20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 23, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFemagri 2024: Fazendinha apresenta soluções aos cafeicultores

Femagri 2024: Fazendinha apresenta soluções aos cafeicultores

Equipamento motorizado é utilizado para fazer nivelamento na entrelinha do café, facilitando o manejo na lavoura em terrenos de montanhas; Feira organizada pela Cooxupé acontece em Guaxupé, de 20 a 22 de março

Fazendinha 2024 da Femagri reune alternativas que elevam produtividade e sustentabilidade nas lavouras de café (Divulgação)

Responsável por facilitar o manejo de cafezais em terreno de topografia acidentada, ou também os cafés de montanha típicos da região sul mineira, o “burrinho mecânico” é uma das novidades que serão apresentadas aos mais de 30 mil cafeicultores esperados pela Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas realizada pela cooperativa cafeeira Cooxupé), entre os dias 20 e 22 de março, das 8h às 18h, em Guaxupé (MG).

O “Burrinho mecânico” estará no espaço Fazendinha, onde estarão reunidas diversas soluções focadas em produtividade e sustentabilidade para as lavouras de café. Trata-se de um equipamento motorizado, de baixo custo, leve e de fácil manuseio, focado em apresentar resultados para o cafeicultor que mantém lavouras em terrenos inclinados, pois abre terraços ou pequenos sulcos para facilitar o trânsito e favorecer as operações de manejo dos cafés de montanha.

Isso porque a declividade das áreas de lavouras no Sul de Minas Gerais e Zona da Mata dificulta a mecanização convencional, onerando os custos de produção pelo maior uso de mão de obra com tratos manuais.

“Dessa forma, o ‘burrinho’ foi desenvolvido para operar nestes terrenos de topografia acidentada. Sua roda dentada sustenta e traciona o equipamento, mesmo em área de declínio. Além dos microterraços, o ‘burrinho’ pode ser adaptado para executar outras atividades na propriedade como, por exemplo, ‘rodar’ café no terreiro. Algumas adaptações serão apresentadas no espaço também”, explica Eduardo Renê da Cruz, engenheiro agrônomo e coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.

Outras novidades e lançamentos

De acordo com Eduardo, a Fazendinha está preparada para apresentar soluções e novidades alinhadas com as boas práticas ambientais e que cumprem com a exigência do mercado consumidor e da legislação.

As famílias cafeicultoras encontrarão, ainda, demonstrações de tecnologias de drones pulverizadores e que fazem a distribuição de fertilizantes sólidos nas lavouras cafeeiras. O espaço também abordará temas como o uso de remineralizadores de solo (trazendo mais produtividade; mix de plantas de cobertura (que promove efeitos benéficos na fertilidade do solo através do aumento na ciclagem de nutrientes e diversos outros benefícios); demonstração de semeadoras e rolo-faca para o manejo.

A Fazendinha também terá o lançamento de uma centrífuga para pequenas propriedades, utilizada pelo produtor após o processamento do café para a retirada da água superficial dos grãos. Também serão apresentadas no espaço as marcas próprias de insumos da Cooxupé como a “Kafé”, com lançamento do novo produto integrante da linha: o “Kafé Vegetação”. Haverá a marca Prospera com as linhas de fertilizantes de solo Prospera Organic e o Prospera Fluid, com diferenciais exclusivos, além de nova linha de fertilizantes foliares para grãos, bem como os defensivos biológicos da Cooxupé.

Ações educativas

Assim como em outras edições, a Fazendinha da Femagri traz resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, novidades sustentáveis de diversos parceiros.

Neste ano, a feira terá a participação da Fundação Procafé – com a divulgação e vendas de publicações técnicas; EPAMIG (Empresa de pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) – na divulgação de resultados de cultivares e consórcio de plantas com café; EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) – com a demonstração do trabalho sobre plantas de cobertura; Centro de Validação Tecnológica do Instituto Federal do Sul de Minas – com os resultados do experimento de cultivares; Starbucks Farmer Support Center – na divulgação do programa C.A.F.E. Practices.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG-SENAR) também estará presente com a divulgação do serviço ‘Retifica’, para auxiliar os produtores a corrigirem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, o estande realizará consultoria sobre mão de obra e divulgação de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Femagri 2024

Ponto de encontro do produtor de café e vitrine das últimas tendências em tecnologia digital, inovações para o campo e insumos agrícolas, a 23ª Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas reunirá mais de 120 expositores.

Em uma área de 107 mil metros quadrados, a feira é aberta ao público com credenciamento realizado na recepção do evento. A Femagri acontece das 8h às 18h, na Avenida Vereador Nelson Elias, no bairro Japy, em Guaxupé, Sul de Minas Gerais.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 20 de março, às 10 horas, em frente ao Espaço Cooxupé. Com o tema “Cooperativismo: Construindo o Futuro Sustentável das Gerações”, feira enfatiza o foco no desenvolvimento sustentável para um crescimento econômico duradouro e promissor para as próximas gerações.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Femagri 2024 – Cobertura Campo & Negócios

A Femagri recebe neste ano mais de 120 marcas expositoras, em 148 estandes, com mais de 10 mil produtos cadastrados

VitalForce – A força que faltava na sua lavoura

  Pelo segundo ano a VitalForce se fez presente na Femagri. “Temos uma parceria com a Cooxupé, com a qual trabalhamos alguns produtos diretamente no...

Fenicafé é oficialmente aberta nesta segunda em Araguari

Personalidades políticas, lideranças e cafeicultores participaram da abertura oficial realizada no parque de exposições Ministro Rondon Pacheco

Biodigestor é o grande lançamento da FEMAGRI em Guaxupé

  Termina hoje (20), a 14ªÂ FEMAGRI " Feira de Máquinas Implementos e Insumos Agrícolas que acontece desde a última terça (17), em Guaxupé, no Sul de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!