20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDia Mundial da Eficiência Energética é celebrado em 5 de março

Dia Mundial da Eficiência Energética é celebrado em 5 de março

Data foi criada durante a I Conferência Internacional do setor, em 1998, na Áustria.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

No dia 5 de março é comemorado o Dia Mundial da Eficiência Energética, data criada durante a I Conferência Internacional do setor, em 1998, na Áustria. O objetivo dos participantes foi conscientizar a sociedade sobre a necessidade de adotar o uso racional de eletricidade, evitando desperdícios. 

É importante destacar que o setor industrial é responsável pelo consumo de 40% da energia produzida, a partir da geração hidrelétrica. Contudo, algumas empresas ainda usam combustíveis fósseis para ter eletricidade, provocando danos ao meio ambiente, ao gerar gases como o CO2. 

Para estabelecer regras entre as concessionárias de distribuição de energia, o governo federal criou o Programa de Eficiência Energética (PEE – da Lei 9.991/2000). Por intermédio do documento, as empresas teriam que pagar uma fração da receita operacional líquida, para que o poder público pudesse criar projetos de eficiência energética. 

Na sequência, foi promulgada a Lei de Eficiência Energética (Lei nº 10.295/2001), na qual foi instituído um comitê gestor responsável pela regulamentação de níveis mínimos de eficiência energética, nos setores empresariais e industriais. 

Ainda assim, uma informação deve ser destacada: a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo monitoramento dos dados de consumo, informou que em 2023, o aumento de quase 2% foi puxado pelo consumo residencial, ficando à frente do comércio e indústria.

Diante do cenário apresentado e da importância de esclarecer a sociedade, os profissionais de meio ambiente têm um papel importante, tanto no campo educativo, quanto na criação de projetos. Outra carreira que pode colaborar com iniciativas de eficiência energética é o novo bacharelado de Engenharia de Produção do Senac EAD. Além disso, para quem já trabalha na área de meio ambiente, existem várias opções de cursos de atualização, formação e especialização. Acesse o site do Senac EAD e confira o portfólio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Indenização por linhas de transmissão de energia

A indenização ao proprietário pela instituição de servidão para passagem de linhas de transmissão deve ser realizada considerando a fração atingida e todas as demais restrições impostas ao imóvel

Qual a relação entre energia solar e a horticultura?

A relação pode não ser tão evidente, mas é intrínseca.

Pulverização agrícola eletromagnética

George Hércules de Mel Consultor técnico da Aqua-4D Brasil A questão da eficiência das pulverizações agrícolas com defensivos e/ou com fertilizantes foliares é um dos temas...

Do pequeno ao grande produtor rural, Bahia Farm Show 2017 garante inovação e tecnologia no dia a dia do campo

A grande demanda por alimentos no mundo tornou a produção mais acelerada e propiciou o surgimento de tecnologias no setor agrícola. Tanto a agricultura...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!