14.9 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCondições climáticas interferem na produtividade no canavial

Condições climáticas interferem na produtividade no canavial

Crédito Ubyfol

Com projeção de alta de 7,04% na safra da cana-de-açúcar 2022/23 no Centro-Sul do País, região que concentra mais de 90% da produção da matéria-prima em território nacional, os produtores precisam estar atentos a qualquer fator que atinja o bom desempenho do canavial. Especialistas do setor sucroenergético têm apontado as influências negativas do clima como um ponto de atenção essencial para garantir a eficácia da lavoura neste ano. 

A cana-de-açúcar é bastante influenciada pelas variações climáticas ao longo de todo o seu ciclo vegetativo, o que pode trazer benefícios ou prejuízos para a cultura. Os períodos de estiagem contribuem com inúmeros fatores negativos para a cultura, destacando-se o fator fisiológico. Por causa do estresse hídrico, a planta reduz seu metabolismo, o que acaba afetando o desenvolvimento e a produtividade do canavial.  

Para João Alves, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol, é crucial que o produtor tenha em mente imprevistos dessa natureza na hora de planejar a safra e enfrentar o período de estresse hídrico. “Essa é uma questão recorrente que deve servir para estimular a busca por soluções que ofereçam apoio ao produtor e ampliem a sua visão e conhecimento sobre a cultura. A cana-de-açúcar apresenta grandes adaptações climáticas devido ao longo ciclo, por isso as condições climáticas são uma importante matéria-prima para o desenvolvimento e devem ser monitoradas de perto”, comenta o executivo. 

A fim de garantir o apoio necessário ao produtor rural, a Ubyfol oferece o Verdatto, fertilizante foliar para a fase da pré-seca,que visa promover maior atividade fotossintética e enzimática na cana, e tem como principal objetivo proteger a plantação no período de restrição hídrica. Com seu uso, a planta adquire maior tolerância à seca e retorna seus processos com maior rapidez, tornando-se mais resistente aos estresses abióticos, e ocorre a preservação de TCH e ATR do canavial. O produto entrega segurança e inovação aos produtores, fazendo com que fiquem mais preparados para enfrentar períodos de seca, tornando a plantação mais resistente aos desafios climáticos.  

Sobre a Ubyfol 

A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai, na Bolívia, no Uruguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes.   

ARTIGOS RELACIONADOS

Tempestades, queimadas, frio e calor extremos preocupam

Na Alemanha, inundações invadiram ruas e destruíram casas deixando centenas de pessoas ...

Algas calcárias – Solução para correção do solo

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário...

Alta convida o agricultor a colher mais, no Show Rural 2017

Na sua segunda participação em um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, a Alta - América Latina Tecnologia Agrícola levou para o Show Rural...

Adubação verde – Economia de insumos e retorno do equilíbrio natural

  A adubação verde ou o cultivo de plantas de cobertura é uma técnica com grande potencial de aumentar a sustentabilidade da agricultura, por economizar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!