21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, dezembro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBlairo Maggi lança, em Berlim, livro sobre soja e abelhas

Blairo Maggi lança, em Berlim, livro sobre soja e abelhas

Livro de pesquisador da Embrapa trata da importância dos polinizadores na produção agrícola

Abelha - Crédito Net
Abelha – Crédito Net

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou nesta quarta-feira (18), na embaixada do Brasil em Berlim, o livro “Soybean and Bees”, de autoria do pesquisador Décio Gazzoni, da Embrapa Soja. O lançamento é uma das atividades do ministro durante a 9ª Conferência de ministros do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA).

O livro Soja e Abelhas (título em português) “é um exemplo da nossa preocupação com a sustentabilidade na agricultura. E fazemos isso por um motivo muito simples: A agricultura é fundamental para a economia do nosso país. E, senão for sustentável, faltará alimento amanhã. O planeta tem limites“, disse Blairo Maggi durante o lançamento.

O livro é uma revisão de informações científicas sobre as relações entre a soja e as espécies de abelhas que visitam a floração dessa cultura. O governo juntamente com o setor privado e alinhado com esforços internacionais, tem realizado estudos e atividades sobre a conservação e uso sustentável de polinizadores, especialmente abelhas.

O ministério (Mapa) incentiva produtores a fazerem uso de boas práticas agrícolas, protegendo, assim, a biodiversidade, incluindo polinizadores. E a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa está comprometida com a triagem de pesticidas e com o impacto sobre organismos benéficos.

Preservação ambiental

O ministro destacou a produção brasileira de grãos, de 217 milhões de toneladas, sendo 100 milhões de soja. “Fizemos tudo isso mantendo 61% do território brasileiro coberto com vegetação nativa. E aumentaremos esse percentual“, destacou, lembrando a adesão, em dezembro, ao Bonn Challenge, e à Iniciativa 20×20, com o compromisso de recuperar 12 milhões de hectares de floresta e de recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradas, até 2030.

O compromisso compreendeu ainda implementar 5 milhões de hectares de sistema que integra lavoura, pecuária e florestas, até 2025. Blairo Maggi observou que os agricultores brasileiros têm tido importância fundamental na defesa do meio ambiente, utilizando recursos próprios para preservar de 20% a 80% de suas propriedades, sem subsídio de governo. Essas áreas preservadas equivalem a duas vezes o território da Espanha, lembrou.

Semana Verde

O ministro está em missão ao exterior com a finalidade de participar da 9ª Conferência de ministros do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim. A conferência é realizada todos os anos, em janeiro, durante a Semana Verde Internacional.

Blairo Maggi, entre outros compromissos, participa também de reunião dos ministros da Agricultura de países integrantes do G-20, na capital alemã e terá reuniões de interesses bilaterais com colegas de outros países.

Mais informação à Imprensa
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Defensive & Agrovant, um Grupo de Especialidades Agrícolas

A seguir você confere a entrevista de Thomas Britze, CEO da Defensive & Agrovant - Amvac do Brasil, feita pela equipe da Revista Campo & Negócios. l...

Nova sede da Arysta para a América Latina reflete expansão dos negócios e intensificação das práticas sustentáveis

O conceito de sustentabilidade é praticado nos negócios da Arysta LifeScience, uma das maiores empresas privadas do mundo no mercado de proteção de plantas...

Produtores de Espera Feliz são os campeões estaduais do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

  Competição é a maior do país e contou com 2.060 amostras inscritas Dois produtores do município de Espera Feliz, na região das Matas de...

Nova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para agricultura orgânica

  A Momentive acaba de lançar mais uma solução inovadora no mercado agrícola brasileiro: o Silwet* ECO, primeiro e único adjuvante aprovado pelo IBD, órgão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!