O aumento do mercado de produtos que são gerados de pequenos produtores rurais que são as pessoas que praticam a agricultura familiar tem sido a responsável pelo surgimento de diversas oportunidades para este tipo de produtor. E com o avanço tecnológico é muito importante pensar em ter o negócio na internet também.
Entre os itens que mais tem a agricultura familiar como a responsável estão: a mandioca (83%), leite (58%), e o feijão (70%). Por isso, a importância da expansão para o digital, trazendo ainda mais clientes para estes produtores que, por exemplo, durante a pandemia não tinham para quem vender porque os estabelecimentos estavam fechados.
Além disso, o jeito de consumir produtos, inclusive os alimentícios, mudou muito também depois da pandemia. De acordo com uma pesquisa feita pela Bain & Company, em 2021, 76% dos brasileiros passaram a realizar compras de supermercado pela internet.
Mas como iniciar um negócio na internet?
A tecnologia veio para trazer diversos benefícios para as pessoas que investem na agricultura familiar e uma delas é a oportunidade de vender os seus produtos na internet, trazendo uma expansão para o seu negócio.
1 – Como será o negócio online
O primeiro passo a ser dado é fazer a escolha dos itens produzidos que serão comercializados na internet. Depois disso, será necessário optar pela forma de comercialização: marketplace ou site próprio, por exemplo.
Se você optar por site próprio, terá que contratar profissionais para o desenvolvimento da plataforma. E também você precisa comprar a URL da sua loja virtual. Aqui também é o momento de criação de logomarca, caso a empresa ainda não tenha.
Outros pontos a serem avaliados são: o meio de pagamento que será aceito nas transações e a logística do frete. Segundo um estudo feito pelo Ebit|Nielsen, mais da metade dos consumidores responderam que acham melhor pagar menos pelo frete mesmo que o produto demore um pouco mais para chegar na sua casa.
Por isso é legal, se possível, realizar um acordo com alguma transportadora para otimizar este pagamento e, consequentemente, diminuir o valor.
Ah! Tome muito cuidado com o estoque dos seus produtos, desta forma, os seus clientes só irão comprar o que realmente você tem ou não tem. Se não tiver o problema é maior ainda, já que será necessário realizar um estorno.
2 – Avalie o seu concorrente
A segunda coisa que você pode fazer é avaliar como os seus principais concorrentes de negócios online estão trabalhando na internet e este item inclui, principalmente, as redes sociais do seu negócio na agricultura familiar.
Um ponto para dar uma olhada é verificar a forma que eles vendem os seus produtos, quais preços eles praticam, como são as postagens nas redes sociais e com qual frequência, dentre outros detalhes.
Resumindo: É montar um dossiê e vale até uma listagem de prós e contras das coisas que os concorrentes executam.
3 – Tenha um cronograma de publicações
Depois de tudo pronto, não deixe de montar um cronograma com todas as ações de marketing, por exemplo, que serão feitas com o objetivo de atrair novos clientes para o negócio.
Estar presente nas redes sociais é muito importante, afinal de contas, os brasileiros passam muitas horas do dia conectados.
Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, chegou-se à conclusão de que 43% dos brasileiros realizaram uma compra partindo de uma publicação nas redes sociais.
Facebook e Instagram tem ferramentas que te dão oportunidade de realizar vendas pela própria plataforma. O Whatsapp pode ser uma outra forma de captação de novos clientes e conversões, pois ele te ajuda, principalmente, a manter um relacionamento com o cliente.
Pronto! Você tem um negócio de agricultura familiar? Conte para nós se você já vende pela internet.