28.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasDo neolítico a atualidade: a importância da agricultura para o homem

Do neolítico a atualidade: a importância da agricultura para o homem

Créditos Shutterstock

Por Vanderlei Tenório

A adoção da agricultura é a mudança mais fundamental na história da humanidade. Não apenas produziu uma sociedade madura pela primeira vez, mas também mudou completamente a própria sociedade.

Os grupos de caça e coleta são essencialmente iguais, mas as comunidades sedentárias levaram a uma profissionalização crescente dentro da sociedade quase desde o início, e ao surgimento de elites religiosas, políticas, militares e um país com autoridade para guiar o resto da sociedade – paralelamente ao desenvolvimento da agricultura, viu-se também o estreitamento das relações entre os humanos e os outros animais.

Nesse aspecto, a prática agrícola é uma das atividades mais antigas da humanidade. No Neolítico, as primeiras tecnologias e materiais usados ​​no cultivo de plantas e recintos de animais foram a principal razão para o chamado assentamento dos humanos, que lhes permitiu viver permanentemente em locais específicos, apesar da coexistência de longo prazo de coleta, caça e agricultura. O desenvolvimento da agricultura está diretamente relacionado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a compreender a importância da tecnologia e dos meios técnicos no processo de construção da sociedade e de seu espaço geográfico.

Por conseguinte, à medida que essas sociedades modernizam sua tecnologia, o desenvolvimento da agricultura também avançava. Tanto que agricultura se consolidou na época do Crescente Fértil, o que diretamente alicerçou o desenvolvimento e estabelecimento do início das grandes civilizações.

Nesse quadro, a relação da produção de alimentos e a transformação do homem de nômade coletor para agricultor fixo, possibilitou a estruturação das primeiras instituições sociais, da consciência de classe, da divisão social do trabalho, das trocas comerciais e o reconhecimento da família e da própria sociedade. Tais fatores aqui citados, são os pontos centrais para constituição da relação entre o homem e sociedade e homem e agricultura.

Para tanto, a agricultura foi vital para o aprofundamento dessa construção milenar. Nesse ponto, o fogo norteia o nascimento do homem enquanto agente social e, posteriormente, o surgimento da agricultura o legitima. A posteriori, a produção de alimentos e o estabelecimento da organização social e institucional sólida garante a continuidade do homem e a estruturação da sociedade. Ou seja, a garantia da sobrevivência da espécie humana está vinculada na forma de obtenção, produção, armazenamento ou distribuição dos alimentos.

Ademais, essa dinâmica salvaguarda a origem das primeiras formas de organização social e como essa origem está liga direta e indiretamente ao desenvolvimento do homem, ao domínio de técnica, a importância do fogo e da difusão da agricultura atrelada a domesticação de animais selvagens. A agricultura propiciou as primeiras aldeias, cidades e civilizações.

Em resumo, o surgimento da agricultura, portanto, é o norte balizar da civilização e o uso do fogo, da mesma maneira, pode ser pensado como o ponto chave da humanização. Pois, o fogo representou o aperfeiçoamento da tecnologia e reverberou na sociabilidade e no desenvolvimento intelectual dos homens. 

Vanderlei Tenório

É jornalista, pesquisador, professor de atualidades, correspondente freelance de veículos portugueses e bacharelando em Geografia (IGDEMA/UFAL).

ARTIGOS RELACIONADOS

Quando dobraremos o PIB do agronegócio brasileiro?

Para o ano de 2023, estima-se o valor do PIB do agronegócio superando R$2,62 trilhão, equivalendo um quarto do PIB do Brasil.

Qual o futuro da soja no Brasil?

Por um lado, a soja é uma cultura de extrema relevância para a economia, para a segurança alimentar ...

Testes de colheita autônoma em maçã

Protótipo de equipamento para colheita autônoma de maçã inicia testes em campo.

Nova geração do agro impulsiona o processo de digitalização do setor

A evolução do agronegócio passa pela transformação digital do setor, realizada por meio ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!