15.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEPAMIG e Embrapa Café promovem dia de campo sobre cultivares de café,...

EPAMIG e Embrapa Café promovem dia de campo sobre cultivares de café, em Viçosa

Evento vai destacar resultados dos trabalhos regionalizados para a recomendação de novas cultivares para o Estado

Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Embrapa Café realizam na próxima terça-feira, 28 de maio, a partir de 8h, em Viçosa, o Dia de Campo Cultivares de Café Arábica para a Região das Matas de Minas. Este será o décimo evento realizado na safra atual, como parte das ações do projeto “Validação de cultivares de cafeeiros e transferência de tecnologias para as regiões cafeeiras de Minas Gerais”, conduzido pelas duas instituições.

O trabalho, com apoio financeiro da Fapemig/ Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Consórcio de Pesquisa Café, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), busca a identificação de cultivares de café mais adequadas às diferentes condições de clima, solo e relevo presentes no Estado.  Para isso, foram implantadas, entre o final de 2021 e o início de 2022, Unidades Demonstrativas em municípios das nove regiões produtoras (Sul, Sudoeste, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Norte, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).  

“Os dias de campo se iniciaram no mês de abril, nas Matas de Minas. Passamos pelo Sul de Minas, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e Noroeste do Estado. Agora voltamos às Matas de Minas para encerrar esta série de giros”, comenta o pesquisador da EPAMIG Vinícius Teixeira Andrade, que acrescenta: “Durante os encontros, falamos sobre as principais cultivares da cafeicultura brasileira, presentes nas Unidades Demonstrativas. Comentamos sobre produtividade, resistência à ferrugem, resistência aos nematoides, facilidade de colheita, dentre outras características de interesse do produtor”.

O objetivo do trabalho é avaliar a capacidade produtiva das novas cultivares por quatro safras, para se chegar a uma recomendação mais regionalizada de cultivares de café que atendam aos propósitos de produtividade, resistência a pragas e doenças, adequação às condições de clima e solo e qualidade da bebida. Amostras dos cafés colhidos, durante a vigência do projeto, passarão por avaliações sensoriais nos padrões oficiais.

Programação

Na próxima terça-feira, a partir das 8h, na Fazenda Estiva/ Paiol, em Viçosa, os pesquisadores da EPAMIG Gladyston Carvalho e Vinícius Andrade e da Embrapa Café André Dominghetti e Guilherme Abreu, vão conduzir a estação “Cultivares de Café para a região das Matas de Minas”. E os extensionistas da Emater-MG, Gabriel Singulano e Deonin Dalipal, abordarão o tema “Manejo da Lavoura de Café Arábica”.

O evento tem como parceiros a Emater-MG e o Sistema Faemg Senar. As inscrições podem ser feitas no local, na data do evento. Mais informações: EPAMIG Sudeste (31) 3891-2646/ (31) 3899-5223 – epamigsudeste@epamig.br ou Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa (31) 3891-3138. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Café – Manejo de pré e pós-colheita

A cafeicultura possui grande importância na agricultura nacional, possuindo influência direta nas relações socioeconômicas do País. Sobretudo, os manejos realizados na lavoura cafeeira são determinantes para a viabilidade de cultivo, assim como para a elevada produção e qualidade dos frutos.

Grupo Farroupilha é premiado com sua marca Rio Brilhante Café de Origem

  O Grupo Farroupilha, sediado em Patos de Minas (MG), apresentou durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), sua marca de...

Mancha de phoma: Como identificar sua presença no cafeeiro?

AutoresCássio Pereira Honda Filho Doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (/UFLA) cassiop.hondafv@gmail.com Mariana Thereza Rodrigues Viana Doutora em Fitotecnia – UFLA...

Colheita seletiva garante café de qualidade

Carlos Johnantan Tolentino Vaz Engenheiroagrícola e ambiental, consultor em Sustentabilidade e Qualidade na AgrocertConsultoria carlos_gm_4@hotmail.com   A colheita seletiva é a retirada dos frutos do cafeeiro, selecionando principalmente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!