13 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Controle dos nematoides por tratamento eletromagnético da água de irrigação

Controle dos nematoides por tratamento eletromagnético da água de irrigação

George Hércules de Melo

Engenheiro agrônomo e consultor técnico Aqua-4D

melo@aqua-4D.com

 

Planta sem Radicelas
Planta sem Radicelas

Os nematoides das galhas são um grande problema para a maioria das culturas e plantações de todo o mundo. A FAO (Organização Mundial para Alimentos e Agricultura) informa que 18% da produção mundial de alimentos são destruídas por nematoides.

O comprometimento de safras, ano a ano, a oneração dos custos de produção e investimentos mal empregados representam perdas da ordem de centenas de bilhões de dólares.

A disseminação dos nematoides nos solos e nas culturas é agravada pela falta de conhecimento por parte dos agricultores, e muitas vezes são confundidos com sintomas provocados por fungos e bactérias. Portanto, o retardo na identificação do problema e a falta de informação em decidir o melhor controle favorecem a rápida multiplicação dos nematoides nos solos.

Planta com alto Vigor Vegetativo
Planta com alto Vigor Vegetativo

Os tratamentos com defensivos químicos têm seu uso cada vez mais restringido devido à classe toxicológica alta, de alta periculosidade no seu manuseio e poder residual nas frutas. Ainda, sabemos que a reincidência, após dois anos da desinfecção, traz níveis de infestação mais altos.

O manejo orgânico, com o auxílio de produtos bióticos, são tratamentos que vêm evoluindo e apresentando bons resultados de controle, no entanto, apresenta limitações no seu manejo, além dos custos de manutenção anuais dos pomares.

Planta atacada por nematoide
Planta atacada por nematoide

Tratamento eletromagnético

Hoje temos inúmeros relatos técnico-científicos a respeito do controle de fitonematoides porondas eletromagnéticas de ultra baixa frequência em vários cultivos, em vários países do mundo.

Neste artigo iremos abordar o tema baseado nos resultados alcançados em um ensaio que está sendo conduzido em uma área de produção comercial, com 3,0 ha, localizada no Projeto Nilo Coelho, em Petrolina (PE).

Nova Imagem

Goiabeira no Vale do São Francisco

A ocorrência dos nematoides, especialmente da espécie Meloidogyne enterolobii, na cultura da goiabeira, apesar de bastante conhecido e estudado, tem trazido danos consideráveis aos produtores, mesmo após várias tentativas de controle.

Muitos produtores deixaram de instalar pomares deste cultivo em função do nível de infestação, inviabilizando, assim, uma atividade de alto retorno econômico, principalmente para o pequeno e o médio produtor da região.

Vigor Produtivo - Botõs Florais
Vigor Produtivo – Botõs Florais

Vigor Produtivo - Alta Produção
Vigor Produtivo – Alta Produção

Mesmo assim, pelo excelente valor comercial da goiaba, muitos produtores se arriscam, cultivando a fruta consorciada com a mangueira, sabendo que o pomar de goiaba não chegará aos três anos de idade, que custeará a manutenção da mangueira até a entrada da sua produção, a exemplo da área deste ensaio.

 

Vista geral da área do ensaio

Vista Geral do Pomar

Instalação do Aqua-4D

Sistema Aqua-4D

Ação do eletromagnetismo na estrutura física da água

É possível fazer uma comparação entre o efeito do som em ultra baixa frequência sobre o vidro ou os cristais, quebrando-os em pedaços pela ressonância causada.

Imagem 04

É exatamente o que conseguimos com as ondas em ultra baixa frequência produzidas pelo sistema Aqua-4D. O know-how está na frequência correta, calculada para quebrar os clusters da água.

Entendo a estrutura física da água

Como sabemos, a água é formada por íons de hidrogênio e oxigênio, estruturados em blocos, que chamamos de cluster. Dependendo da fonte de água, essas estruturas apresentam diversos tamanhos e formatos.

Entre os clusters, encontramos os sais naturais e, do mesmo modo, quando adicionamos medicamentos, defensivos ou fertilizantes, os sais se distribuem entre essas estruturas,conforme a representação no diagrama abaixo.

Ligações de hidrogênio Clusters da molécula da água

Nova Imagem (1)

Imagem 05

O exemplo mostra fotos tiradas em microscópio de uma gota de água evaporada em placa de vidro. Àesquerda, a água sem tratamento apresenta os cristais de sais bem maiores e distribuição desuniforme. Àdireita temos uma gota de água tratada com sais micronizados, acompanhando o tamanho dos clusters e com distribuição uniforme.

Imagem 06

 

Produção de Radicelas
Produção de Radicelas

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

Inicio Revistas Hortifrúti Controle dos nematoides por tratamento eletromagnético da água de irrigação