28.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMáquinasComo a pulverização de precisão pode interferir nas metas do agro em...

Como a pulverização de precisão pode interferir nas metas do agro em 2023?

O ano de 2022 foi marcado pela alta dos custos com insumos no setor agropecuário, em razão da elevação dos preços de defensivos e fertilizantes em torno de 100%, provocada pela guerra Rússia x Ucrânia. Outra questão está voltada ao clima desfavorável ao longo do ano, que aumentou os custos de produção. Isso resultou, de acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgados no início de dezembro, em uma queda de 4,1% no PIB do agronegócio no País. As reduções na produção de cana de açúcar e soja também a ajudaram na redução do PIB. 

No comércio exterior, de janeiro a novembro, as exportações de produtos agropecuários totalizaram US$ 148,3 bilhões, superando em 23,1% o total vendido em todo o ano de 2021, de US$ 120,5 bilhões. Nos 11 primeiros meses deste ano, o agro respondeu por 48% das vendas externas totais do Brasil.

Desafios

Já 2023 será de desafios tanto para o Brasil quanto para os outros países. Isso deve significar margens de lucros menores no setor do agronegócio, com a redução de receitas para o produtor e aumento dos custos para produzir.

No mercado interno, incertezas sobre o controle das despesas públicas e a condução da política fiscal devem impactar os custos do setor agropecuário, sobretudo em questões tributárias. A taxa Selic deve se manter alta no próximo ano, acarretando mais custo para o crédito para consumo, custeio e investimento. E o crédito privado deve se consolidar como alternativa para o produtor financiar sua produção nas próximas safras.

No mercado global, existem previsões de que uma desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) mundial pode influenciar o comportamento das exportações brasileiras do agro. Também há estimativas de queda de crescimento econômico de alguns dos principais parceiros comerciais do Brasil, como China, Estados Unidos e União Europeia. E o cenário externo seguirá volátil com a incerteza na disponibilidade global de grãos e de insumos causados principalmente pela guerra da Rússia na Ucrânia.

A CNA crê em um cenário que varia de estabilidade a um crescimento de até 2,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em relação a 2022, devido aos elevados custos de produção, que devem permanecer no próximo ano, e da tendência de queda nos preços internacionais das commodities agrícolas.

Medida certa

O uso da Tecnologia de Precisão é um aliado para uma aplicação assertiva de defensivos e evitar surpresas climáticas no momento do plantio da safra e pulverização. 

A tecnologia leva precisão para que o processo de pulverização aconteça na medida certa, nas áreas exatas, de forma segura, confiável e sustentável. Por meio de uma plataforma, através de um sistema de inteligência de dados, acontece o aumento do acerto e diminuição do desperdício com ganhos de eficiência. Com o uso de softwares e instrumentos da Perfect Flight acontece o monitoramento em tempo real e de forma precisa da aplicação de defensivos agrícolas em plantações, evitando assim que a mesma área receba mais de uma aplicação no mesmo local, em virtude de erro de rotas. Dessa forma, acontece a diminuição na quantidade de defensivos aplicados nas plantações e a economia para o produtor. A criação do mapa de pré-voo possibilita ter em mãos todas as informações com as áreas restritivas e as condições climáticas no local.

O clima impacta diretamente na produtividade e na qualidade das culturas. É o responsável por direcionar a maioria das decisões dos produtores. A chuva, vento e o forte calor prejudicam as atividades nas fazendas, incluindo aí a aplicação de defensivos agrícolas, fundamentais para o controle de doenças e pragas. Uma pulverização mal feita em condições climáticas adversas se perde com facilidade e traz prejuízos aos agricultores.

Com um monitoramento correto do clima, como o fornecido pela plataforma da Perfect Fligth, na área da plantação é possível reduzir tanto o número quanto a quantidade de aplicações de defensivos, gerando economia. As informações obtidas por meio de satélites, radares ou estações permitem saber as situações críticas do clima para otimizar a pulverização.

ARTIGOS RELACIONADOS

Atraso no plantio de soja da safra pode impactar safra de milho

Em relação à safra passada, a semeadura no estado está atrasada em 6,94 pontos percentuais.

Algas calcárias e sua atuação como corretivo de solo

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Como alcançar eficiência no controle da lagarta-do-cartucho

A cultura do milho é atacada por diversas pragas ao longo de seu desenvolvimento, e geralmente causam danos significativos à lavoura, levando a perdas em produtividade e, consequentemente, redução na produção. Entre as principais pragas que atacam a cultura do milho, destaca-se a Spodoptera frugiperda, conhecida popularmente como lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar.

Presidente da ABAG integra o Conselho Consultivo da Diretoria da Esalq

O Conselho é formado por integrantes de universidades, institutos de pesquisa e de entidades públicas e privadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!