21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 26, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosCorteva lança websérie para auxiliar o cafeicultor

Corteva lança websérie para auxiliar o cafeicultor

Crédito Rehagro

Com o intuito de auxiliar o agricultor a minimizar riscos e enfrentar o impacto da geada na produção do café,a Corteva Agriscience lança uma websérie de quatro episódios com orientações práticas sobre o manejo do cafezal durante o período histórico de ocorrência de geadas no País. Os vídeos contam com a participação de Luis Guilherme Bergamin, gerente de Agronomia da Corteva.

O primeiro episódio destaca que é recomendado intervir o mínimo possível na lavoura nesta fase, retirar folhas e galhos deixa a planta mais exposta e o risco de uma nova geada pode ser ainda pior. É necessário esperar de 30 a 60 dias após a ocorrência da geada para avaliar a dimensão dos prejuízos. Além disso, quanto mais material for deixado para a próxima safra é melhor para a produtividade do cafezal.

O segundo capítulo informa que a decisão do que fazer deve ser tomada em função da magnitude da morte dos tecidos nas lavouras. Caso seja necessário fazer a poda, a regra é: quanto menos cortar, melhor. Também são detalhados os vários tipos de poda, de acordo com cada situação. Já o terceiro episódio explica o que é a geada e quando ela ocorre. Além do orvalho congelado na superfície, a geada causa o congelamento da água no interior da planta, destruindo as células, e a temperatura de dois graus celsius negativos é letal ao cafeeiro. Segundo o histórico desde 1890, a frequência de geadas muito severas, como essa, é vista a cada 30 anos. Severas, a cada seis anos, e moderadas, a cada três anos.

Por fim, o último episódio orienta como proceder no médio e longo prazos. Para evitar que a geada afete o cafezal, é preciso realizar o planejamento antes mesmo do plantio das mudas, levando em conta a região, o terreno e o tipo de vegetação. Também são apresentadas dicas de como evitar os riscos de geada nas lavouras de café.

A websérie completa está disponível no link:
https://www.corteva.com.br/produtos-e-servicos/linha-hortifruti/linha-cafe.html.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição mineral – Mais resistência aos estresses abióticos

Uma pessoa saudável, bem nutrida, está mais bem preparada para suportar os estresses do dia a dia e manter-se produtiva. Assim como nós, as plantas sofrem uma série de estresses, que podem ser bióticos (causados por seres vivos, como fungos, bactérias, vírus, nematoides, etc.), ou abióticos (baixa ou alta temperatura, salinidade, seca, etc.) e que podem fazer com que as culturas não atinjam seu potencial genético quanto à produtividade.

Aminoácidos – A recuperação do estresse das plantas

  Jorge Jacob Neto Engenheiro agrônomo., Ph.D. e professor titular do Departamento de Fitotecnia da UFRRJ j.jacob@globo.com Joice de Jesus Lemos Engenheira agrônoma, doutora e professora do Departamento de...

Seguro para a cafeicultura mitiga riscos durante a florada do café

Enquanto o cafeeiro floresce, chuvas de granizo e geadas podem causar danos diretos capazes de comprometer a lavoura em formação, prejudicando a safra corrente e a temporada futura.

Rigrantec – A combinação perfeita

Quando falamos em produção vegetal, mais importante que analisar variáveis isoladas é aproveitar a interação que os diferentes elementos possui. Pensando nisto, a Rigrantec...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!