20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAula inaugural da Primeira Turma é ministrada por diretor da IBM

Aula inaugural da Primeira Turma é ministrada por diretor da IBM

IMG_0865A Fatec Shunji Nishimura em Pompeia realizou na última sexta-feira, 10, no anfiteatro da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia a aula inaugural da primeira turma do curso superior inédito e gratuito de “Big Data no Agronegócio“. A aula foi ministrada pelo geólogo Ulisses Mello que é o Diretor do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil (IBM Research). Ele é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de Pesquisa & Desenvolvimento e inovação em parcerias com universidades, clientes e agências.

Mello começou a carreira como pesquisador no IBM T.J Watson Center, nos Estados Unidos, no qual trabalhou nas áreas de Ciências Físicas e Matemáticas, Business Analytics e Ciências Matemáticas, em que foi gerente de Análises de Petróleo e Energia.  Antes de assumir a atual posição, Ulisses era o líder mundial de Recursos Naturais da Divisão de Pesquisa da IBM, que inclui as indústrias de petróleo, mineração e agricultura.

Ulisses é graduado em geologia pela Universidade de São Paulo, possui mestrado na mesma área pela Universidade Federal de Ouro Preto e recebeu um Ph.D. em geologia da Columbia University. Possui mais de 70 artigos publicados em literaturas, diversas patentes e em 1998, recebeu o prêmio “Wallace Pratt“ da Associação Americana dos Geólogos de Petróleo.

IMG_0878

Ulisses explicou em sua aula que o conhecimento no mundo cresce exponencialmente dobrando a cada 18 meses. Tal obsolescência traz uma necessidade de carreiras profissionais voltadas ao conhecimento científico de armazenamento de dados. Ele disse que hoje é crescente a criação e demanda de carreiras voltadas à internet.

Ele informou que nos últimos quatro anos percebe-se cada vez mais que tudo no mundo tem sua relação com dados e a grande questão é como trabalhar com a confluência e o grande volume desses dados.

Na área do agronegócio, que é a ênfase do curso, empresas como a Agrotools, por exemplo, trabalha 90% com Big Data e faltam profissionais nessa área, mostrando que o curso oferecido pela Fatec de Pompeia tem um futuro promissor. “Serão os solucionadores de problemas voltados à agricultura“, destacou Mello

IMG_0984

O curso conta com o método canadense de ensino “Profound Learning quebrando paradigma de ensino em que “a escola ensina e lição e depois aplica a prova, para a vida aplica a prova e depois nos ensina a lição“.

O método aplicado ao Big Data no Agronegócio, visa tornar seus alunos aptos a desenvolver aplicativos e soluções com ênfase em Tecnologias de armazenamento de dados em nuvem, Big Data, internet das coisas (IoT) e aprendizado de máquina com contextualização no setor do agronegócio. Estará apto também a planejar, executar e controlar a infraestrutura de coleta e processamento de dados de empresas do agronegócio.

Com duração de 3 anos, o curso conta com 40 vagas no período da tarde e visa formar profissionais que possam atuar em empresas de infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação); empresas que desenvolvem software e hardware; fabricantes e revendedores de equipamentos para internet das coisas e agricultura de precisão; indústria e revendedores de tratores, máquinas e implementos agrícolas e usinas, entre outros.

O curso foi criado através de parcerias entre Centro Paula Souza, Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e Prefeitura Municipal de Pompeia.

A primeira turma de alunos do curso de Big Data conta com vários profissionais formados em áreas como Análise de Sistemas, Engenharia, Administração, Odontologia e outras mostrando a tendência de formação de profissionais voltados para a Internet das coisas nos mais variados campos profissionais.

 

Folheto Digital do Big Data – 30set Big Data no Agronegócio – institucional pdf

ARTIGOS RELACIONADOS

Produto sucesso de performance nos EUA é destaque

A Brandt do Brasil, subsidiária da norte-americana Brandt, uma das maiores fornecedoras mundiais de especialidades para a agricultura, apresentou os benefícios e vantagens do TriTek no IX Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV).

Fertilizante de liberação lenta no desenvolvimento de mudas de Paricá

  Prof. Überson Boaretto Rossa Doutor em Engenharia Florestal - UFPR uberson.rossa@ifc-araquari.edu.br   A produção de mudas de boa qualidade exige a utilização de substrato que forneça...

Mancha púrpura – Doença comum e importante no cultivo da cebola

Valdir Lourenço Jr. Ailton Reis Engenheirosagrônomos, doutores em Fitopatologia epesquisadores da Embrapa Hortaliças Gilmar Paulo Henz Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia epesquisador da Embrapa Sede   A mancha púrpura,...

Cálcio é determinante na qualidade da uva?

AutorGivago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com A videira se adapta bem a uma grande...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!