27.7 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosAprenda a colher o abacate no tempo certo

Aprenda a colher o abacate no tempo certo

O abacate é uma planta que requer vários cuidados específicos, sendo essencial saber a hora correta de colher.

Walleska Silva Torsian
Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – ESALQ/USP, Departamento de Produção Vegetal
walleskatorsian@usp.br

Paula Rocha Guimarães Canuto
Engenheira agrônoma – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e consultora técnica em frutas tropicais
paula.rocha.guimaraes@gmail.com

O abacate (Persea americana), originário da América Central e do Sul, é bastante apreciado em todo o mundo devido ao sabor, textura e valor nutricional, além dos benefícios para a saúde associados ao consumo da fruta.

Crédito: Adrielle Teodoro

O abacateiro é uma árvore perene, de fácil adaptação a diferentes climas e solos, de porte médio a grande, atingindo até 20 metros de comprimento. Com folhas verdes e brilhantes, a árvore produz pequenas flores, mas muito atraentes visualmente, de tonalidade amarela ou verde clara.

Cuidados

A cultura do abacateiro requer vários cuidados específicos que garantem o bom desenvolvimento das árvores e elevada produção. Para isso, a seleção de variedades adequadas para as condições climáticas e local de plantio, o preparo do solo, manejo da irrigação ideal, controle de pragas e doenças e prática de poda e tratos culturais adequados são essenciais para uma ótima colheita e rendimento de frutos.

A produção de abacates tem ciclo longo, com as árvores iniciando a produção após alguns anos. A polinização ocorre por insetos ou pelo vento, e a frutificação em diferentes épocas do ano, dependendo das condições climáticas e da variedade escolhida.

Com grande potencial econômico para produtores e também para a exportação, o mercado global de abacate vem crescendo devido à sua popularidade como ingrediente utilizado para várias preparações culinárias, além do uso como alimento saudável e nutritivo.

Hora de colher

A colheita, armazenamento, embalagem e transporte dos abacates são os processos mais importantes da cadeia de valor alimentar e afetam muito a qualidade do produto.

A colheita do abacate no tempo certo é importante para garantir a qualidade do produto final. Algumas razões pelas quais a colheita no momento adequado é importante são:

Maturação ideal: a colheita ocorre antes de o abacate estar totalmente maduro, devido ao fato dele continuar amadurecendo após a colheita (é uma fruta climatérica). Porém, se colhido muito antecipadamente, o abacate não amadurecerá corretamente, comprometendo o seu sabor e textura. Mas, se for colhido muito tardiamente, o abacate ficará muito maduro, com sabor alterado. Logo, é importante a colheita no momento certo, permitindo que amadureça adequadamente;

Qualidade sensorial: a colheita realizada no tempo certo garante que o abacate tenha melhores características, como aroma, textura e sabor, além de aroma agradável;

Vida útil prolongada: ao colher o abacate no momento ideal de maturação, garante-se a vida útil prolongada, permitindo que os produtores e varejistas tenham maior prazo para comercialização dos mesmos, sem que ocorra a deterioração;

Resistência ao manuseio: o abacate colhido no tempo certo terá a casca mais resistente, facilitando o transporte e manuseio durante a pós-colheita do produto. Com isso, os danos físicos, como amassados, que afetam a qualidade do produto, serão reduzidos.

Orientações

É importante ressaltar que o momento exato de colheita do abacate varia de acordo com as variedades existentes, as condições climáticas e o local de produção. Os produtores precisam estar familiarizados com as características da variedade que estão cultivando e monitorar o estágio de maturação, para colher os abacates no momento mais adequado.

As diversas variedades de abacate existentes possuem variadas épocas e tempo de colheita. Essa sazonalidade é definida por condições climáticas, biológicas e físicas que afetam toda a cadeia produtiva do abacate. As principais variedades de abacate cultivadas no Brasil, possuem um calendário de colheita bem definido:

●         Avocado (Hass): de fevereiro a setembro;

●         Breda: de setembro a dezembro;

●         Fortuna: de fevereiro a julho;

●         Geada: de novembro a fevereiro;

●         Margarida: de junho a novembro;

●         Quintal: de março a julho.

Suas variedades permitem que tenha colheita ao longo do ano. O ponto de colheita do abacate, é baseado em alguns parâmetros:

● Nos critérios de aspectos externos temos a aderência do pedúnculo – quanto mais verde é o fruto, maior é a aderência do pedúnculo. Já a coloração da casca, que é brilhante, com o processo de amadurecimento tende a ficar opaca;

● No aspecto interno, pode ser visto a característica da polpa e o revestimento do caroço. O revestimento do caroço quando o fruto ainda está verde é um tegumento carnoso, espesso e de cor branca; com o processo de maturação, a espessura do revestimento diminui e se torna uma fina película;

● No aspecto físico, como o peso e o volume, tende a diminuir à medida que ocorre o processo de maturação em torno de 1,02 a 0,95g/cm³ em frutos verdes, e de 0,90 a 0,85g/cm³ em frutos maduros;

● Com relação à resistência e consistência da polpa, com a maturação do fruto há a tendência em se perder umidade, ocorrendo gradativamente o endurecimento da polpa e diminuindo gradativamente sua consistência com o processo de amadurecimento. Um modo prático é colocar a fruta na palma da mão e apertá-la de forma suave entre os dedos. Não se deve apertar com a ponta dos dedos, para não danificar o fruto;

Atenção

Se o fruto do abacateiro for colhido antes da época correta, há o grande risco de afetar o tamanho, ter o sabor alterado, ficando amargo e a textura tende a ser mais firme e desagradável ao paladar do consumidor.

Após a colheita, as frutas são selecionadas, tratadas, classificadas e submetidas a um processo de proteção para serem acondicionadas e transportadas. Frutas que serão exportadas passam por um tratamento fitossanitário para evitar fungos de podridão. Esse processo não se faz necessário para a comercialização de frutos para o mercado interno.

A seleção dos frutos é feita de modo a eliminar frutos com defeitos de descoloração, sem pedúnculo, frutas manchadas, frutas malformadas, ou frutas com a polpa mole, que sofreram danos durante a colheita.

A proteção dos frutos é feita por meio da cera, que faz uma impermeabilização do fruto, com a finalidade de reduzir a respiração e, em consequência, a liberação do etileno, evitando assim que o amadurecimento do fruto ocorra de forma acelerada.

Em temperatura ambiente, a fruta, no máximo em 10 dias a partir da colheita, estará madura. Quando as frutas são enceradas, o tempo de prateleira passa a ser ampliado para 17 dias, dependendo da cera utilizada.

Pós-colheita

A colheita do abacate determina a qualidade do produto que será oferecido para o mercado consumidor. Assim, o produtor deve estar atento aos sinais de maturidade, mudança de cor e textura para determinar o momento certo de realizar a colheita.

A colheita no momento apropriado garante a qualidade satisfatória dos frutos em todos os elos da cadeia produtiva. Porém, deve-se conhecer cada variedade cultivada, assim como as condições climáticas da região de cultivo. Se necessário, um profissional deve ser chamado para orientações no cultivo.

Para longos transportes, os frutos são colocados em caminhões com ambiente interno controlado (temperatura e umidade). Assim, os gases dentro da unidade são regulados para fornecer a atmosfera certa para prolongar o tempo de trânsito da fruta, reduzindo o oxigênio e aumentando o dióxido de carbono no interior do caminhão.

ARTIGOS RELACIONADOS

Colheita seletiva

https://www.youtube.com/watch?v=YisANxPMnYQ

Propagação de mudas do abacateiro

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com O abacateiro (Persea americana Mill.) é originário da América e seu centro...

Fertilizante de liberação lenta em abacateiro funciona?

Entenda a técnica, quais os detalhes para ser mais eficiente e o custo-benefício.

Novo estilo de vida aumenta demanda por abacates

Nunca se teve uma busca tão grande por uma alimentação saudável como nos dias atuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!