27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesChega ao mercado primeiro fertilizante com tecnologia restauradora da biodiversidade do solo

Chega ao mercado primeiro fertilizante com tecnologia restauradora da biodiversidade do solo

Foto de arquivo

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, desenvolveu o primeiro fertilizante mineral sólido do mercado com tecnologia que equilibra, restaura e fortalece a biodiversidade microbiana do solo. O Performa Bio estimula a recomposição da atividade de microrganismos benéficos, aumentando a capacidade de absorção e o aproveitamento dos nutrientes, elevando, consequentemente, o patamar de produtividade e de sustentabilidade dos sistemas de produção de alimentos.

O desenvolvimento e lançamento do produto reforçam a missão da empresa em ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa e o compromisso da estratégia ESG com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS) da ONU (Fome Zero e Agricultura Sustentável). “Integrando conhecimento agronômico e inovação, oferecemos novidades para que os agricultores elevem a produtividade de suas lavouras e aumentem a entrega de alimentos para o mundo com menor impacto ambiental”, afirma Eduardo Monteiro, vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes.

A utilização do solo, safra após safra, altera as características químicas, físicas e biológicas da área, ou seja, afeta a “saúde do solo”. “Para garantir a produção de alimentos, é preciso promover o equilíbrio dessas características por meio da elevação da biodiversidade, propiciando a entrada e a atividade de microorganismos benéficos”, explica o porta-voz.

A redução da diversidade biológica facilita ataques de fungos patogênicos e nematóides, impacta na absorção dos nutrientes pelas plantas e reduz a eficiência dos insumos aplicados, gerando baixa produtividade. Para reverter a situação, é necessário realizar o manejo da qualidade biológica da terra. “Performa Bio é um fertilizante mineral com efeito biológico em todos os grânulos, ou seja, a regeneração da diversidade microbiana é estimulada e, como consequência, aumenta a qualidade e a saúde do solo, promovendo maior absorção de nutrientes e ganhos na colheita”, ressalta Monteiro.

Os resultados do Performa Bio foram confirmados por estudos em três safras (2019/20, 2020/21 e 2021/22), em 24 locais diferentes, em nove Estados brasileiros e com 85 experimentos. No milho verão, houve incremento médio de produtividade de 14,7 sacas por hectare, em comparação ao manejo convencional. Na soja, o aumento foi de 5,1 sacas por hectare. “Os números mostram o investimento se refletirá em rentabilidade para o agricultor. Inúmeros outros benefícios também serão notados ao longo dos anos ao promover a sustentabilidade das lavouras com a promoção da saúde do solo. Longevidade, eficiência e rendimento operacional serão notórios”, destaca Eduardo Monteiro.

Além da tecnologia que contribui diretamente para a saúde do solo, Performa Bio oferta ao solo alta concentração de nutrientes, fósforo e enxofre de alta eficiência, promovendo plantio em menor tempo e maior aproveitamento dos nutrientes no ciclo das culturas. A granulometria uniforme, a qualidade física superior e o perfeito equilíbrio nutricional e biológico geram fluidez na aplicação em campo, facilidade de manuseio e aumento de produtividade e qualidade do solo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fórum Abisolo bate recorde de público e cumpre missão de levar conhecimento ao setor de tecnologia em nutrição vegetal

Evento foi promovido pela Abisolo, em Campinas/SP, atraiu mais de 500 congressistas, além de 28 empresas expositoras. Próxima edição está agendada para 2019 Com recorde...

Exportação de amendoim cresce

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada com amendoim ...

Adjuvantes – O plus na eficiência da pulverização

AutorLeandro Pereira dos Santos Graduando em Engenharia Agronômica e coordenador de Gestão de Pessoas do G-FERT – Grupo de Apoio à Pesquisa e...

Solos de lavouras precisarão de recuperação após enchentes no Rio Grande do Sul

Especialistas apresentam técnicas e soluções para minimizar impactos nas lavouras após as enxurradas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!