23.3 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Condições climáticas interferem na produtividade no canavial

Condições climáticas interferem na produtividade no canavial

Crédito Ubyfol

Com projeção de alta de 7,04% na safra da cana-de-açúcar 2022/23 no Centro-Sul do País, região que concentra mais de 90% da produção da matéria-prima em território nacional, os produtores precisam estar atentos a qualquer fator que atinja o bom desempenho do canavial. Especialistas do setor sucroenergético têm apontado as influências negativas do clima como um ponto de atenção essencial para garantir a eficácia da lavoura neste ano. 

A cana-de-açúcar é bastante influenciada pelas variações climáticas ao longo de todo o seu ciclo vegetativo, o que pode trazer benefícios ou prejuízos para a cultura. Os períodos de estiagem contribuem com inúmeros fatores negativos para a cultura, destacando-se o fator fisiológico. Por causa do estresse hídrico, a planta reduz seu metabolismo, o que acaba afetando o desenvolvimento e a produtividade do canavial.  

Para João Alves, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol, é crucial que o produtor tenha em mente imprevistos dessa natureza na hora de planejar a safra e enfrentar o período de estresse hídrico. “Essa é uma questão recorrente que deve servir para estimular a busca por soluções que ofereçam apoio ao produtor e ampliem a sua visão e conhecimento sobre a cultura. A cana-de-açúcar apresenta grandes adaptações climáticas devido ao longo ciclo, por isso as condições climáticas são uma importante matéria-prima para o desenvolvimento e devem ser monitoradas de perto”, comenta o executivo. 

A fim de garantir o apoio necessário ao produtor rural, a Ubyfol oferece o Verdatto, fertilizante foliar para a fase da pré-seca,que visa promover maior atividade fotossintética e enzimática na cana, e tem como principal objetivo proteger a plantação no período de restrição hídrica. Com seu uso, a planta adquire maior tolerância à seca e retorna seus processos com maior rapidez, tornando-se mais resistente aos estresses abióticos, e ocorre a preservação de TCH e ATR do canavial. O produto entrega segurança e inovação aos produtores, fazendo com que fiquem mais preparados para enfrentar períodos de seca, tornando a plantação mais resistente aos desafios climáticos.  

Sobre a Ubyfol 

A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai, na Bolívia, no Uruguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes.   

Inicio Destaques Condições climáticas interferem na produtividade no canavial