30.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCacau: alimento é fonte inesgotável de saúde e bem-estar

Cacau: alimento é fonte inesgotável de saúde e bem-estar

Divulgação

O cacau é conhecido em todo mundo como o fruto que gera um dos alimentos mais consumidos no mundo: o chocolate. Fruto do cacaueiro, planta originária da floresta Amazônica, no Brasil hoje é encontrado também nas florestas de Mata Atlântica, com destaque para os estados da Bahia e Espírito Santo. Essa planta é muito explorada economicamente, uma vez que suas sementes, após secas e processadas, geram a matéria prima para a fabricação do chocolate. 

O cacaueiro pode atingir entre 20 e 25 metros de altura dentro de condições naturais, com a incidência da competição por luz com outras espécies que se desenvolvem na floresta e pode viver até mais de 100 anos produzindo de forma recorrente. 

São catalogadas três variedades do fruto: forasteiro, crioulo e trinitário. O mais comercializado, responsável por 80% da produção mundial é o tipo forasteiro. Essa variedade de cotilédones é de cor violeta e grande quantidade de compostos fenólicos, o que resulta em um sabor mais amargo. O tipo crioulo se destaca por sementes grandes e com cotilédones com coloração branca ou violeta-clara. Produz um chocolate frutado e suave, sendo considerado um produto de qualidade superior. Por fim, tem-se o cacau trinitário, que é resultado do cruzamento entre as variedades descritas anteriormente, apresentando sementes que variam desde amarelo pálido até o roxo-escuro.

Muitos desconhecem, porém, o poder e as inúmeras contribuições que esse superalimento oferece para a saúde das pessoas. O fruto tem um valor nutricional inestimável, com a presença de grande quantidade de compostos fenólicos, os quais ajudam na diminuição do colesterol LDL e reduzem a incidência de doenças cardiovasculares, estando relacionados, por exemplo, com a redução da formação de coágulo. Além disso, o cacau apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Divulgação

Alimento faz parte da lista dos ingredientes do Superfood da Mahta

O cacau é parte da lista de 15 superalimentos em Pó, criado pela foodtech Mahta. Dentre os ingredientes, além do mencionado cacau estão o cupuaçu, açaí, coco, castanha-do-pará, taperebá, bacuri, graviola e cumarú. Pode ser consumido em uma refeição, lanche ou jantar mais leve. A maioria dos ingredientes passa por uma técnica conhecida como liofilização, que desidrata o alimento por congelamento, retirando a água por meio de passagem direta do estado sólido para o gasoso (sublimação). Essa técnica ganhou fama quanto a NASA passou a priorizá-la na conservação e transporte da alimentação dos astronautas.

A Mahta aposta na alimentação natural e saudável, que hoje corresponde a um mercado emergente, que cresce 4,4% ao ano e faz o Brasil ocupar o 4º lugar no mundo no consumo desse tipo de comida. O surgimento da Mahta está diretamente ligado às transformações do mercado de alimentos e a forma como eles são consumidos. A proposta sempre foi constituir um alimento que estivesse focado no microbiomahumano, no que ingerimos diariamente e no macrobioma, que é todo espaço socioambiental da região Amazônica”, destaca o empresário e CEO da Mahta, Max Petrucci.

ARTIGOS RELACIONADOS

Resultados dos setores de horticultura e fruticultura

Os resultados dos painéis que levantaram os custos de produção da horticultura e fruticultura ...

As inúmeras utilidades da graviola

Quando falamos de frutas como a graviola, é possível destacar inúmeros benefícios oferecidos à saúde humana. Além de ser um alimento rico em vitaminas do complexo B, é fonte de cálcio, magnésio, manganês e potássio.

Tecnologia brasileira ajuda a reduzir custos e prever safras

Com mais de 20 anos de experiência, especialista da Tbit comenta sobre novas soluções para o mercado sementeiro Uso de drones para vistoriar plantações, tratores...

Colheita das ameixas: cuidado é fundamental

Saiba como colher e armazenar ameixas de forma adequada para garantir a qualidade do produto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!