21.6 C
Uberlândia
sábado, maio 11, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiBiológicos - Sucesso exige aplicação na hora certa

Biológicos – Sucesso exige aplicação na hora certa

Geraldo Papa

Doutor e professor da UNESP – Campus de Ilha Solteira/SP

gpapa@bio.feis.unesp.br

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

No geral, o grande benefício dos defensivos biológicos está na menor agressividade ao ambiente, ou seja, são mais seletivos aos inimigos naturais das pragas e, portanto, desequilibram menos o agroecossistema.

Se pensarmos nos defensivos biológicos há poucos anos, tínhamos pouco uso dos mesmos no campo e pouca credibilidade destes produtos diante dos agricultores e técnicos. Isso acontecia devido ao amadorismo na fabricação e comercialização e baixa qualidade dos produtos que, desta forma, não eram competitivos diante dos defensivos sintéticos.

Nos últimos anos, no entanto, este quadro começou a mudar, com a profissionalização das empresas e biofábricas, e ganhou um salto de qualidade após a introdução de nova praga no Brasil, que foi a Helicoverpa armigera.

Outro fator que impulsionou as mudanças foi o aumento da intensidade de ocorrência de pragas e dificuldades de controle com inseticidas convencionais. Atualmente, tanto os defensivos biológicos à base de fungos, bactérias e vírus entomopatogênicos quanto os agentes de controle biológico, como predadores e parasitoides, estão mais efetivos no campo, com melhor assistência do pós-venda e profissionalização dos fabricantes, embora ainda necessitem de modernização na fabricação, comercialização e operacionalidade de seu uso no campo.

Aplicação no tempo certo

A pulverização no time certo é um assunto muito importante para se tratar, quando se fala na eficácia dos biológicos. O momento certo de aplicação é fundamental para o sucesso de todas as classes de defensivos e, no caso dos biológicos, essa importância é ainda maior devido à grande dependência de condições climáticas favoráveis para o efetivo funcionamento destes produtos no campo.

Assim, é necessário o monitoramento constante das lavouras para determinar o momento em que o clima é favorável ao tipo de produto que vai ser aplicado, como por exemplo, a umidade alta para os produtos à base de fungos entomopatogênicos, o tamanho ideal das lagartas, por exemplo, para os produtos à base de vírus e bactérias, e o início de postura de ovos das pragas ou infestação inicial, para a liberação de predadores e parasitoides.

Cuidados essenciais

Além do momento certo quanto à época da aplicação, o período ideal do dia também é importante, como: evitar os horários mais quentes ou realizar pulverizações noturnas. Por se tratar de agentes vivos, o armazenamento adequado dos produtos é importante para a manutenção da qualidade dos mesmos.

Geraldo Papa, doutor e professor da UNESP - Campus de Ilha SolteiraSP - Crédito Arquivo pessoal
Geraldo Papa, doutor e professor da UNESP – Campus de Ilha SolteiraSP – Crédito Arquivo pessoal

Custo-benefício dos biológicos

Além de preços competitivos em relação aos defensivos convencionais, com os biológicos há ganho pelo menor desequilíbrio na dinâmica de pragas e inimigos naturais, proporcionando ao agricultor menor necessidade quanto ao número de aplicações e maior intervalo entre uma e outra.

Saiba mais: antideriva

Os redutores de deriva são produtos adjuvantes de calda utilizados nas aplicações de defensivos agrícolas, sendo que especificamente os “adjuvantes redutores de deriva“ são produtos formulados à base de compostos organopolímeros-siliconados, glicerinados, dentre outros, que proporcionam à calda uma maior viscosidade, cujo objetivo principal é proteger (película) e aumentar o tamanho das gotas produzidas, diminuindo a evaporação, aumentando o tempo de vida das gotas e a velocidade de sedimentação.

Reduzem, assim, o PRD (Potencial de Risco de Deriva), promovendo uma maior deposição de gotas finas sobre os alvos. O PRD é a porcentagem de gotas produzidas em uma pulverização específica, formada por gotas com tamanhos inferiores a 150 micra (150 micra é quase o mesmo diâmetro de um fio de cabelo).

Por meio de experimentos, Manoel Ibrain Lobo Jr, engenheiro agrônomo, consultor em tecnologia de aplicação de agroquímicos, observou, pelo resultado visual, que o adjuvante de calda possibilitou uma maior deposição de gotas sobre as folhas das plantas localizadas no topo, promovendo uma melhor proteção da cultura, pela maior quantidade de i.a. depositados.

Mas, o adjuvante de calda “precisa trabalhar em conjunto“ com novas técnicas e tecnologias em pontas de pulverização e novos atomizadores rotativos de tela e disco para conseguir a máxima eficiência nas deposições de gotas em todas as áreas das plantas. Fica, então, o alerta.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2015  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Show Rural exibe portfólio de ponta das empresas DuPont Pioneer e DuPont Proteção de Cultivos

DuPont Proteção de Cultivos anuncia que obteve registro do inseticida Benevia® para controle da mosca-branca em diferentes culturas   Híbridos de milho com a tecnologia Leptra®...

Impactos na produção protegida com o uso de filmes plásticos e telas de sombreamento

A produção agrícola de hortaliças recebe inovações tecnológicas constantes. Frequentemente as empresas envolvidas apresentam novas cultivares, novas formulações de adubos, melhores sistemas de cultivo, defensivos mais eficientes e insumos com maior qualidade, resultados do melhoramento genético de plantas e das pesquisas de ponta.

Consorciação com café – Sombra e água fresca garantidas

  A produção de café sombreada por florestas ou outras culturas que tenham esse efeito é classificada com vantajosa, uma vez que as interferências climáticas,...

Fertilizantes organominerais e sua aplicação na agricultura

AutoresRegina Maria Quintão Lana Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) rmqlana@ufu.br Miguel Henrique Rosa Franco Doutor em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!