26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioNotícias"Estufas Abertas" receberão turistas em Holambra somente nos dias 1 e 2...

“Estufas Abertas” receberão turistas em Holambra somente nos dias 1 e 2 de abril

O evento garante aos turistas a possibilidade de conhecer a produção de flores e plantas ornamentais em cinco fazendas da típica cidade holandesa.

Inspirados no “Kom in de kas!” (“Entre na estufa!”), evento realizado em diversas regiões da Holanda desde a década de 1970, os produtores de Holambra, cidade do interior de São Paulo e referência na produção e comercialização de flores e plantas ornamentais, voltam a abrir as suas fazendas para que os turistas conheçam os “bastidores” do plantio à colheita e conversem sobre a história dessas famílias que chegaram ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.

Cúrcuma_Rancho Raizes
Divulgação

Realizado apenas em dois dias no ano. As visitas poderão ser feitas apenas no dia 1º ou no dia 2 de abril em 2023, no período das 8h às 17h. O ponto de partida será o Bloemenpark (Sítio Laguna, na estrada municipal HBR 155), o mais completo parque de flores da Holambra, cujos jardins e canteiros são formados por mais de 30 variedades de rosas e cerca de 200 tipos de flores e plantas ornamentais. Ali, os turistas receberão mapas impressos ou virtuais para as 5 rotas (em cores diferentes) que os conduzirão até cada fazenda, em seus próprios veículos, para que tenham maior liberdade de horários e permanência em cada local. 

No retorno, eles terão acesso ao Bloemenpark para um passeio meio aos canteiros e jardins especialmente preparados para fotos incríveis e poderão adquirir as flores admiradas nas fazendas visitadas, que serão comercializadas pelo Grupo de Escoteiros da cidade, com renda parcialmente revertida para a instituição. Recomenda-se a realização de três visitas no período da manhã, parada para o almoço e duas visitas na parte da tarde para que todos possam aproveitar a oportunidade de apreciar o mais lindo pôr-do-sol de Holambra no retorno ao Bloemenpark. O parque, além de belos jardins, também oferece gastronomia, áreas kids e de lazer para as famílias.

Sobre o passeio

Nas cinco fazendas que “abrirão as suas estufas”, a proposta é permitir que os turistas conheçam todo o processo de cultivo – do plantio à colheita – e passem momentos agradáveis também ouvindo as curiosas histórias dos descendentes dos imigrantes holandeses que transformaram esta antiga colônia holandesas em uma cidade de 17 mil habitantes, eleita como a “Capital Nacional das Flores”.

As fazendas de Holambra são muito modernas e usam tecnologia para a produção de flores e plantas ornamentais. Nesta edição do “Estufas Abertas” estarão abertas para visitação as fazendas Isidorus Flores (produtora de rosas em vasos), a Joost Kalanchoe (kalanchoes e miliianas), a Panorama Flores (cyclamens e anigozanthus, mais conhecida como pata-de-canguru), o Rancho Raízes (cúrcuma) e a Viva Flora (spathiphyllum, o popular lírio-da-paz). O Bloemenpark será o ponto de partida e para um passeio maravilhoso entre canteiros de flores e para a observação do pôr-do-sol.

Bloemenpark
Divulgação

De maneira didática, os produtores explicarão sobre o avanço tecnológico aplicado nessas culturas e as inovações empregadas por essas famílias na agricultura, além da valorização do capital humano (seus colaboradores) e a forma sustentável da produção para a preservação do meio ambiente e para a manutenção dos recursos naturais. O público poderá conversar com os seus anfitriões sobre a história dessas famílias, sobre os seus hábitos e os costumes, além de conhecer muitas curiosidades que envolvem a dificuldade de adaptação dos imigrantes holandeses à cultura brasileira. Tudo num clima familiar e convidativo.

Ingressos

O dia do passeio custa R$ 50,00 (meia entrada) e R$ 100,00 (inteira). Crianças de até cinco anos não pagam ingressos e, de 6 a 12 anos, pagam meia entrada, assim como todos os demais previstos em lei. As vendas são realizadas exclusivamente no site www.bloemenpark.com.br. A organização do evento alerta que, infelizmente, não há acessibilidade para cadeirantes ou para pessoas com dificuldade de locomoção. Recomenda-se a compra antecipada, pois os ingressos são limitados a somente 200 visitantes por dia, considerando a informalidade das visitas às fazendas. Pelo mesmo motivo os ingressos são válidos apenas para a data da compra, não havendo devolução em caso de desistência.

ARTIGOS RELACIONADOS

Expoforest 2023: projeção para recorde de público e negócios

A próxima edição da feira, a quinta Expoforest, será em 2023, na região de Ribeirão Preto.

70 mil mudas de flores compõe o paisagismo da Tecnoshow Comigo 2023

Ornamentação também fará referência ao histórico de 20 anos de realização do evento

Expoforest 2023 – maior feira florestal dinâmica do mundo

A maior feira florestal dinâmica do mundo chega à quinta edição.

Congresso Andav 2022 reúne 8 mil participantes

A retomada da edição presencial do Congresso Andav 2022 mostrou a pujança do agronegócio brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!