21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEPAMIG lança cartilha sobre cultivo de pimenta Capsicum

EPAMIG lança cartilha sobre cultivo de pimenta Capsicum

Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) publicou recentemente a cartilha “Cultivo de Pimenta Capsicum”. O material, que está disponível para download gratuito no site, destaca variedades tradicionais e novas e traz informações sobre as diferentes etapas da cadeia produtiva, da escolha da área de cultivo à comercialização.

A grande importância desta hortaliça para o agronegócio mundial é comprovada pela diversidade de aplicação das pimentas Capsicum na culinária, indústria de alimentos, farmacologia, odontologia, medicina e, ainda, como planta ornamental. A páprica, pó de coloração vermelha obtido pela moagem de frutos desidratados, é um dos condimentos mais consumidos no mundo. Outros processamentos como pimenta calabresa, molhos, conservas e geleias representam ótimas opções de agregação de valor, associadas ao sabor.

Na publicação são apresentadas quatro espécies e 12 das variedades de pimentas mais conhecidas no Brasil, além de outras desenvolvidas por centros de pesquisa especializados. Entre elas, a malagueta, a dedo de moça, a biquinho, e aquelas mais exóticas, como as denominadas Pimentas Nucleares, de extrema ardência.

Geração de renda

Divulgação

No Brasil, a importância econômica do cultivo da pimenta se dá pela rentabilidade, principalmente, por meio da agregação de valor ao produto, e pela importância social, em função do emprego considerável de mão de obra, especialmente, na colheita. Minas Gerais é o principal estado produtor de pimenta no Brasil. Em 2021, foram produzidas 3.849 toneladas, sendo 83% provenientes da agricultura familiar.

A cartilha Cultivo de Pimenta Capsicum foi coordenada pela pesquisadora Cleide Maria Ferreira (EPAMIG/Embrapa), com a colaboração dos pesquisadores da EPAMIG Maria Regina Miranda de Souza e Sérgio Maurício Lopes Donzeles. Cleide, que é fitopatologista, desenvolve pesquisas com pimentas desde 1999 e atua na orientação e no atendimento a pimenticultores da Zona da Mata Mineira e de outras regiões produtoras.

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG busca parcerias com empresas e startups

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da empresa prospecta novas oportunidades de negócios entre setores público e privado.

EPAMIG e Embrapa Café promovem dia de campo sobre cultivares de café, em Viçosa

Evento vai destacar resultados dos trabalhos regionalizados para a recomendação de novas cultivares para o Estado

EPAMIG realiza dia de campo sobre Hortaliças PANC

Evento, gratuito, acontece na próxima quinta-feira (4), em São João del-Rei

EPAMIG prepara sementes de café para comercialização

O investimento na formação da lavoura de café é um dos pontos determinantes para a definição do potencial produtivo. Nessa fase, atenção especial deve ser dada...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!