22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesControle e manejo biológico são as armas contra nematoides

Controle e manejo biológico são as armas contra nematoides

Controle e manejo biológico são as armas do presente e do futuro contra nematóides, projetam especialistas no 38 CBN

O destaque do segundo dia do 38º Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN), em Cuiabá-MT foi a mesa redonda que tinha como tema, “Produtos do futuro com maior sustentabilidade e eficiência”, com foco no manejo e emprego dos nematicidas biológicos, com um olhar para o futuro projetando ações de controle e prevenção aos nematóides alinhados com o meio ambiente e com a assertividade. 

Créditos: Divulgação

O debate vespertino foi aberto com a palestra do líder global de pesquisa em pragas do solo, Dr. Christoph Andreas Baun, da Bayer/Alemanha, que tratou do tema “Nematicidas químicos: o presente e o futuro”. Segundo ele, o 38 CBN destaca o trabalho desenvolvido na área de pesquisa, que busca inovações, ouvindo especialistas, pesquisadores e os produtores em um só local. “O evento mostra a importância dos Nematoides na agricultura brasileira e é uma oportunidade para mostrarmos como a Bayer está trabalhando para transformar as descobertas químicas no futuro e continuarmos inovando para o agricultor daqui. Hoje, tive a oportunidade de trocar conhecimentos com colegas de empresa, acadêmicos e produtores. Foi uma experiência muito rica e agradeço aos organizadores por proporcionarem esse encontro”, disse.

Logo em seguida, a diretora de pesquisa da Microbiota Brasil, Drª Thalita Monteiro, falou sobre “Nematicidas biológicos: o presente e o futuro”. “O controle biológico com o uso de nematicidas biológicos na agricultura é uma realidade no cenário atual, inclusive com o Brasil sendo um protagonista neste contexto. Os produtores realmente adotaram esta tecnologia, e ela se mostra eficiente e segura, e pode ser facilmente incorporada dentro do manejo integrado destes patógenos, porque a alternativa mais eficiente é a utilização de um método de controle, e o controle biológico é mais um dentre outras alternativas a serem utilizadas. Hoje vemos que há baixa diversidade de microrganismos explorados, então esperamos que tenha em breve o registro de produtos à base de outros microrganismos e também de produtos que possam explorar os metabólicos microrganismos e até produtos que tenha a ação em conjunto metabólicos e microrganismos ativos, e por fim esperamos uma maior adesão dos agricultores com a previsão de um crescimento acelerado deste setor nos próximos anos”, explicou. 

O congressista, Dr. Fernando Andreote, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), explanou sobre “A biologia do solo como agente de sanidade ambiental”. “O tema principal foi colocar o solo com um agente central em relação a sanidade, e é dentro deste solo a parte biológica com uma parte ativa, com processos relacionados à sanidade da planta. Então nós sabemos que o solo tem uma série de funções, de dentre as funções biológicas, alguns processos importantes para a sanidade da planta e proteção das mesmas, e nós mostramos como modular essa biodiversidade, como mexer no componente biológico pode nos trazer para um sistema mais saudável, ou seja, mais eficiente no processo da agricultura”, finalizou. 

O Congresso é uma promoção e realização da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN) e do Grupo Regional de Estudos em Nematoides (GREN-MT).  O 38ª CBN conta com o patrocínio da Bayer, Ballagro Agro Tecnologia, UPL, Lallemand, Syngenta, Ingal Agro Tecnologia, Koppert, Spraytech, Basf, Suminoto Chemichal, Corteva Agriscience, Ihara, Omex, Amvac do Brasil, Bioma, Simbiose, APROSMAT, Carbom Brasil. E o apoio da Safrar Análises Agrícolas, e no espaço Startups com a Zagros, Agricamp, On Farming e MS BIO Science.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biológicos, manejo integrado e aumento de produtividade

Qual é o futuro da agricultura? Se olharmos para o passado, poderemos lembrar que o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes minerais industrializados trouxeram um importante incremento na produtividade das culturas e, consequentemente, grande aumento na produção e oferta de alimentos em todo o mundo.

Nitrogênio de liberação lenta ou controlada

A batata apresenta cadeia de produção crescente. A maior parte da produção brasileira ...

Tratamento eletromagnético da água apresenta resultados no controle dos nematoides no cultivo do tomate

  George Hércules de Melo Engenheiro agrônomo e consultor técnico Aqua-4D melo@aqua-4D.com   Presente em mais de 40 países, inclusive no Brasil, a Aqua-4D vem comprovando os benefícios da...

Utilização de adubos orgânicos, condicionadores de solo e bioestimulantes

Autores Elisamara Caldeira do Nascimento Pós-doutoranda - PPG Agricultura Tropical – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) elisamara.caldeira@gmail.com Talita de Santana Matos Pós-doutoranda PPG...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!