26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotícias“Brasil tem 45% de lacuna na produtividade de soja”, diz pesquisador

“Brasil tem 45% de lacuna na produtividade de soja”, diz pesquisador

Aumento no volume da colheita depende de maior atenção ao manejo da lavoura

Alencar Zanon/Divulgação

Crop AgroComunicação | Assessoria Proteplan

O Brasil pode aumentar 45% da produtividade da soja e colher mais do que os 295,6 milhões de toneladas obtidos na safra 2023/24. A informação foi apresentada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador doutor Alencar Zanon durante o Master Meeting Soja 2024 realizado esta semana em Cuiabá-MT. O potencial pode ser alcançado com boas práticas de manejo, afirma o professor.

“A gente tem que entender o conceito de potencial de produtividade.  É o quanto um produtor de soja pode colher na sua lavoura em Itiquira, em Campo Novo do Parecis ou em Alta Floresta. É o máximo que ele pode colher.  Com base na época de semeadura e cultivar que escolher, será determinado o máximo que cada um desses produtores pode produzir.  Aí se nós pegarmos este máximo e subtrair do que o produtor vem colhendo, essa diferença se chama lacuna de produtividade ou do inglês “yield gap””, explicou.

Ainda de acordo com o doutor Zanon, para reduzir o yield gap das lavouras de soja o produtor deve melhorar o manejo de doenças, insetos, plantas daninhas e nutrição. “Se o produtor conseguir ajustar exatamente para a lavoura dele, nós temos como aumentar a produtividade na atual área agricultável em 1,7 toneladas por hectare no Cerrado Brasileiro”, afirma.  

Algumas análises devem ser realizadas e levadas em consideração para este potencial do aumento de produtividade da soja brasileira, entre eles o comparativo climático dos últimos 15 anos. “Como que a gente chega num valor de potencial de positividade? Pegando todas as regiões produtivas, olhando os tipos de solo e olhando os dados meteorológicos de quinze anos, porque um ano chove mais, outro ano chove menos, então a gente traz um valor médio”, explicou Zanon.

A palestra do doutor Alencar Zanon foi na quarta-feira (10.04). Para mais informações sobre o yield gap das lavouras de soja no Brasil podem ser encontradas no site www.yieldgap.org/brazil.

MASTER MEETING SOJA 2024 

O Master Meeting Soja 2024 é uma realização da empresa de pesquisa Proteplan e iniciou a sua jornada na terça-feira (9) com muita novidade e informação no Gran Odara Hotel. O encontro, que vai até quinta-feira (11), vai contar com mais de 30 palestrantes renomados e 13 painéis técnicos. 

Com participantes de 11 Estados: Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Tocantins e Piauí, o evento traz palestrantes e painéis importantes com profissionais, tanto do Brasil quanto do exterior. Alguns dos temas que vão ser abordados nos próximos painéis são: Sustentabilidade, Saúde do Solo, Podridão de grãos e Doenças Foliares.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sistema rotacionado cultivo de arroz irrigado e soja

A irrigação via pivô central está em alta e vem sendo utilizada em lavouras do Rio Grande do Sul

Nova cultivar de soja é ideal para regiões frias

Autores Luís Paulo Benetti Mantoan - Doutor em Ciências Biológicas/Botânica - UNESP, Botucatu (SP) - luismantoan@gmail.com Carla Verônica Corrêa - Doutora em Engenharia Agronômica - UNESP,...

Por Trás das Produtividades Campeãs

O Brasil é o maior produtor e exportador de soja no mundo. E é nessas lavouras ...

Bioestimulantes aumentam produtividade da soja

O cenário atual ressalta a busca por maiores produtividades de soja, uma necessidade do ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!