Nas gôndolas de supermercados, bistrôs e empórios pelo país, a presença de espaço destinado aos produtos plant-based, itens fabricados por ingredientes de origem vegetal na sua forma mais natural, alimentos frescos ou minimamente processados sem o uso de aditivos artificiais como conservantes, corantes e aromatizantes, aumenta a cada dia.
Nos últimos anos, esse mercado tem registrado um crescimento considerável. De acordo com uma pesquisa feita pela Meticulous Research esse setor deve movimentar US$ 95,52 bilhões até 2029, com projeção de crescimento de 12,45% no período.
Quando se pensa em saúde, produtos de origem vegetal podem ter um impacto positivo no organismo: como é livre de ultraprocessados, minimiza o risco de doenças e fortalece o sistema imunológico. E de olho no setor em expansão, empresas brasileiras têm se destacado na oferta de alimentos e bebidas que atendam essas características.
LEIA TAMBÉM:
Mercado plant-based cresce impulsionado por brasileiros que buscam produtos mais saudáveis
O futuro do plant-based – regulação em debate
Marcas nacionais em alta
No Brasil diversas empresas adotaram o plant-based como foco na linha de produção de seus portfólios. Abaixo, selecionamos três marcas que utilizam ingredientes de origem vegetal, livres de qualquer composto de origem animal e com compromisso com a sustentabilidade e a regeneração do meio ambiente.
Positive Co: os irmãos e sócios Felipe e Rodrigo Carvalho da Positive Co são os responsáveis pelo grande sucesso que é a A Tal da Castanha, empresa líder na produção e comercialização de bebidas vegetais, que conseguiu trazer ao mercado um produto simples, puro, saudável e inédito no país. E o sucesso não parou nesta marca. O portfólio da empresa conta com Jungle, Plant Power e Foodtech Possible®. De achocolatados a isotônicos, a estratégia é lançar versões veganas para todos os itens possíveis. O isotônico Jungle que é feito com suco de frutas, tapioca e água de coco é um exemplo, O produto nasceu da observação do mercado, já que é contraditório uma bebida destinada a atletas ter em sua composição açúcar, corante e aroma artificiais que podem impactar na saúde das pessoas.
MadeReal: a marca se destaca pela praticidade e alto teor nutricional de seus produtos ao oferecer os famosos bombs – shots super concentrados e prensados a frio, que aliam nutrientes e sabor em favor da saúde. Além deles, a empresa oferece granolas e crackers para aquele lanchinho saudável entre as refeições. Criada em 2018, a empresa vem registrando crescimento de 100%, e pretende aumentar o faturamento em quatro vezes até o final do ano.
Mahta – Empresa de foodtech que entra no mercado com princípios básicos de modelo de agricultura regenerativa e com soluções que vão de encontro a questões vitais, como o desenvolvimento sustentável e de cadeias produtivas para a conservação de todo meio ambiente. A empresa criou um produto, o Nutrição Regenerativa da Floresta, alimento que agrega 15 superalimentos do bioma amazônico. Os ingredientes provêm de comunidades tradicionais da Amazônia e de pequenos agricultores que operam no modelo SAFs (sistemas agroflorestais), como os da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores e Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA, de Rondônia, e da Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), do norte de Mato Grosso, entre outros.