27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasBem Brasil demonstra compromisso com agricultura sustentável

Bem Brasil demonstra compromisso com agricultura sustentável

Líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas do país, a companhia é referência de sustentabilidade para a indústria brasileira

O ano de 2023 marca a 50ª comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida em 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Essa celebração desempenha um papel crucial na conscientização e engajamento da população e empresas em relação à importância dos processos voltados à sustentabilidade nas organizações.

Créditos: Divulgação

Desde sua fundação, a Bem Brasil – marca líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas no país, com mais de 50% do compartilhamento nacional – tem como foco principal a atuação socioambiental e a produção sustentável. O compromisso da empresa com a natureza começa antes mesmo de sua principal matéria-prima, as batatas, chegarem às suas fábricas. “Nós trabalhamos em estreita colaboração com os fornecedores a fim de garantir uma produção dentro dos padrões internacionais de sustentabilidade, consoante as regulamentações agrícolas, ambientais e trabalhistas brasileiras”, afirma Dênio Oliveira, presidente da Bem Brasil.
 

Economia Circular
 

O envolvimento direto da marca com seus fornecedores, considerados parceiros de longo prazo, vai além da promoção de práticas sustentáveis em suas fazendas. A Bem Brasil os apoia por meio de iniciativas de economia circular relacionadas à gestão de resíduos. Segundo Isabela Navarro, gerente de Sustentabilidade da empresa, a iniciativa de oferecer fertilizantes naturais, derivados da compostagem de resíduos orgânicos da fábrica, tem grande potencial para a substituição parcial do uso de fertilizantes químicos no campo, preservando o solo e os recursos hídricos locais. “Hoje, a Bem Brasil atingiu o marco de 100% de reaproveitamento dos resíduos de batata. Além disso, também destinamos efluentes líquidos tratados, ricos em nutrientes para o solo das fazendas de nosso parceiro. Por meio da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), os efluentes da unidade de Perdizes possibilitam a fertirrigação de aproximadamente 1.000 hectares de terra pertencentes ao nosso fornecedor”, destaca a profissional.
 

Eficiência energética
 

No âmbito de operações, a empresa está empenhada em promover um consumo de energia racional e eficiente. Como parte desse compromisso, a Bem Brasil adotou práticas sustentáveis de produção e investiu para garantir um futuro em que seu consumo seja suprido por fontes renováveis.
 

Atualmente, cerca de 50% da energia utilizada nos processos da indústria é gerada internamente, por meio do uso de biomassa nas caldeiras. De acordo com Isabela, essa produção permite evitar aproximadamente a emissão de 285.672,24 tCO₂ e, quando relacionadas à utilização de diesel, a ação contribui positivamente para o atendimento de compromissos climáticos. A empresa possui uma média aproximada de 230 Nm³/h de biogás disponível para a geração de energia, proveniente do sistema de tratamento de efluente das lagoas anaeróbicas – sendo este um dos cases de economia circular que favorece a redução de emissões de gases de efeito estufa para atmosfera.
 

“No último ano, a Bem Brasil (unidade de Araxá) conquistou a certificação ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). É uma norma que voluntariamente decidimos implementar e, para isso, dedicamos dois anos de esforços para a criação e implementação de nossa Política Ambiental. Muito além do cumprimento de requisitos legais, nós sempre mantivemos uma equipe dedicada em fortalecer nosso pilar da sustentabilidade”, explica a gerente. A certificação, emitida pela SGS do Brasil Ltda, empresa líder mundial em certificação de sistemas de gestão, atesta que a Bem Brasil adota os processos necessários para o uso eficiente de recursos naturais e redução de desperdícios.
 

Educação Ambiental
 

Somado às ações de preservação, a companhia também atua na educação ambiental, principalmente para a formação de futuras gerações engajadas na proteção do meio ambiente e na promoção de iniciativas sustentáveis. Em parceria com a Fazenda Água Santa, em 2022 a Bem Brasil fundou o projeto Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado (NASC). A fazenda – que conta com a sede do núcleo ao lado de uma de suas reservas – já recebeu 1110 visitantes, sendo 840 alunos da região de Perdizes-MG.
 

Com grandes áreas de cerrado preservadas, o local é um exemplo de que a preservação do bioma pode estar aliada com a produção agrícola em larga escala. Durante dois anos de pesquisas, mais de 230 espécies de aves foram documentadas na fazenda e em seus arredores, além de jaguatiricas, lobos-guará, onças-pardas, sucuris, capivaras, queixadas, veados, tatus, raposas, gambás, duas espécies de tamanduás e quatro espécies de primatas.
 

Premiações

Devido a sua atuação no segmento de congelados, a Bem Brasil ganhou, recentemente, a premiação NPS Benchmarking 2023 da Opinion Box, na categoria de Alimentos. No último mês, a empresa também ficou em primeiro lugar na categoria de perecíveis congelados nos rankings Top Marcas e Top Fornecedores 2023, idealizados pela revista SA+.

ARTIGOS RELACIONADOS

Massa de ar frio pode trazer geada e neve para SC

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana, entre 16 e 20 de maio.

Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono BASF registra avanços e projeta ações para 2023

Na Irlanda, o projeto em andamento promove redução das emissões de CO2 associadas à produção de cevada em 50 produtores locais

Prejuízos provocados pelos nematoides na agricultura brasileira

Segundo pesquisa da SBN, esses microrganismos provocam perdas de cerca de R$ 35 bi por ano aos produtores.

CropLife Brasil anuncia novo posicionamento de marca

#ConectadosPeloCampo e #JuntosPeloFuturo é o slogan que representa esta nova fase da associação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!