24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercado"Dia do Produtor" ajuda a resgatar importância das exposições agropecuárias

“Dia do Produtor” ajuda a resgatar importância das exposições agropecuárias

Iniciativa foi criada pela Sociedade Rural Brasileira e Verum Eventos, em parceria com Sindicatos Rurais, para levar conteúdo técnico às exposições

Com o objetivo de oferecer conteúdo técnico e troca de experiências que colaborem para aprimorar a atividade pecuária, a Sociedade Rural Brasileira e a Verum Eventos, empresa que promove o Circuito ExpoCorte, em parceria com Sindicatos Rurais de várias cidades brasileira promoveram este ano o “Dia do Produtor“. A iniciativa inovadora foi realizada em cinco cidades brasileiras durante exposições agropecuárias.

A primeira a receber o evento foi Três Lagoas (MS), durante a Expotrês, no mês de junho; seguida por Cuiabá (MT) na Expoagro e Araçatuba (SP) na Expô Araçatuba, em julho. Na sequência foi a vez de Pontes e Lacerda (MT) na Expoeste e Juara (MT), na Expovale, em agosto.

Os eventos abordaram temas como gestão de pessoas, sucessão familiar, nutrição, sanidade, sustentabilidade, reprodução, integração lavoura-pecuária e questões ambientais. Ao final do dia, um debate com lideranças locais concluia o evento.

“O Dia do Produtor surgiu como resposta à demanda de lideranças regionais da agropecuária. Exposições e feiras tradicionais estão perdendo atratividade devido à migração de leilões para a TV e à crescente invasão de shows no espaço dos pecuaristas e expositores. Com um novo formato de maior integração de conhecimentos técnicos e de gestão, concentrado em palestras e debates com especialistas, autoridades e produtores de referência, sindicatos e associações retomaram a tradição de oferecer uma plataforma de encontros entre profissionais, indústrias e produtores“, avalia o diretor da Sociedade Rural Brasileira, Francisco Vila, que coordenou o fórum.

“A visão integrada dos múltiplos processos que compõem o sistema produtivo da bovinocultura competitiva vai ao encontro da demanda por novas soluções para a milenária atividade de produzir carne. Fazer mais com menos e em menor tempo se tornou a fórmula de sucesso para as pecuárias vencedoras num mercado cada vez mais padronizado. O conceito didático e de interação durante o Dia do Produtor é variável. Assim, podem ser atendidas as características específicas de cada região e o conjunto de produtores. Os pecuaristas aderiram com entusiasmo a esse novo modelo de compartilhar conhecimentos e continuam trocar experiências mesmo após o evento“, ressalta Vila.

Para a diretora da Verum Eventos, que cuidou de toda a operação dos cincos eventos da primeira edição do Dia do Produtor, o sucesso da iniciativa demonstra que há forte demanda para agregar conteúdo nas tradicionais exposições agropecuárias. “Nossa missão foi cumprida com a realização dessa primeira edição do Dia do Produtor. Certamente é uma iniciativa que terá continuidade nos próximos anos“, revela Carla.

Uma das palestrantes do Dia do Produtor em Juara, a advogada Samanta Pineda, que tratou dos desafios legais do Cadastro Ambiental Rural (CAR), aprovou a iniciativa. “A maior prevenção contra injustiça é a informação! O conhecimento, mesmo que básico, das incontáveis áreas necessárias para a gestão de uma propriedade rural é a ferramenta principal para o sucesso do negócio.  O projeto Dia do Produtor foi a várias cidades brasileiras levar aos produtores que estão longe de grandes centros palestras especializadas sobre assuntos atuais extremamente úteis. O evento tinha jeito de casa da fazenda, organizado, cheio de gente amiga, boa comida, uma ótima energia e temas relevantes na mesa. Tratei especialmente da regularização ambiental das propriedades rurais, o cadastro ambiental rural e as peculiaridades do Estado do Mato Grosso. O público era grande, receptivo e muito interessado, pois falamos do assunto por aproximadamente duas horas. Para mim, foi muito gratificante participar do encontro e da iniciativa, pela qual parabenizo os organizadores“, aponta a advogada.

Também elogiaram a iniciativa as empresas que estiveram no Dia do Produtor. “A Zoetis está sempre focada em apoiar iniciativas que favoreçam a educação continuada e possibilitem o incremento e profissionalização do setor. Portanto, o Dia do Produtor é uma grande oportunidade para que possamos trocar experiências, identificar a necessidade dos pecuaristas e entregar medicamentos e soluções que atendem as expectativas do mercado“, avalia o Gerente de produto Bopriva da Unidade de Negócios Bovinos da Zoetis, Robson Stellato.

Além da Zoetis, outras empresas e entidades apoiaram o Dia do Produtor, como Tortuga-DSM, Terra Desenvolvimento Agropecuário, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), CRI Genética, Passarela Leilões, Famasul, Sebrae, Dow, JBS, Agroquima, Acrimat, Deltagen, Herbiquímica, Beckhauser e Merial.

Mais informações e fotos de cada evento podem ser consultadas no site www.diadoprodutor.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Cobertura com capim braquiária aumenta a produção de soja e milho?

Autores Felipe Rogerio Nedilha Médico veterinário e mestrando em Produção Vegetal - Unicentro Laís Cristina Bonato Malmann Nedilha Engenheira agrônoma e doutoranda em Produção...

Qualidade do solo para produtividade e sustentabilidade no campo

Unir produtividade, redução de custo e sustentabilidade dos negócios e do meio ambiente ...

Último dia do CBSementes é marcado pela realização de três simpósios simultâneos

Agricultura e floresta podem sim andar lado a lado “Sem florestas não há água, sem água não existe agricultura“, enfatiza a engenheira florestal Márcia Balistiero...

Uso mais sustentável da água

O Dia Mundial da Água (22/3) celebra a importância deste recurso natural em seus mais diversos ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!