadeia alimentar. Dividimos essas soluções em quatro verticais principais: upcycling, prevenção de desperdício, aumento da vida útil dos alimentos e revenda ou doação de excedentes.
 

Perda e desperdício de alimentos na América Latina
 

Os dados globais sobre desperdício e perda de alimentos mostram que, anualmente, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados em todo o mundo. Isso inclui 45% de todas as frutas e verduras, 35% de peixes e frutos do mar, 30% de cereais, 20% de produtos lácteos e 20% de carne. As perdas econômicas totais somam cerca de US$ 940 bilhões anualmente. A agricultura é responsável por mais de um terço da área de terra global e mais de 70% das retiradas de água doce. O desperdício de alimentos é responsável por 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, desmatamento e degradação do solo e agrava a insegurança alimentar e a pobreza em muitas partes do mundo.
 

Na América Latina, uma região rica em recursos naturais e alimentos, cerca de 15% dos alimentos produzidos são perdidos anualmente. A Organização Pan-Americana da Saúde estima que a fome afetará 67 milhões de pessoas na região até 2030. As principais causas do desperdício de alimentos na América Latina são: superprodução, sistemas inadequados de armazenamento e transporte, falta de educação e conscientização e redes de distribuição ineficientes. Fontes da FAO apontam que as perdas e desperdícios totais na região ocorrem em todas as etapas da cadeia alimentar: 27% na produção; 22% durante o manuseio e armazenamento; 6% no processamento; 17% no marketing e distribuição; e 28% no nível do consumidor.
 

É importante destacar que as perdas e desperdícios de alimentos são um problema global e afetam a segurança alimentar, o meio ambiente e a economia em todo o mundo, incluindo a América Latina. Portanto, medidas para reduzir o desperdício e aperfeiçoar as práticas de produção, armazenamento e distribuição de alimentos são fundamentais para garantir a sustentabilidade e a segurança alimentar para as gerações presentes e futuras.
 

Soluções inovadoras na América Latina

Existem muitas soluções potenciais que podem ser implementadas para reduzir o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de fornecimento, principalmente nas quatro verticais abaixo:
 

Upcycling: é o processo de reutilização de resíduos ou subprodutos alimentares em novos itens. Existem várias abordagens de upcycling que as empresas podem usar com materiais de resíduos alimentares, incluindo:

Reciclagem – Produtos excessivamente maduros ou com imperfeições que iriam para o lixo podem ser transformados em produtos de snacks, como chips ou crackers.

Compostagem – A decomposição de resíduos orgânicos, como alimentos, em compostos fornece um fertilizante natural para as plantas.

Digestão anaeróbia – Este processo utiliza microrganismos para decompor resíduos orgânicos em biogás, que pode ser usado como fonte de energia renovável.

Prevenção de Desperdício: empresas que geram um melhor planejamento de compras e controle de qualidade tendem a desperdiçar menos. Algumas tecnologias em ascensão podem ser vistas abaixo:

Sistemas de software de loja – Muitas startups agora fornecem soluções tecnológicas para ajudar as operações comerciais de alimentos a medir, rastrear e reduzir o desperdício de alimentos.

Modelagem preditiva – Essa tecnologia usa dados e algoritmos para prever a demanda de alimentos, limitando a compra excessiva e o desperdício de alimentos.

Rastreabilidade de alimentos – Essa tecnologia ajuda a rastrear a jornada dos alimentos, desde a fazenda até a mesa, fornecendo transparência e responsabilidade na cadeia de fornecimento de alimentos. Isso pode ajudar a prevenir o desperdício de alimentos, garantindo que os alimentos sejam manuseados e armazenados corretamente em cada etapa do caminho.

Aumento da vida útil: essa abordagem pode reduzir o desperdício de alimentos na etapa de consumo, permitindo que alimentos perecíveis durem mais tempo. Existem várias tecnologias que podem ser usadas para aumentar a vida útil dos produtos alimentícios, incluindo:

Revestimentos comestíveis – São camadas protetoras comestíveis adicionadas às frutas e vegetais para prevenir a perda de umidade e estender a vida útil dos alimentos.

Embalagens controladas/inteligentes – Certos materiais de embalagem podem responder às mudanças no ambiente, como temperatura e umidade, para estender a vida útil dos alimentos.

Processamento de alta pressão (HPP) – Este é um processo de pasteurização não térmico que utiliza alta pressão para matar bactérias e estender a vida útil dos alimentos.

Liofilização ou desidratação – As empresas congelam os alimentos e removem a água através de um processo de sublimação. Isso pode ajudar a preservar a qualidade e estender a vida útil dos alimentos.

Revenda ou Doação de Desperdícios: significa reutilizar produtos que normalmente seriam jogados fora, transformando-os em vendas ou doações. Algumas iniciativas incluem:

Aplicativos que conectam consumidores a empresas locais que possuem alimentos excedentes à venda por preços reduzidos.

Empresas que entregam alimentos “imperfeitos” diretamente na casa dos consumidores.

Empresas que conectam residências com alimentos excedentes aos seus vizinhos, reduzindo o desperdício, garantindo que a comida vá para pessoas que possam utilizá-la.

Plataformas que redistribuem alimentos excedentes para outras empresas, como hospitais, escolas, ONGs e instituições de caridade.

Na América Latina, assim como no resto do mundo, a redução da perda e do desperdício de alimentos é um desafio complexo e multifacetado. Também é um problema crescente na indústria de alimentos e bebidas. À medida que a sustentabilidade se torna mais prioritária para as empresas de bens de consumo e para os consumidores, muitas empresas estão procurando maneiras de reduzir seu desperdício. No entanto, as empresas de bens de consumo sozinhas não serão capazes de mudar o quadro completo. É necessário trabalhar em conjunto entre setores para reduzir significativamente a quantidade de alimentos desperdiçados e criar um sistema alimentar mais sustentável e equitativo.
 

Os desafios de combater o desperdício de alimentos na América Latina exigem coordenação e soluções de uma ampla gama de stakeholders, como empreendedores, governos, empresas de bens de consumo, investidores e consumidores. Vemos um mercado de investimento fértil para o futuro nos setores agrícola e de alimentos e continuaremos a incentivar o ecossistema local em direção a esse objetivo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Durante pandemia, brasileiros estão comendo mais em casa

A nova rotina imposta às famílias pela pandemia da Covid-19 trouxe forte impacto nos hábitos alimentares dos brasileiros. Entre essas mudanças de comportamento estão...

Como evitar o desperdício de alimentos

Conectando produtores e restaurantes com eficiência tecnológica, estratégia de foodtech simplifica a cadeia de abastecimento gerando soluções de ponta a ponta.

A alimentação saudável passa pela tecnologia

A sociedade está mudando como vê os orgânicos e a tecnologia vem atuando no processo de democratização da alimentação.

Edge Computing

Vivemos em um momento de forte avanço tecnológico na agricultura, em que a alta velocidade da ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!