19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiÁcaro-rajado em morango exige controle imediato e eficiente

Ácaro-rajado em morango exige controle imediato e eficiente

Mário Calvino Palombini

Engenheiro agrônomo, produtor e consultor técnico

vermelhonatural@hotmail.com

Crédito José Mauro Balbino

O ácaro-rajado é umas das principais pragas da cultura do morango. Por ser praga populacional, é de difícil controle e seus danos podem comprometer o desempenho de toda a lavoura.

Seu local de atuação é na parte inferior da folha, e o dano ocorre pela destruição individualizada das células, começando com manchas cloróticas, com pontuações que evoluem para o bronzeamento da folha. Esta ação ocorre por meio do seu aparelho bucal picador/sugador.

O efeito fisiológico na planta ocorre pela redução da taxa de transpiração, diminuindo a atividade fotossintética e acarretando na redução do tamanho da folha e do porte da planta, retardando a velocidade de crescimento, com a redução da produtividade.

O nível de dano está diretamente ligado ao nível de infestação. Com 2,5 a 05 ácaros-dia/cm2 os danos são pequenos, mas acima disso já são severos. A transpiração diminui rapidamente em 42% com até 15 ácaros-dia/cm2. Mas, com a população de 35 ácaros-dia/cm2 a transpiração diminui gradualmente em mais 11%. Com 50 ácaros-dia/cm2 a transpiração será reduzida em torno de 60%.

 

Controle fitossanitário

Sintomas do ácaro rajado no morangueiro – Crédito Mário Calvino Palombini

Os tratamentos podem ser químicos ou biológicos. Por se tratar de uma praga de difícilcontrole, principalmente no caso de populações altas, o monitoramento é importante para avaliar as características da infecção e determinar as técnicas de controle fitossanitárias adequadas.

Devo ressaltar que no monitoramento de campo não é possível distinguir Amblydeiuscalifornicus de Amblyseiusswirskii, Neoseiuluscucumeris ou Amblydromaluslimonicus.

No caso dos tratamentos químicos com acaricidas, o monitoramento é importante para determinaro acaricida mais indicado, se atua como ovicida ou somente em adultos, a época de aplicação, o número de repetições e o intervalo entre as aplicações.

Os ácaros possuem uma capacidade de criar resistência a acaricidas, não sendo recomendada a aplicação de mais de duas vezes seguidas do mesmo grupo químico, devendo-se limitar o número de aplicações por ciclo da cultura.

Na aplicação, deve-seproporcionar uma distribuição uniforme do defensivo pela planta, principalmente na parte inferior da folha, procurando atingir adequadamente os ácaros-alvos. Para este fim, é recomendadoutilizar espalhante adesivo,adotar a vazão, a pressão,o tipo e o posicionamento dos bicos de pulverização adequados.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual a ação dos fertilizantes organominerais na beterraba?

Autores Júlio César Ribeiro Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Ciência do Solo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) jcragronomo@gmail.com Carlos Antônio...

Novo multissítio biológico promove o controle das doenças de final de ciclo na soja

A cultura da soja representa um dos pilares mais fortes da economia brasileira, com posição ...

Vírus tem ajudado no controle da lagarta falsa-medideira

As infestações naturais com um vírus, ainda não identificado, na lagarta falsa-medideira, Chrysodeixis includens, tem ajudado os produtores no controle dessa praga, segundo aponta...

Uso de luz na produção de morango

Os LEDs (light emitting diode) trazem para os produtores a possibilidade de controle total da produção, tendo para cada cultura uma “receita de luz” específica e a possibilidade de utilizar os equipamentos apenas nos momentos mais adequados em que as plantas necessitam para a fotossíntese, podendo programar o cultivo e reduzir o tempo em até metade do usual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!