21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDia Mundial da Eficiência Energética é celebrado em 5 de março

Dia Mundial da Eficiência Energética é celebrado em 5 de março

Data foi criada durante a I Conferência Internacional do setor, em 1998, na Áustria.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

No dia 5 de março é comemorado o Dia Mundial da Eficiência Energética, data criada durante a I Conferência Internacional do setor, em 1998, na Áustria. O objetivo dos participantes foi conscientizar a sociedade sobre a necessidade de adotar o uso racional de eletricidade, evitando desperdícios. 

É importante destacar que o setor industrial é responsável pelo consumo de 40% da energia produzida, a partir da geração hidrelétrica. Contudo, algumas empresas ainda usam combustíveis fósseis para ter eletricidade, provocando danos ao meio ambiente, ao gerar gases como o CO2. 

Para estabelecer regras entre as concessionárias de distribuição de energia, o governo federal criou o Programa de Eficiência Energética (PEE – da Lei 9.991/2000). Por intermédio do documento, as empresas teriam que pagar uma fração da receita operacional líquida, para que o poder público pudesse criar projetos de eficiência energética. 

Na sequência, foi promulgada a Lei de Eficiência Energética (Lei nº 10.295/2001), na qual foi instituído um comitê gestor responsável pela regulamentação de níveis mínimos de eficiência energética, nos setores empresariais e industriais. 

Ainda assim, uma informação deve ser destacada: a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo monitoramento dos dados de consumo, informou que em 2023, o aumento de quase 2% foi puxado pelo consumo residencial, ficando à frente do comércio e indústria.

Diante do cenário apresentado e da importância de esclarecer a sociedade, os profissionais de meio ambiente têm um papel importante, tanto no campo educativo, quanto na criação de projetos. Outra carreira que pode colaborar com iniciativas de eficiência energética é o novo bacharelado de Engenharia de Produção do Senac EAD. Além disso, para quem já trabalha na área de meio ambiente, existem várias opções de cursos de atualização, formação e especialização. Acesse o site do Senac EAD e confira o portfólio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Por que Minas Gerais é o maior produtor de energia solar do Brasil?

Segundo a SolarVolt Energia, o estado ganha protagonismo nesse quesito por conta da alta incidência solar em quase todo seu território e por alguns benefícios fiscais oferecidos na região

Geravolts – O melhor para o seu agronegócio

Muitos são os desafios do produtor rural no Brasil. Alta carga tributária, complicações logísticas para escoamento da produção, combustíveis com valores elevados e energia elétrica cara...

Financiamento para Energia Solar é lançado

  Associados pessoa física e jurídica contam com uma linha de crédito específica para adquirir equipamentos para geração de energia elétrica por meio da energia...

Indenização por linhas de transmissão de energia

A indenização ao proprietário pela instituição de servidão para passagem de linhas de transmissão deve ser realizada considerando a fração atingida e todas as demais restrições impostas ao imóvel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!