19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAminoácido em citros: garantia de boa florada

Aminoácido em citros: garantia de boa florada

Foto: Shutterstock

Arlindo de Salvo Filho
Engenheiro agrônomo e consultor em Citricultura
arlindoconsultor@gmail.com

Os aminoácidos podem trazer diversos benefícios para as plantas citrícolas. De acordo com o aminoácido ou grupo aplicado, se tem os benefícios de enraizamento, melhor pegamento de flores e frutos, mitigação e recuperação de plantas que passam por estresses abióticos.

Reflexos no campo

Os aminoácidos podem incrementar e melhorar a qualidade dos frutos de diversas formas, pela atenuação de estresses, que causam o aumento de espécies reativas de oxigênio, os chamados radicais livres, que causam danos às células saudáveis levando à perda de produtividade.

Alguns aminoácidos são precursores de importantes hormônios, como triptofano, precursor da auxina, envolvido no crescimento celular, e a metionina, precursor do etileno, hormônio gasoso envolvido na maturação dos frutos.

Manejo

Os aminoácidos não são todos iguais. Para que se tenha respostas, os aminoácidos devem ser livres e estarem em sua forma bioativa, os chamados L-aminoácidos. Outro ponto importante é conhecer o aminograma do produto a ser aplicado, pois cada aminoácido ou conjunto de aminoácidos produz efeitos específicos.

Por exemplo, um dos aminoácidos mais importante na mitigação de estresses abióticos é a prolina, portanto, o produto deve conter uma quantidade significativa desse aminoácido. Com essas informações o produtor pode posicionar o produto no timing certo.

O processo

Após a época da seca, o retorno das águas promove o florescimento da planta. Devido ao longo período de estiagem que essa planta estava passando, o estresse oxidativo pode estar alto e os teores de reserva baixo, impactando no baixo pegamento floral.

O uso de aminoácidos corretos pode fornecer energia extra prontamente disponível para as plantas, aumentando o índice de pegamento de flores.

Foto: Shutterstock

Erros e soluções

O erro mais frequente é achar que aminoácido é tudo igual. Para isso, é importante conhecer o produto, seu aminograma que informa quais e quanto de cada aminoácido tem no produto, assim como se estava na forma livre e bioativa.

Aminoácidos usados corretamente, com certeza trarão ótimos benefícios às plantas e à produção. Não existe um produto específico para conseguir excelentes produtividades e explorar a capacidade genética das mesmas.

Esta é apenas mais uma ferramenta, de uma corrente que envolve outras medidas culturais e fitossanitárias.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos atuam na síntese da clorofila

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, Msc. e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em...

Aminoácidos fornecem energia à alface

Lucas Anjos de Souza Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, campus Rio Verde lucasanjos22@yahoo.com.br Os aminoácidos são biomoléculas extremamente importantes para todos os...

Aminoácidos amenizam impacto da geada na produção de maçã

Glaucio da Cruz Genuncio Doutor e professor de fruticultura do DFF/FAAZ/UFMT glauciogenuncio@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia/Ciência do Solo A geada é conhecida agronomicamente...

Solo – Calagem nos pomares de citros

Autores Bruno Novaes Menezes Martins Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Horticultura – FCA/UNESP brunonovaes17@hotmail.com Letícia Galhardo Jorge Bióloga e mestranda em Botânica - IBB/UNESP...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!