20.6 C
Uberlândia
domingo, abril 27, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCenoura de verão: Material deve ser resistente a doenças

Cenoura de verão: Material deve ser resistente a doenças

O verão é caracterizado por altas temperaturas, precipitação e umidade. Isto faz com que nesta época do ano o cultivo de cenoura seja dificultado, devido à proliferação de doenças e pragas.

Diarly Sebastião dos Reis Mestre em Agronomia diarly.reis@gmail.com

Ronaldo Machado Juniorronaldo.juniior@ufv.br  Engenheiro agrônomo e doutorando em Genética e Melhoramento – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Cenoura – Crédito: Cyro Paulino

A cenoura (Daucus carota L.) é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo. Apresenta elevado valor nutricional, por conter fibras, diversos nutrientes, vitaminas, beta caroteno e, consequentemente, ser um antioxidante natural.

O Brasil tem posição privilegiada na produção desta hortaliça, com destaque para as regiões sul, sudeste e nordeste. Dentre as regiões brasileiras com grandes volumes de produção, destacamos o Alto Paranaíba, em Minas Gerais e Irecê, na Bahia.

Adequações essenciais

A cenoura pode ser cultivada durante todo o ano, mas deve-se observar que cada cultivar se adequa a uma época de plantio. Temos, assim, a cenoura chamada ‘de verão’ e a ‘de inverno’.

O verão, na maior parte do Brasil, é caracterizado por altas temperaturas, precipitação e umidade. Isto faz com que nesta época do ano o cultivo desta olerícola seja dificultado. Isto acontece porque, nestas condições, temos clima favorável à proliferação de doenças e pragas.

Assim, na maioria das vezes, temos menores produtividades, custo de produção mais elevado, porém, preços mais altos pagos aos produtores.

As doenças, ao infectarem a planta, podem reduzir a produtividade por meio da diminuição da taxa fotossintética, o que resulta em uma raiz com diâmetro e tamanho menor. Podem, também, afetar diretamente a qualidade do produto.

Condições para as doenças

Dizemos que um processo infeccioso ocorre em uma planta quando três fatores estão presentes simultaneamente – o chamado triângulo da doença. São eles: hospedeiro suscetível; patógeno na forma virulenta e condições ambientais favoráveis à proliferação do patógeno.

Dentre as doenças da cenoura estão: as de parte aérea, doenças do colo e da raiz e doenças pós-colheita. Dentre estes grupos, as principais doenças em termos de severidade são: queima-das-folhas (parte aérea), galhas (raiz), podridão mole e podridão de geotrichum (pós-colheita).

As galhas são provocadas por nematoides do gênero Meloidogyne. Pode ocorrer perdas de até 100% na cultura. Além de limitar a produtividade, as injúrias destes organismos fazem com que o produto não tenha padrão para comercialização.

Controle dos nematoides

O controle de nematoides é difícil e as medidas de manejo incluem: prevenção (evitar a introdução dos nematoides na área de cultivo); rotação de culturas, alqueive, uso de plantas antagonistas, utilização de matéria orgânica, controle químico; controle biológico e o uso de variedades resistentes.

[rml_read_more]

É importante salientar que talvez o produtor não encontre um híbrido ou variedade de cenoura que seja resistente a determinada raça do patógeno. Assim, tendo o problema na área, é importante optar por híbridos ou variedades que tenham determinado nível de tolerância.

Em muitos casos o produtor opta por um material que não é tolerante, mas que, devido à maior produtividade e menor descarte, compensa o investimento com outras medidas de manejo e controle.

Complexo de doenças

Já a queima das folhas é causada por dois fungos (Alternaria dauci e Cercospora carotae e uma bactéria (Xanthomonas sp.). É o chamado complexo de doenças.

Estes patógenos podem ser encontrados isolados ou concomitantemente na mesma lesão, planta e lavoura. A doença provoca necrose e acentuada desfolha. É uma doença de difícil controle, assim, o controle é realizado com o uso de fungicidas preventivos e sistêmicos.

Outro método de manejo dessa doença é a utilização de cultivares e híbridos tolerantes e resistentes. Entre estes materiais de verão, alguns se destacam, levando em conta também a aceitação do consumidor e produtividade.

Por fim, é importante salientar que o manejo de doenças é extremamente importante para o cultivo da cenoura. O consumidor exige um alto padrão de beleza e qualidade deste produto. Utilizar variedades e híbridos que sejam adaptados à janela de plantio e resistentes a doenças é indispensável. É uma medida de manejo e tecnologia que não agridem o meio ambiente e contribuem para a lucratividade da cultura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aqua estreia na 13ª edição do Bejo a Campo

A Aqua do Brasil participou do Bejo a Campo pela primeira vez, e em sua estreia destacou seu portfólio de produtos focados em folhosas, em especial...

Geadas somam perdas e prejuízos em HF

Uma intensa frente fria atingiu diversas regiões brasileiras de 18 a 21/07, deixando seis ..

Emater-MG constata queda de preços das hortaliças

Os preços da alface, da batata, do repolho e da cenoura tiveram fortes quedas.

Mandioquinha-salsa será tema de evento internacional em Minas Gerais

Também será promovido um encontro nacional, com lançamento de novas cultivares. Eventos serão do Sul de Minas com inscrição gratuita A cultura da mandioquinha-salsa movimenta...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!