27.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAnálises laboratoriais têm importância vital para a agricultura

Análises laboratoriais têm importância vital para a agricultura

As análises laboratoriais de solo envolvem a coleta e posterior análise de amostras representativas das áreas de cultivo.

Divulgação

A agricultura contemporânea é beneficiada por um aliado crucial: as análises laboratoriais. Estas análises oferecem uma janela indispensável para compreender as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e da planta, tornando-se uma ferramenta essencial para os produtores rurais na tomada de decisões estratégicas e no manejo otimizado dos recursos.

No 8° episódio do podcast Conexão Microgeo, um diálogo esclarecedor entre Leonardo Pontes, engenheiro agrônomo e Consultor Técnico da The Soil Company, e André Signori, engenheiro agrônomo e consultor bioagronômico, trouxe à tona a importância crucial dessas análises para a agricultura moderna. O episódio, repleto de insights valiosos, discutiu os diferentes tipos de análises laboratoriais disponíveis no mercado e como essas informações podem atender às necessidades específicas dos produtores.

As análises laboratoriais de solo envolvem a coleta e posterior análise de amostras representativas das áreas de cultivo. Esse processo oferece uma gama de informações preciosas, como pH, matéria orgânica, retenção de água, textura, presença de nutrientes e elementos prejudiciais. Esses dados são cruciais para adaptar as práticas agrícolas às condições específicas de cada cultura.

Análise microbiológica do solo

Os especialistas também falaram sobre a análise microbiológica do solo. Ela representa uma tecnologia inovadora e em ascensão, capaz de aprimorar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura, reduzindo a necessidade de pesticidas e herbicidas, por exemplo.

Essa abordagem oferece um benefício significativo ao diminuir o tempo necessário para os agricultores obterem informações relevantes sobre suas plantações. Ao utilizar os dados provenientes dessa análise para criar indicadores microbiológicos específicos para os solos agrícolas, os agricultores estão mais bem equipados para tomar decisões mais assertivas na gestão de suas plantações.

Microgeo

Os especialistas também conversaram sobre a biotecnologia Microgeo®, que é um componente balanceado que nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), maneja e restabelece o microbioma do solo. Ao equilibrar o solo com microrganismos benéficos o produtor alcança um ambiente extremamente favorável para melhor aproveitamento e desenvolvimento de qualquer cultura. A Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independentemente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos, como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

Esses microrganismos podem ser identificados através de análises laboratoriais e elas oferecem aos produtores uma base sólida para decisões fundamentadas. Ajustar as práticas agrícolas de acordo com as necessidades específicas do solo e da cultura resulta em uma agricultura mais eficiente, sustentável e lucrativa, com menor impacto ambiental.

Para mais informações e detalhes sobre esse assunto, ouça o episódio completo do podcast Conexão Microgeo através do link: https://open.spotify.com/episode/5Ev93u05V0hzDccmRcj4fH

ARTIGOS RELACIONADOS

Cigarrinha-do-milho – todo cuidado é pouco!

Conheça os alvos que podem afetar a sua cultura e quais produtos podem te ajudar no manejo, com a consultora Suzeth Carvalho.

Entenda por que os microrganismos trazem uma série de benefícios para a agricultura

A tecnologia e pesquisa aplicada ao setor agro comprovam que os muitos microrganismos são essenciais para uma boa saúde dos solos, sanidade e desenvolvimento das plantas, impactando diretamente na produtividade dos cultivos.

Startup de agricultura urbana lança horta inteligente

No último ano, o interesse pelo contato com a natureza tornou-se ainda maior durante ...

Manejo de pragas de precisão gera economia média de 33% na aplicação de pesticidas

O programa de manejo de pragas de precisão deve ter quatro bases: identificação de pontos de infestação; entrega de solução localizada (com o uso das ferramentas digitais); interface homem-máquina e manejo integrado de pragas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!