20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 25, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCorteva Agriscience lança inovação para cana

Corteva Agriscience lança inovação para cana

Relicta® preserva o potencial produtivo e faz a manutenção da qualidade da matéria-prima com menos ingrediente ativo por hectare.

A Corteva Agriscience, por meio da Linha Cana, lança o seu primeiro inibidor de florescimento e isoporização para a cana-de-açúcar, o Relicta®. A inovação faz parte de uma nova geração de produtos para impedir a formação da flor, que causa a desidratação dos tecidos no colmo da planta. A solução preserva o potencial produtivo, a manutenção da qualidade da matéria-prima, auxiliando no aumento da Tonelada de Cana por Hectare (TCH) e tornando a colheita do canavial mais rentável.

Créditos: Divulgação

Segundo Tainá Sipos, Líder de Marketing de Cana da Corteva, o florescimento e a isoporização na cultura da cana-de-açúcar podem comprometer a produtividade da lavoura. “A formação da flor drena a sacarose e causa prejuízos à qualidade da cana. O florescimento resulta também na isoporização, uma desidratação dos tecidos no colmo, que traz perda de peso final. Assim, gera prejuízos do campo à indústria, entre eles, a redução da produtividade (TCH), do volume de caldo e do teor de sacarose. Agora, com Relicta® o canavicultor tem uma nova ferramenta para o manejo da cana-de-açúcar, que vai auxiliá-lo na produção de qualidade com produtividade e sustentabilidade”, explica.


Relicta® tem uma nova molécula, a Florpirauxifen, que apresenta diferenciado mecanismo de ação, um Mimetizador de Auxina, que impede a diferenciação celular do eixo caulinar para o eixo floral, promovendo o acúmulo de auxinas nos pontos de crescimento. “Ele pode ser aplicado duas vezes durante o ciclo, além de ter bula para aplicação terrestre e aérea, em cana a partir dos quatro meses de idade após o corte ou plantio e/ou de 4 a 5 entrenós visíveis”, aponta Tainá.

Sustentabilidade

Relicta® tem diversos atributos de uma solução ambientalmente favorável. Sua formulação inovadora, NeoECTM, é à base de solventes de origem vegetal, com baixa concentração de compostos orgânicos voláteis. Com isso, é livre de derivados de petróleo. Sua molécula é premiada pelo Green Chemistry Award, sendo reconhecida como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

“Podemos destacar que o principal diferencial de Relicta® é a sustentabilidade na cadeia da cana, que tem um ciclo virtuoso. Ele precisa de menos quantidade de ingrediente ativo por hectare, quando comparado a outras soluções do mercado, o que contribui para os indicadores de certificação das usinas, além de um número menor de embalagens. Relicta® usa 7,5 gramas de ingrediente ativo por hectare, 63 vezes menos que as tecnologias já disponíveis no mercado”, comenta Tainá.

Resultados em campo

Foram oito anos de pesquisa e desenvolvimento de Relicta®, com testes em vários estados do Brasil onde o florescimento e a isoporização são problemas relevantes para a cultura da cana-de-açúcar. Esses estudos foram conduzidos pela equipe da Corteva e os principais consultores e professores especialistas no assunto.

“Estudos de campo, realizados em 2023, mostraram que o Relicta® proporcionou uma redução na indução floral de 94% e na isoporização de 82% quando comparado a testemunha sem aplicação. Além disso, a tecnologia da Corteva, manteve em todos os campos a produtividade em TCH da cultura da cana-de-açúcar”, diz Tainá. Os dados podem variar de acordo com a variedade da planta, condições climáticas e de solo, entre outros fatores.

“A Linha Cana da Corteva oferece um portfólio em evolução e cada vez mais robusto e inovador para auxiliar o produtor nos desafios da lavoura. Composto por herbicidas, inseticidas, fungicidas, maturadores, biológicos e, agora com Relicta®, um inibidor de florescimento e isoporização que é mais uma ferramenta que ajuda a maximizar a produtividade, sempre com o apoio e orientação do nosso time especialista na cultura.”, finaliza Tainá.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como é feito o fertilizante?

Conforme alguns elementos vão sendo retirados do solo, a quantidade para o próximo plantio pode não ser suficiente. E o uso de fertilizantes é um dos jeitos mais rápidos de regenerar o solo.

Inovação em sementes de soja

A soja é uma importante commodity brasileira, com produção de derivados ...

Cana: aplicação de vinhaça enriquecida com fertilizantes

Veja as vantagens da aplicação localizada, como realizar o manejo, quais os cuidados necessários e muito mais no artigo da Campo & Negócios.

Maturação do canavial: Etapa merece mais eficiência nas operações

A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância socioeconômica no Brasil, cuja produção de açúcar e etanol está diretamente relacionada ao acúmulo total de açúcares, de modo que, quanto mais açúcar presente nos colmos industrializáveis, maior será a rentabilidade econômica do processo industrial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!