25.6 C
Uberlândia
terça-feira, julho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesChuvas irregulares: como minimizar os impactos do clima na produção?

Chuvas irregulares: como minimizar os impactos do clima na produção?

Tecnologias ajudam a analisar e simular diferentes cenários de imprevistos

Crédito Freepik

A irregularidade climática tem preocupado os produtores neste final de ano. No Mato Grosso, as altas temperaturas, a falta de chuva e o baixo volume de água no armazenamento do solo ameaçam a produtividade da safra de soja 2022/2023. Já em algumas regiões de Santa Catarina as fortes precipitações dos últimos dias deixaram as lavouras inundadas. 

Apontado como a principal preocupação dos agricultores na última edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), o clima influencia no sucesso da lavoura. No entanto, mesmo que os imprevistos não possam ser combatidos, as tecnologias têm ajudado cada vez mais os produtores e gestores agrícolas a estarem preparados para lidar com situações adversas, sejam períodos de seca, chuvas irregulares, granizos ou ventos fortes. 

“A variabilidade climática envolve muitas condições às quais é preciso se atentar. Para apoiar esse acompanhamento, sistemas de planejamento têm trazido uma previsibilidade que facilita a redução dos efeitos desfavoráveis. Ainda que essa vantagem não impeça os acasos, ela permite que se responda de maneira rápida aos conflitos e se mantenha a eficiência das operações”, explica Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve soluções digitais para os setores agrícola e florestal. 

Simulação de cenários ajudam no plantio

Utilizando dados históricos em conjunto com a configuração de critérios e restrições operacionais, é possível diagnosticar as necessidades de um espaço de plantio antes mesmo do início da produção. Softwares específicos analisam as áreas do campo e testam todas as soluções concebíveis para o contexto em questão, recomendando a melhor estratégia para o plantio, incluindo as variedades, locais e épocas ideais para a operação. A partir disso, também são calculadas as curvas de produtividade viáveis, bem como os custos com insumos, máquinas e mão de obra. 

Essa forma de programação permite ainda considerar ou mesmo simular hipóteses e desafios que possam surgir no decorrer da execução das atividades no campo. “Isso oportuniza a adequação do gestor em tempo hábil para um ambiente de produção mais efetivo, sem gastos desnecessários e com estoque e caixa da empresa preparados para as potenciais demandas”, reforça Bernardo. 

Mais previsibilidade para o campo

Para benefício do agronegócio, a meteorologia evoluiu significativamente ao longo dos últimos anos. Atualmente, informações relacionadas ao clima estão disponíveis de maneira muito mais antecipada e assertiva. Além disso, é mais fácil obter esses dados e cruzá-los com outros provenientes das tecnologias em uso no campo.

Porém, a previsibilidade no segmento já não se restringe somente à questão do tempo. Apesar de a avaliação das condições e fenômenos climáticos continuar sendo importante para o empresário e o produtor rural, os avanços da digitalização e o crescente acesso a dados permitiram o surgimento de diversas outras soluções voltadas para a predição.

“Há muito o que se esperar da tecnologia nesse sentido para os próximos anos. Com sensoriamento,  recursos de integração e análise inteligente de dados, alcançaremos cada vez mais previsibilidade, contribuindo para planejamentos e execuções eficientes das operações agrícolas”, enfatiza Bernardo de Castro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Intensificação sustentável da agricultura e pecuária gera oportunidade aos produtores

O 5º Encontro sobre ILPF, que acontece no próximo dia 15 de outubro, em Bom Jesus/PI, no Gurguéia Palace Hotel, a partir das 8h.

Agricultura sofre com a alta dos insumos

Diesel, fertilizantes e pesticidas nas alturas. Na semana do trabalhador Rural, especialista aponta a tecnologia como a única saída para que os agricultores diminuam os custos e otimizem o setor que impulsiona o Brasil.

Condições das lavouras no Brasil

A agricultura brasileira não parou. Em tempo de quarentena na escalada do Coronavírus ...

Murcha-de-fusarium em feijoeiro

A murcha-de-fusarium é um desafio a ser vencido no cultivo do feijoeiro, mas com manejo adequado é possível garantir a saúde das plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!