23.3 C
São Paulo
domingo, julho 3, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Cálcio: Elemento essencial para a vida das plantas

Cálcio: Elemento essencial para a vida das plantas

Green Has - Crédito Shutterstock
Green Has – Crédito Shutterstock

Elemento estrutural das plantas, o cálcio é muito importante na síntese da parede celular, germinação do grão de pólen e crescimento do tubo polínico. Sendo assim, é um nutriente imprescindível para a fecundação das flores, fixação dos botões florais e formação de vagens (Faquin, 2005).

O cálcio é considerado muito pouco móvel quanto à redistribuição na planta, fazendo com que os sintomas de deficiência surjam primeiramente nas folhas novas da planta, havendo deformação e clorose foliar e, nos estágios mais avançados, o amolecimento do tecido devido à alteração na estrutura da parede celular (Mengel; Kirkby, 2001).

Atuando como regulador da germinação do grão de pólen, o cálcio ainda diminui a toxicidade de outros íons, neutraliza alguns ácidos orgânicos e tem importante papel na atividade de algumas enzimas como, por exemplo, a actimiosina.

Rosolemet al. (1990) verificaram melhoria na qualidade fisiológica das sementes de feijão e de outras espécies em função do cálcio aplicado via foliar. Resultados semelhantes foram observados nos trabalhos realizados pelo Dr. Guilherme Gomes, pesquisador do Instituto Federal, campus de São roque, e pela engenheira agrônoma Valéria Contartese, pesquisadora da empresa Green HasItalia, quando realizaram a aplicação do produto comercial Calboron®, no pré e pós-florescimento de várias culturas de interesse econômico.

Conheça o Calboron®

O Calboron® foi desenvolvido para ser uma fonte de cálcio altamente concentrada, complexado com ácidos carboxílicos e de baixo peso molecular, o que permite a sua rápida absorção e translocação pela planta.

Suas características químicas e físicas permitem que sua aplicação seja realizada em plena floração, aportando uma quantidade de cálcio suficiente para o bom pegamento e formação dos frutos, sem perigo de fitotoxicidade, o que pode acontecer quando se aplica cloreto de cálcio nesta etapa. É importante salientar que o Calboron® pode ser misturado com todos os tipos de agroquímicos, inclusive o cobre, pois não altera o pH da calda.

Aumentos de produtividades em diversos HF foram frequentemente observados nos trabalhos conduzidos pelo Dr. Guilherme Gomes e pela engenheira agrônoma Laura Bona com o produto Calboron®. Ganhos significativos também foram observados na qualidade dos frutos de tomate e de outros HF, com a aplicação do Calboron®.

“Utilizar produtos que possibilitem uma rápida absorção e translocação são fundamentais para uma boa nutrição em cálcio“, afirma o Dr. Guilherme Gomes.

Para encontrar o produto no Brasil, a rede de distribuição pode ser consultada pelo email: comercial@greenhb.com.br

 

Essa matéria você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua. 

Inicio Revistas Hortifrúti Cálcio: Elemento essencial para a vida das plantas