Erik Romão
Representante técnico de vendas da Vitória Fertilizantes
Palavra dos pesquisadores: As atividades de suinocultura e de avicultura estão crescendo muito rapidamente no Brasil. Estes sistemas de produção geram grandes quantidades de resíduos orgânicos. Atualmente, no Brasil são produzidos cerca de 7,8 milhões de toneladas de cama de aviário e 105 milhões de m3 de dejetos líquidos de suÃnos.
A utilização destes resíduos como fonte de nutrientes para o cultivo de grãos e de pastagens é uma prática comum em várias regiões brasileiras. No entanto, o uso de resíduos animais in natura resulta em baixa eficiência de utilização dos nutrientes, perdas por lixiviação e volatilização, e aumenta o risco de contaminação ambiental.
Após a transformação biológica dos resíduos animais e sua associação com fontes minerais é possível produzir fertilizantes organominerais granulados com alto teor de fósforo solúvel para uso em sistemas de produção extensiva de grãos e hortaliças.
Perfil
As características físicas e químicas do fertilizante organomineral granulado estão de acordo com a lei brasileira de fertilizantes. Resultados de campo indicam que a eficiência do uso do fósforo proveniente dos fertilizantes organominerais é semelhante à eficiência dos fertilizantes solúveis.
Dependendo da região analisada, devido a alguns aspectos relacionados com a logÃstica e distribuição, os fertilizantes organominerais granulados podem significar uma alternativa de baixo custo comparada com os fertilizantes minerais tradicionais.
Relação custo-benefÃcio
O fertilizante organomineral é desenvolvido a partir da junção dos benefícios do fertilizante orgânico, produzido a partir da compostagem, fonte orgânica nobre, rica em macro e micronutrientes, porém em baixas concentrações; e de fertilizantes minerais, que, apesar de não possuÃrem todos os benefícios do orgânico, apresentam concentrações elevadas de nutrientes em sua composição.
Essa combinação resulta em um fertilizante altamente produtivo para o solo e para as plantas, com redução de perdas no cultivo.Além da fácil aplicação, o fertilizante organomineral proporciona melhora no custo-benefÃcio, pois permite que o produtor utilize quantidades de nutrientes de 35 a 40% inferiores às comumente aplicadas com fontes minerais convencionais.
Desta forma, o agricultor é recompensado pela economia imediata a curto, médio e longo prazos. Quando o produtor opta pelo uso de fertilizante organomineral em sua cultura, as perdas dos nutrientes como nitrogênio, potássio, fósforo ou ureia são reduzidas a praticamente zero, graças à alta concentração de matéria orgânica e minerais que o produto dispensa ao solo.
Vantagens
A vantagem econômica é perceptÃvel em qualquer época, especialmente em tempos de crise financeira. O VitfértilOrganomineral da Vitória Fertilizantes é um fertilizante que oferece aumento progressivo na produção, recuperação e manutenção da saúde do solo e vitalidade à planta.