19.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoCrise entre Rússia e Ucrânia pode afetar economias das Américas

Crise entre Rússia e Ucrânia pode afetar economias das Américas

Caso se concretize, conflito na região do Mar Negro pode elevar preços de grãos nos mercados globais. Ambos os países estão entre os maiores fornecedores internacionais de trigo e milho

Um acirramento da crise política entre a Ucrânia e a Rússia afetaria a disponibilidade de grãos básicos e geraria aumento dos preços no mercado internacional e impactos na agricultura dos países das Américas, de acordo com um informe do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A nota técnica do diretor-geral do Instituto, Víctor Villalobos, foi redigida para os ministros dos 34 países-membros da instituição.

Segundo o documento, uma redução das exportações de trigo e milho na Rússia e Ucrânia, que estão entre os principais produtores e exportadores mundiais de cereais, levaria à diminuição da disponibilidade de grãos no mercado mundial, o que levaria ao aumento das cotações. O conflito entre a Ucrânia e a Crimeia, aponta o Instituto, os mercados funcionaram sem maiores contratempos. Os dois países são importantes rotas de grãos para os mercados internacionais.

Em relação à atual cotação dos grãos, a nota avalia que, até o momento, o incremento dos preços internacionais é temporal e de pouca magnitude. De janeiro a abril de 2014, os preços do trigo e do milho aumentaram 18% e 12%, respectivamente. No caso do trigo, foi a maior elevação de preços desde meados de 2012.

Impactos dependem da situação de cada país e da duração de um conflito

Para os países das Américas, uma redução da oferta no mercado mundial ou um aumento nos preços dos grãos teria impactos diferenciados, determinados, entre outros fatores, pela duração do conflito, a existência de estoques e a estrutura produtiva e comercial de cada nação. De acordo com Villalobos, os países importadores de grandes quantidades sofreriam mais pressão financeira e de abastecimento para satisfazer suas necessidades. Por outro lado, os exportadores de trigo e milho poderiam se beneficiar com o aumento dos preços internacionais.

O IICA recomendou aos seus países-membros que prestem especial atenção aos mercados e que revisem suas estratégias de importação e exportação destes produtos. Para os importadores, é fundamental cuidar para que as flutuações não afetem a segurança alimentar. Aos exportadores, o Instituto lembra que devem aproveitar a oportunidade para posicionais suas colheitas nos mercados internacionais a preços melhores.

A região do Mar Negro é fundamental para o abastecimento de trigo e milho. Rússia e Ucrânia são dois dos principais produtores e exportadores de produtos agrícolas mundiais. Os dois países contribuem com cerca de 13% a 14% das exportações mundiais de trigo e milho, respectivamente. Qualquer situação que afete sua capacidade produtiva ou de comercialização causa impactos nos mercados agrícolas internacionais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácido direto na semente – Quais os resultados na produção de soja e milho?

O milho e a soja constituem as principais culturas brasileiras que suportam a eficiência do agronegócio. Sem estas culturas a avicultura e a suinocultura não teriam o destaque que têm hoje.

Novidade – Alface frisée conquista mercado

Jean de Oliveira Souza Engenheiro agrônomo e pós-doutorando em Agronomia - Melhoramento Vegetal no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) jsoliveira1@hotmail.com   A alface,...

Enxofre bentonita, mais um produto incluído no portfólio da Química Anastacio

A partir do mês de maio, a Química Anastacio terá disponibilidade do produto Enxofre Bentonita 90%. Com isso, haverá aumento do portfólio de produtos,...

Precisão na medição das áreas e caracterização do relevo

A tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging; em português Detecção de Luz e Alcance) é uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância ou outra informação a respeito de um determinado objeto distante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!