26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioAnimaisEmpresas plant-based conquistam cada vez mais adeptos

Empresas plant-based conquistam cada vez mais adeptos

Foto: Unplash

Nas gôndolas de supermercados, bistrôs e empórios pelo país, a presença de espaço destinado aos produtos plant-based, itens fabricados por ingredientes de origem vegetal na sua forma mais natural, alimentos frescos ou minimamente processados sem o uso de aditivos artificiais como conservantes, corantes e aromatizantes, aumenta a cada dia. 

Nos últimos anos, esse mercado tem registrado um crescimento considerável. De acordo com uma pesquisa feita pela Meticulous Research esse setor deve movimentar US$ 95,52 bilhões até 2029, com projeção de crescimento de 12,45% no período.

Quando se pensa em saúde, produtos de origem vegetal podem ter um impacto positivo no organismo: como é livre de ultraprocessados, minimiza o risco de doenças e fortalece o sistema imunológico. E de olho no setor em expansão, empresas brasileiras têm se destacado na oferta de alimentos e bebidas que atendam essas características. 

LEIA TAMBÉM:

Mercado plant-based cresce impulsionado por brasileiros que buscam produtos mais saudáveis
O futuro do plant-based – regulação em debate

Marcas nacionais em alta

No Brasil diversas empresas adotaram o plant-based como foco na linha de produção de seus portfólios. Abaixo, selecionamos três marcas que utilizam ingredientes de origem vegetal, livres de qualquer composto de origem animal e com compromisso com a sustentabilidade e a regeneração do meio ambiente. 

Positive Co: os irmãos e sócios Felipe e Rodrigo Carvalho da Positive Co são os responsáveis pelo grande sucesso que é a A Tal da Castanha, empresa líder na produção e comercialização de bebidas vegetais, que conseguiu trazer ao mercado um produto simples, puro, saudável e inédito no país. E o sucesso não parou nesta marca. O portfólio da empresa conta com Jungle, Plant Power e Foodtech Possible®. De achocolatados a isotônicos, a estratégia é lançar versões veganas para todos os itens possíveis. O isotônico Jungle que é feito com suco de frutas, tapioca e água de coco é um exemplo, O produto nasceu da observação do mercado, já que é contraditório uma bebida destinada a atletas ter em sua composição açúcar, corante e aroma artificiais que podem impactar na saúde das pessoas.

MadeReal: a marca se destaca pela praticidade e alto teor nutricional de seus produtos ao oferecer os famosos bombs – shots super concentrados e prensados a frio, que aliam nutrientes e sabor em favor da saúde. Além deles, a empresa oferece  granolas e crackers para aquele lanchinho saudável entre as refeições. Criada em 2018, a empresa vem registrando crescimento de 100%, e pretende aumentar o faturamento em quatro vezes até o final do ano.

Mahta – Empresa de foodtech que entra no mercado com princípios básicos de modelo de agricultura regenerativa e com soluções que vão de encontro a questões vitais, como o desenvolvimento sustentável e de cadeias produtivas para a conservação de todo meio ambiente. A empresa criou um produto, o Nutrição Regenerativa da Floresta, alimento que agrega 15 superalimentos do bioma amazônico. Os ingredientes provêm de comunidades tradicionais da Amazônia e de pequenos agricultores que operam no modelo SAFs (sistemas agroflorestais), como os da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores e Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA, de Rondônia, e da Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), do norte de Mato Grosso, entre outros.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cadeia da carne terá espaço inédito na 23ª Expodireto Cotrijal

A 23ª Expodireto Cotrijal acontece entre os dias 6 e 10 de março, em Não-Me-Toque.

Eventos requisitam a participação da carne de Búfalo

Depois das últimas atividades promovidas pela Ascribu, organizadores pedem ações para levar produto ao público

Feijão carioca transformado

Uma pesquisa liderada pelo The Good Food Institute em parceria com o IBOPE e 11 empresas ...

Seminário Agricultura Regenerativa – Teia Alimentar do Solo nos Trópicos

29 e 30 de novembro, em Rio Paranaíba/MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!