22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAdubação parcelada no milho: distribuidor autopropelido

Adubação parcelada no milho: distribuidor autopropelido

Empresa paulista oferece equipamento que facilita a operação e ainda promove a sustentabilidade com o aproveitamento de maquinário antigo da fazenda.

O conceito de reuso no campo vem de encontro à tendência de aproveitamento de potencial de maquinário e é através da otimização desses recursos que os ganhos em economia e produtividade estão inseridos. Uma das soluções com esse foco e que está disponível hoje no mercado, é a transformação de pulverizadores antigos em distribuidores autopropelidos. Essa alternativa é oferecida pela empresa paulista MP Agro. Aliado à sustentabilidade, a linha de soluções da marca também possibilita ao produtor realizar a adubação parcelada de nitrogênio (N) em diferentes estádios fenológicos do milho.

Créditos: Divulgação

A adubação realizada dessa maneira, segundo o especialista e coordenador de vendas Abner Santos, melhora a eficiência de aplicação de N, “essa opção tem por objetivo principalmente minimizar as perdas por lixiviação”. O profissional ressalta que no parcelamento em cobertura, ao realizar-se a adubação com sulfato de amônio é possível obter melhor produtividade, número de espigas e altura de plantas quando parcelada, no mínimo, duas vezes. “E ao realizar-se a adubação com a ureia, para a obtenção de bons resultados, o parcelamento aumenta para, no mínimo, três vezes, devido a maior perda por volatilização em relação ao sulfato”, pontua.

Além disso, existe também, de acordo com o especialista, a possibilidade de realizar a adubação parcelada de N em diferentes estádios fenológicos do milho. “Essa prática, além de diminuir a perda do nutriente, possibilita ganhos de duas a quatro sacas por hectare”, diz o profissional.

É importante lembrar que a adubação deve ser feita conforme as necessidades de cada produtor, região e fazenda, seguindo as orientações de um profissional. “Por exemplo, em estudos realizados considerando as condições de solo e clima de Baixa Grande do Ribeiro/PI e São Raimundo das Mangabeiras/MA, observou-se que o parcelamento da adubação nitrogenada no milho deve ser feito no máximo em duas vezes, 1/2 na fundação + 1/2 por ocasião da sexta folha”, explica o coordenador.

Opção para realizar a operação

Esse tipo de operação, apesar de benéfica, exige mão de obra e tempo. Para auxiliar nesse trabalho, é que a solução oferecida pela MP Agro pode ajudar. Os distribuidores da empresa garantem o aproveitamento do sistema automotriz que o produtor já tem e assim proporciona ganhos em economia e produtividade. “É importante destacar que o equipamento também permite o uso do mesmo rastro já existente na lavoura, o que elimina o amassamento de outras plantas”, ressalta Santos.

O distribuidor autopropelido consegue adentrar as lavouras nos estágios mais avançados das plantas, provendo a adubação tardia, e assim garantindo ainda mais força no desenvolvimento da cultura. “O uso da nossa linha Z para transformação do autopropelido com suas tecnologias de aplicação em taxa variável utilizando a agricultura de precisão é uma ótima opção para realizar com sucesso a adubação nitrogenada parcelada”, completa o especialista.

ARTIGOS RELACIONADOS

AgroBrasília 2022: soja, milho e feijão são destaques da Ubyfol

Evento acontece enter os dias 17 e 21 de maio. Veja os destaques da empresa

Matéria orgânica – Mais produtividade para a cana

  Claudimir Pedro Penatti Consultor de Produtos do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC)   O solo, considerado um compartimento terrestre, apresenta um dinamismo muito grande em seus compartimentos...

Investimento em agricultura de precisão melhora o manejo

André Gonçalves Pierre Engenheiro agrônomo, Unesp Jaboticabal andregpierre@live.com Agricultura de Precisão (AP) pode ser definida como um conjunto de práticas de manejo, por meio do uso de...

Vigor da semente: busca constante do milhocultor

O vigor das sementes é um fator crucial para a produtividade e qualidade da produção da cultura do milho. Sementes de alto vigor geram plântulas com maior velocidade e uniformidade de emergência, o que proporciona o estabelecimento rápido da cultura e maior velocidade nos processos metabólicos ligados ao início do desenvolvimento vegetal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!