29.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosDiferentes tipos de crédito rural e como eles funcionam

Diferentes tipos de crédito rural e como eles funcionam

Adenilson Adão Sponchiado
Técnico em Agropecuária e graduado em Ciências Biológicas e Agronomia – Centro Universitário de Ourinhos (Unifio)
adenilsonsponchiado08@gmail.com
Ana Caroline Scoparo
Produtora rural e graduanda em Agronomia – Unifio
agroscoparo@gmail.com
Adilson Pimentel Júnior
Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia e professor – Unifio
adilson_pimentel@outlook.com

Crédito rural é uma linha oferecida por instituições financeiras para os empresários e produtores rurais, tendo como objetivo antecipar benefícios, podendo ser na linha de custeio e investimento. Esse crédito pode ser subsidiado por instituições governamentais ou privadas.

Os créditos rurais podem ser divididos em quatro categorias:

Crédito industrialização: O crédito industrialização é voltado para industrialização de produtos agropecuários. Isso desde que ao menos 50% da produção a ser beneficiada seja da própria fazenda. Essa regra vale tanto para produtores individuais quanto para cooperativas.

Crédito custeio: é utilizado para custear a produção, permitindo ao agricultor realizar a aquisição de produtos necessário para implantação e tratos do investimento (fertilizante, semente, defensivos e insumos), ou seja, pagar as dívidas nas empresas.

Crédito investimento: O crédito investimento financia investimentos fixos ou semifixos em bens e serviços. Esses investimentos são voltados para o crescimento da produção e da competitividade.

Crédito comercialização: O crédito comercialização auxilia em uma das principais necessidades de quem trabalha no campo: a venda dos produtos no mercado. O crédito comercialização compreende a pré-comercialização, o desconto de duplicata rural e de nota promissória rural.

Como acessar o crédito

Para conseguir esse tipo de crédito, pode ser privado ou público, físico ou jurídico, se fazem necessários inúmeros requisitos, que deverão ser apresentados pelo agricultor, sendo um deles a comprovação de atividades agrícolas.

As instituições financeiras também irão solicitar documentos, tais como RG, CPF/CNPJ, comprovante de residência, matricula da propriedade, CAR (Cadastro Ambiental Rural), DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e ITR (Imposto Territorial), sendo necessário o produtor estar com estes documentos atualizados.

Benefícios

Quando falamos de créditos rurais, há inúmeros de benefícios, sendo o mais atrativo as taxas reduzidas e o prazo para pagamentos, que geralmente é no ano-safra.

No mês de julho de cada ano é lançado o plano safra, programa de Estado que define os valores dos recursos, especificando atividades, investimentos, taxas de juros e prazo. Uma parte desse valor o governo subsidia os juros, ou seja, abaixa os valores dos juros, estimulando os produtores a aproveitarem todos os recursos disponíveis o mais rápido possível.

Essas linhas de crédito com menores juros acabam rápido, ou até mesmo o recurso fica indisponível.

ARTIGOS RELACIONADOS

Plasticultura BR: Nova marca desponta no mercado

A Plasticultura BR está nascendo para atender grandes distribuidores do Brasil! Nós não iremos atender diretamente consumidores ou revendedores em geral, deixaremos por conta dos distribuidores!

Produtores de café afetados pelo granizo podem solicitar prolongamento de crédito rural

As fortes chuvas de granizo registradas nos dois últimos meses no Sul de Minas destruíram lavouras inteiras de café. Para mininizar a situação financeira, o cafeicultor possui algumas alternativas, como a prorrogação do crédito rural. O advogado Vinicius Souza Barquette, especialista em agronegócio, explica melhor o assunto.

Novas variedades de soja

A cultura da soja continua a avançar em importância dentro do setor agropecuário.

Cooxupé desenvolve programa para garantir a sustentabilidade e padronização do café perante o mercado

“Protocolo Gerações” incentiva cooperados a adotarem práticas sustentáveis na lavoura e ratifica compromisso ambiental da cooperativa cafeeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!