24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosAminoácido em citros: garantia de boa florada

Aminoácido em citros: garantia de boa florada

Foto: Shutterstock

Arlindo de Salvo Filho
Engenheiro agrônomo e consultor em Citricultura
arlindoconsultor@gmail.com

Os aminoácidos podem trazer diversos benefícios para as plantas citrícolas. De acordo com o aminoácido ou grupo aplicado, se tem os benefícios de enraizamento, melhor pegamento de flores e frutos, mitigação e recuperação de plantas que passam por estresses abióticos.

Reflexos no campo

Os aminoácidos podem incrementar e melhorar a qualidade dos frutos de diversas formas, pela atenuação de estresses, que causam o aumento de espécies reativas de oxigênio, os chamados radicais livres, que causam danos às células saudáveis levando à perda de produtividade.

Alguns aminoácidos são precursores de importantes hormônios, como triptofano, precursor da auxina, envolvido no crescimento celular, e a metionina, precursor do etileno, hormônio gasoso envolvido na maturação dos frutos.

Manejo

Os aminoácidos não são todos iguais. Para que se tenha respostas, os aminoácidos devem ser livres e estarem em sua forma bioativa, os chamados L-aminoácidos. Outro ponto importante é conhecer o aminograma do produto a ser aplicado, pois cada aminoácido ou conjunto de aminoácidos produz efeitos específicos.

Por exemplo, um dos aminoácidos mais importante na mitigação de estresses abióticos é a prolina, portanto, o produto deve conter uma quantidade significativa desse aminoácido. Com essas informações o produtor pode posicionar o produto no timing certo.

O processo

Após a época da seca, o retorno das águas promove o florescimento da planta. Devido ao longo período de estiagem que essa planta estava passando, o estresse oxidativo pode estar alto e os teores de reserva baixo, impactando no baixo pegamento floral.

O uso de aminoácidos corretos pode fornecer energia extra prontamente disponível para as plantas, aumentando o índice de pegamento de flores.

Foto: Shutterstock

Erros e soluções

O erro mais frequente é achar que aminoácido é tudo igual. Para isso, é importante conhecer o produto, seu aminograma que informa quais e quanto de cada aminoácido tem no produto, assim como se estava na forma livre e bioativa.

Aminoácidos usados corretamente, com certeza trarão ótimos benefícios às plantas e à produção. Não existe um produto específico para conseguir excelentes produtividades e explorar a capacidade genética das mesmas.

Esta é apenas mais uma ferramenta, de uma corrente que envolve outras medidas culturais e fitossanitárias.

ARTIGOS RELACIONADOS

Enxofre é importante para a qualidade do algodão

  Na falta do enxofre, as folhas mais novas do algodão ficam amarelas, crescem menos e a produtividade tende a cair, pois a planta passa...

Tratamento de sementes na fazenda ou industrial?

  O tratamento de sementes é como um seguro da lavoura, que pode impedir prejuízos e garantir a produção   Ainda que não haja diferença, em termos...

Coopercitrus cresce 24%

Mantendo crescimento médio de 20% ao ano, cooperativa dobrou de tamanho nos últimos 5 anos.

Fertilizantes enriquecidos com promotores de crescimento melhoram a qualidade da batata

Witor Lucio de Carvalho Silva Engenheiro agrônomo e consultor de vendas witorlucio@yahoo.com.br Uma novidade na produção de batata é o uso de fertilizantes enriquecidos com micronutrientes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!